CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Credo Apostólico

A Imaculada Conceição

A Igreja Católica crê que Maria Santíssima foi preservada do pecado original e suas consequências, como aconteceu realmente não é possível precisar. Porém, Deus é oniponte e tudo pode fazer. Antes de Nossa Senhora, Adão e Eva tabém foram imaculados.

30

A Igreja Católica, portanto, crê que Maria Santíssima foi preservada do pecado original e suas consequências, como, de fato, aconteceu não é possível precisar. Contudo, é preciso recordar que Deus é onipotente e tudo pode fazer, inclusive preservar Maria da mancha do pecado primeiro. Aliás, Maria não foi a primeira. Da mesma forma, Adão e Eva foram também imaculados.

O dogma da Imaculada Conceição de Maria foi proclamado em 1854, pelo Bem-aventurado Pio IX, após uma consulta aos 603 Bispos do mundo todo. Desses, 546 responderam favoravelmente à proclamação do dogma. Assim, por meio da bula Ineffabilis Deus, de 08 de dezembro de 1854, o dogma foi instituído.

Inicialmente é preciso esclarecer o que quer dizer a palavra conceição. Trata-se de uma palavra de pouco uso no vocabulário português e quer dizer concepção. Assim, Imaculada Conceição de Maria quer dizer que Maria foi concebida sem o pecado original, porém, proveniente de uma relação sexual de seus pais, São Joaquim e Santa Ana. Como compreender tal afirmação se é sabido que toda a humanidade traz em si a mancha do pecado original? A bula Ineffabilis Deus, diz que:

"O Deus...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos