CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Evangelhos Sinóticos

O Evangelho segundo São Marcos

O segundo evangelho canônico, de acordo com uma antiga e fiável tradição, foi escrito por S. Marcos, companheiro apostólico de Paulo e Barnabé e, mais tarde, intérprete de Pedro em suas pregações aos gentios de Roma. O relato de Marcos, transmissor fiel do testemunho do príncipe dos Apóstolos, é o objeto de estudo de mais esta aula do curso Os Evangelhos Sinóticos.

12

Breve exposição sobre o segundo evangelho

João Marcos. — No Novo Testamento, fala-se de certo discípulo dos Apóstolos que é chamado ora João (cf. At 13, 5.13), ora João Marcos (cf. At 12, 12.25; 15, 37ss), ora simplesmente Marcos (cf. At 15, 39; Col 4, 10; Fl 24; 2Tm 4, 11). Este duplo nome, João Marcos, para a maioria dos autores hoje em dia, designa uma só e a mesma pessoa, embora tenha havido, entre católicos e protestantes, quem pensasse tratar-se de dois Marcos distintos, um discípulo de Paulo, e outro discípulo de Pedro e autor do segundo evangelho.

Os fatos principais de que temos notícia a seu respeito são estes: Marcos era filho de uma Maria, em cuja casa se refugiou Pedro ao ser solto milagrosamente da prisão e onde muitos fiéis se reuniam para rezar (cf. At 12, 12). S. Paulo o chama primo do levita Barnabé (cf. Col 4, 10; At 4, 36), e é provável que ele mesmo fosse levita. — Companheiro de Paulo e Barnabé na pregação do Evangelho (cf. At 12, 25), abandonou-os mais tarde, talvez esgotado de trabalho, ou talvez por alguma outra razão. Mais tarde, contudo, volta a acompanhar Barnabé (cf. At 15, 37ss), e aparece como sócio e assistente...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos