CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Terapia das Doenças Espirituais

A soberba

É a "rainha de todos os vícios" o tema desta aula de nosso curso de Terapia das Doenças Espirituais. Por ela caiu Lúcifer e caíram Adão e Eva. Nela ainda, correm o risco de cair até as pessoas que venceram os seus pecados mais grosseiros e começaram a ter uma vida espiritual.

Conheça o perigo da soberba, saiba quais são as espécies deste pecado e descubra quais as virtudes necessárias para combatê-lo.

12

Os Padres do Oriente incluem a soberba no rol dos pecados capitais, os quais acabam totalizando o número de oito [1]. Em sintonia com o Autor Sagrado, todavia, para quem "a soberba é o início de todo pecado" (Eclo 10, 15), São Gregório Magno situa a superbia acima dos outros sete pecados, chamando-a de "rainha dos vícios" [2].

Santo Tomás de Aquino, em concordância com esse raciocínio, explica [3] que é possível tomar essa palavra em três acepções:

Na primeira, como um "apetite desordenado da própria excelência" (inordinatum appetitum propriae excellentiae) – a qual se chama também de amor próprio ou filáucia;Na segunda, como um "certo desprezo atual de Deus" (quendam actualem contemptum Dei), quanto ao seu efeito, que é não submeter-se aos Seus mandamentos;Na terceira, como uma "certa inclinação a esse mesmo desprezo" (quendam inclinationem ad huiusmodi contemptum), que vem da corrupção da natureza humana, pelo pecado original.

Em todos esses sentidos, a soberba é considerada a raiz de todos os vícios.

Trata-se, também, por sua natureza espiritual, de um tipo particularmente grave de pecado. Para entendê-lo, é preciso conhecer a distinção que existe,...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos