A crise na Síria é uma das mais graves das últimas duas décadas, com milhões de pessoas desabrigadas e mais de 210 mil mortos.

"Eu não sabia o que era a guerra", revela à agência Zenit a irmã Maria de Guadalupe Rodrigo. "Não é possível imaginar o seu alcance até que a vivamos na pele. É o flagelo mais horroroso que pode sofrer um povo."

Vivendo desde 2011 na cidade de Alepo, a mais atingida pelo conflito, essa missionária argentina entrou para a vida religiosa com apenas 18 anos, em uma congregação relativamente nova, o "Instituto do Verbo Encarnado". Ao fazer sua profissão, essa servidora "do Senhor e da Virgem de Matará" (SSVM) — o ramo feminino da comunidade — abandonou o nome de batismo, Jimena, para chamar-se María de Guadalupe. A troca, no entanto, não lhe tirou o sobrenome Rodrigo, herdado de seu avô espanhol.

Tendo partido em missão com 23 anos de idade, Maria de Guadalupe já se instalou em muitos países do Oriente Médio e do norte da África, como Palestina, Egito, Jordânia e Tunísia. Ainda que as condições variem muito de um lugar para o outro, a religiosa garante que "o cristão sofre perseguição e discriminação em todos esses países".

Antes de que explodisse a chamada "Primavera Árabe" e começasse o conflito armado na Síria, porém, ela conta que "a tranquilidade e a paz que se vivia" ali "eram totalmente atípicas para o resto dos países" que ela havia conhecido:

"Se havia algo que não se esperava na Síria era que se conflagrasse uma guerra, tal era o ambiente de tranquilidade e convivência pacífica que se vivia entre cristãos e muçulmanos. Mas, uma vez que esses grupos extremistas irromperam no país, era de esperar-se a entrada do Estado Islâmico.

[...]

A morte violenta dos entes queridos; o risco cotidiano de morte; o exílio de perder casa, trabalho e futuro; o medo, a fome, o frio e a sede, e tudo somado a uma longa agonia de anos, fazem da guerra o flagelo mais horroroso que um povo possa sofrer."

A olhos humanos, está claro que não existe previsão de melhora. "Ainda que por vezes a Síria deixe de aparecer nas manchetes, a situação é essencialmente a mesma", relata a irmã. "Continuam os enfrentamentos, morrem cristãos todos os dias e o Estado Islâmico está muito longe de ser derrotado."

Aos cristãos desarmados e desamparados, o que resta é viver cada dia como se fosse o último.

E eles vivem! Intensamente.

Perguntada sobre como os sírios que crêem em Cristo vivem a sua fé, a religiosa louva neles "a sabedoria que têm para compreender e aceitar a dor":

"Não culpam a Deus, muito pelo contrário. Ao perder tudo, agarram-se ainda mais a Ele. Um senhor me dizia: 'Nós necessitávamos desta grande prova. Nosso cristianismo estava demasiado distraído com as coisas do mundo'. A fé faz com que eles descubram que Deus sabe tirar bens dos males. É isso o que leva uma jovem que por causa da guerra se aproximou de Deus e da vida paroquial a dizer: 'Vocês não vão acreditar, mas estes anos têm sido os mais felizes da minha vida!'.

[...]

Pode parecer um disparate... mas, compartilhando a vida com esse povo que está sofrendo atrozmente, o que mais me marcou foi a sua alegria. A gente vê eles sorrirem mais do que antes! E festejar porque chegou a eletricidade (durante uma ou duas horas diárias) ou porque conseguiram tomar banho (a água chega a cada oito dias), agradecendo cada pequeno dom de Deus.

Assim vivem eles, e isso contagia. O contato tão próximo com a morte faz com que a vida tome outro sentido, e que se viva plenamente. Não há tempo para perder, este pode ser meu último dia, como quero vivê-lo? Não é a alegria superficial e vã, mas aquela quase infinita de quem já tem os olhos postos no Céu."

A monja argentina já deu seu precioso testemunho em muitos lugares. Uma vez, na Espanha, em evento promovido pela instituição "Ajuda à Igreja que sofre", a sua fala foi gravada e tornada disponível na íntegra via Internet. Trata-se de uma oportunidade única de conhecer o dia a dia da Igreja dos mártires que sofre e derrama o seu sangue por Jesus ainda nos dias de hoje:

Nessa verdadeira via crucis que enfrentam, os cristãos de Alepo contam com a presença e a determinação dessa religiosa, que assegura a sua permanência no país, mesmo com toda a situação adversa por que passa:

"É justamente isso o que me anima a seguir! Pode haver melhor ocasião para viver em plenitude nossa vocação de serviço e de entrega?

[...]

Recordo que admirava as missionárias de nosso Instituto que se ofereciam para ir a lugares em guerra. 'Que coragem! — pensava — Eu não seria capaz...'. E acontece que me encontro vivendo em meio à guerra há quatro anos sem sequer haver cogitado de ir embora. Creio que é a graça de Deus, e que nos vem dada também como mérito por tantos que nos sustentam com suas orações."

Ainda em entrevista a Zenit, a irmã Maria de Guadalupe pede, para a resolução do conflito na Síria, a ação efetiva do Ocidente e, sobretudo, as orações da Igreja em todo o mundo. "As dimensões desta guerra fazem pensar que só um milagre poderia detê-la, mas se há algo que aprendemos vivendo na Síria é que os milagres são mais recorrentes do que se pensa", confirma a religiosa. "Não deixemos de rezar pela paz! Roguemos incansavelmente a Deus, nosso Senhor, o único que pode dobrar e converter os corações."

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos