CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
O que é o Matrimônio?

À espera do matrimônio eterno

Nesta última aula do nosso módulo sobre Matrimônio, Padre Paulo Ricardo passa em revista os principais pontos estudados até agora, centrando-se, de modo particular, na referência constitutiva à união eterna da alma com Deus que está simbolizada na transitoriedade do vínculo matrimonial.

Porque, quando passar a figura deste mundo e Deus for tudo em todos, já não haverá sacramentos nem os homens e as mulheres se darão em casamento: no céu, todos seremos uma só família, unida para sempre à Santíssima e adorável Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo.

11

Procuramos deixar claro ao longo deste módulo dedicado ao Matrimônio que existe um projeto originário de Deus para a família humana. Em suas catequeses sobre a Teologia do Corpo, o Papa S. João Paulo II nos ensina exatamente isso: o Senhor conferiu ao homem uma dignidade singular e, criando-o varão e mulher, o chamou a viver em família justamente essa altíssima dignidade.

O Papa destaca ainda, com grande penetração, que o ser humano é, de todas as criaturas inteligentes e capazes de amar, a única que possui corpo. Deus é puro espírito; os anjos também são imateriais; só o homem, por sua própria constituição, expressa a sua racionalidade, os seus afetos e o seu amor num corpo e por meio de um corpo. Essa dimensão constitutivamente corporal determina em grande medida a nossa forma de conhecer, querer e amar.

Adão e Eva, antes de serem seduzidos pela serpente, tinham recebido uma graça originária, em virtude da qual eram capazes de olhar um para o outro com um olhar puro e transparente. Os seus corpos eram como uma “janela” que remetia, de modo imediato, para as belezas da alma e, em último termo, para a sabedoria infinita que os plasmara com o barro da...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos