CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
A Mensagem de Fátima

Por que Nossa Senhora escolheu Portugal?

Por que, entre tantos lugares em que poderia aparecer, a Virgem Santíssima escolheu justamente Portugal? O que essa nação tem de tão especial para receber uma visitante tão ilustre? E o nosso país, tem alguma coisa a ver com essa aparição de Nossa Senhora? Além do idioma, quais são os laços espirituais e culturais que nos unem aos portugueses?

Nesta aula de nosso curso "A Mensagem de Fátima", conheça a vocação divina de que nasceram o Reino de Portugal e a nação brasileira, "Terra de Santa Cruz".

28

Por que Portugal?

A um olhar desatento poderia parecer inútil esta pergunta, mas a verdade é que, assim como Deus dispõe em sua providência não só as coisas que acontecem, mas também as circunstâncias em que elas se dão, a escolha da Virgem Maria de aparecer em uma cidadezinha portuguesa não é por acaso.

Atestam-no pelo menos dois motivos.

Em primeiro lugar, as aparições de Nossa Senhora em Fátima foram precedidas pela visita de um anjo que se denominava "o Anjo de Portugal" [1].

Como se não bastasse, a segunda parte do segredo que a Virgem confiou aos pastorinhos dizia expressamente: "Em Portugal se conservará sempre o dogma da Fé" [2].

Esses fatos deixam entrever uma vocação especial por parte de Deus à nação portuguesa, vocação que está presente, na verdade, desde o início de sua fundação. É o que se pode verificar da leitura do seguinte episódio da vida de Dom Afonso Henriques († 1185), primeiro Rei de Portugal, em 25 de julho de 1139, quando estava prestes a travar uma difícil batalha contra o exército dos mouros (muçulmanos):

"Não eram de qualidade as coisas que trazia entre mãos o esforçado príncipe D. Afonso...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos