CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
A Igreja e o Mundo Moderno

De Magistris (III): a luz sobrenatural da graça

Na aula passada, descobrimos a importância da razão natural no exercício da contemplação e da busca pela verdade.

Agora, iremos meditar a respeito da segunda luz que ilumina a inteligência humana e a torna capaz de adentrar nos mistérios de Deus: a luz sobrenatural da graça.

51

Existe outra luz, além da luz natural da razão, que ilumina a inteligência humana e a torna capaz de enxergar mais profundamente a verdade do ser: a luz sobrenatural da graça.

Jesus tratou da necessidade dessa luz durante seu diálogo com os apóstolos, na última ceia:

Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai. [...] Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão (Jo 15, 15; 16, 13).

Ora, ninguém pode reclamar da pedagogia de Jesus. De fato, Ele ensinou tudo o que os apóstolos precisavam aprender, embora ainda houvesse outras realidades a serem reveladas, mas que só poderiam ser apreendidas após o derramamento do Espírito Santo. Com isso, Jesus estava indicando uma outra via de acesso à verdade, igualmente necessária para o homem. Trata-se da luz sobrenatural da graça.

Na história da Igreja, talvez Santo Agostinho seja um dos exemplos mais contundentes acerca dos...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos