CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Evangelhos Sinóticos

O sermão eclesiástico

Nesta aula do curso sobre os evangelhos sinóticos, você irá aprender quais são os dois caminhos que Jesus nos abre para, como membros da Igreja, chegarmos ao Reino dos Céus. Trata-se de um comentário do Pe. Paulo Ricardo ao quarto sermão do Evangelho segundo S. Mateus, chamado tradicionalmente de sermão eclesiástico.

11

O sermão eclesiástico. — O chamado sermão eclesiásito, o quarto dos cinco discursos em que o evangelista S. Mateus divide o ministério docente de Cristo, entre os relatos da infância e a narrativa da Paixão, possui uma arquitetura própria e peculiar. Embora tenha, como os outros sermões, unidade literária e expositiva, concentrando-se sobretudo nos cc. 18–19 (com uma série de monita aos discípulos, pouco antes de encerrar-se o ministério galilaico), estende-se de certo modo ao c. 20, além de supor as cenas imediatamente precedentes, no c. 17, para ser compreendido em toda a sua profundidade. Com efeito, no início de seu comentário a Mt 18, o Aquinate destaca esse nexo de dependência entre os cc. 17–20, ao dizer que “antes”, ou seja, no final do c. 17, “o Senhor mostrou a glória futura em sua Transfiguração; aqui”, ou seja, do c. 18 em diante, “fala do caminho para essa glória” (de profectione ad illam gloriam) [1].

Nesse sentido, poder-se-ia dividir o sermão eclesiástico em duas seções:

1) Na primeira (c. 18s), Jesus ensina de que modo poderão os discípulos, como membros da Igreja, chegar à glória celeste, e isso por uma de duas vias: a) ou pela via comum da...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos