CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Catequese para Adultos

O Deus que se revela

Nesta terceira aula do curso Catequese para Adultos, Padre Paulo Ricardo nos conduz, a partir da leitura da Epístola aos Hebreus, pelas razões que nos motivam a crer em Jesus Cristo.

Quem é Deus? O que Ele nos revelou? Por que deveríamos, afinal de contas, dar fé às palavras do Senhor? São essas algumas das perguntas tratadas nesta aula.

1117

Assim começa a Epístola aos Hebreus: “Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho, que constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas” (1, 1s). E em seguida acrescenta: “Esplendor da glória de Deus e imagem do seu ser, sustenta o universo com o poder da sua palavra. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, está sentado à direita da Majestade no mais alto dos céus, tão superior aos anjos quanto excede o deles o nome que herdou” (1, 3s).

Essas palavras, tão belas quanto inspiradas, põem de manifesto, em primeiro lugar, o fato da Revelação, ou seja, Deus, no curso da história humana, comunicou aos homens os arcanos de sua vontade e os seus desígnios de salvação: “Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas”.

Eis o caminho sobrenatural do conhecimento de Deus, acessível somente pela fé, ou seja, pelo obséquio da inteligência e da vontade ao Deus que se revela. Trata-se de um caminho diferente daquele mencionado no início da Epístola aos Romanos, em que o Apóstolo das gentes afirma de forma clara que “as perfeições invisíveis de...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos