CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Introdução ao Método Teológico

Teologia da Libertação e o pobre como lugar teológico

É possível fazer teologia a partir da realidade do pobre, como querem algumas correntes teológicas da América Latina?

Nesta aula de "Introdução ao Método Teológico", Padre Paulo Ricardo explica os equívocos da Teologia da Libertação e ensina como a reta reflexão teológica deve partir primeiramente do auditus fidei, isto é, da Revelação divina, e não de realidades materiais.

A aula desta semana traz também algumas novidades. A partir de hoje, aqueles que nos acompanharem perceberão que, à medida que o Padre Paulo Ricardo expõe o conteúdo de suas mensagens, imagens ilustrativas aparecerão no fundo da tela. Este recurso é um método adotado pelo site a fim de facilitar e dinamizar o estudo de nossos alunos.

Isso só é possível graças à ajuda de nossos assinantes e contribuintes, que mês a mês colaboram generosamente conosco para que possamos difundir a doutrina católica, conforme o desejo do Santo Padre Bento XVI. No entanto, para que ampliemos ainda mais o alcance e a qualidade do nosso trabalho, precisamos do apoio de um número ainda maior de pessoas.

Por isso, pedimos a você, que conhece o site e gosta do trabalho do Padre Paulo Ricardo, que o divulgue a seus amigos e os convide a se unirem a nós neste trabalho de aprofundamento nos tesouros da sabedoria cristã. Somente através do estudo é que poderemos dar a razão de nossa esperança a todos aqueles que nos perguntarem (cf. 1Pd 3, 15).

43

62. Um novo lugar teológico. — Tratamos na aula passada dos dez lugares teológicos que Melchior Cano propôs como domicílios da grande habitação que é a teologia católica. O próprio Cano, entretanto, pressentira já no século XVI que haveria no futuro tanto quem desejasse fossem menos os lugares elencados quanto quem os julgasse muito poucos e quisesse acrescentar outros à dezena original [1]. Na América Latina, a Teologia da Libertação, de que falaremos na aula de hoje, apresenta uma nova espécie de lugar teológico a partir do qual pretende desenvolver a sua reflexão: o «pobre». Pode-se dizer que a premissa escriturística em que se apoiam os teólogos partidários dessa corrente é Mt 25, 31-46, em que Nosso Senhor evidencia, em termos fortes e adequados ao discurso escatológico relatado pelo Evangelista Mateus, o modo especial por que está presente nos pequeninos Seus irmãos. Ora, não poderia essa presença de Cristo nos carentes e desvalidos servir como orientação para «uma interpretação da fé cristã através do sofrimento, da luta e da esperança dos pobres»? [2] Da mesma forma, não poderia o pobre ser também ele elevado à categoria de lugar teológico sob cujo ponto de vista se...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos