CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Caminho de Perfeição

Combatendo as distrações na oração

Um dos grandes problemas com que se depara quem começa a ter vida de oração são as distrações. Quantas almas não começaram a rezar, mas incapazes de se concentrar, desanimaram e acabaram abandonando tudo?

E você, por acaso se encontra na mesma situação? Também se dispersa facilmente, não consegue manter minimamente a atenção enquanto reza?

Nesta aula de "Caminho de Perfeição", a partir das lições de Santa Teresa d'Ávila, Padre Paulo Ricardo levanta os distraídos, explicando as causas e oferecendo os remédios para esse problema.

12

Estabelecida já a meta da oração de recolhimento adquirido, cabe lidar, agora, com o problema das distrações, que são um obstáculo corrente para as almas de oração. Nesta aula, será abordado especificamente o tema das distrações involuntárias. As voluntárias são uma dispersão pecaminosa e demonstram, no fundo, uma falta de conversão. Para esse caso, recomenda-se assistir ao vídeo A purificação da imaginação, do programa Direção Espiritual.

A essência do problema

Diz Santa Teresa d'Ávila que:

"Embora não se perceba isso, pois não há tanta intensidade – havendo graus maiores e menores de recolhimento –, se nos acostumarmos (ainda que, no início, dê trabalho, porque o corpo reclama seus direitos, sem entender que corta a própria cabeça por não se entregar), se praticarmos alguns dias e nos fizermos essa violência, veremos com clareza o ganho e entenderemos, começando a rezar, que as abelhas vêm para a colméia e entram nela para fabricar o mel, sem que nada façamos.""O Senhor deseja, como recompensa pelo tempo em que a alma a isso se dedicou, que ela e a vontade alcanecem tal domínio que, diante do simples ato que indique que desejam recolher-se, os sentidos...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos