Tornamos disponível a seguir o formulário para a celebração da Santa Missa em honra de São Pedro de Alcântara, cuja memória a Igreja celebra dia 19 de outubro. Para baixar o documento em formato .pdf, basta clicar aqui.

Juan de Garabito y Vilela de Sanabria nasceu em 1499. Depois de estudos feitos em Salamanca, entrou para a Ordem dos Frades Menores e, ordenado sacerdote, desempenhou diversos cargos na Ordem. Em 1544 obteve licença para consagrar-se a uma observância mais estrita da Regra. Começou então a acolher seguidores, aos quais iniciou numa vida de mais austera pobreza, jejum e penitência, e de oração mais prolongada. Impulsionado pelo zelo das almas, dedicou-se com grande fruto à pregação. E com seus conselhos ajudou Santa Teresa de Ávila em sua atividade reformadora entre as Carmelitas. Deixou também obras escritas, em que narra a própria experiência ascética, baseada sobretudo na devoção para com a Paixão de Cristo. Morreu no dia 18 de outubro de 1562.

Para conhecer melhor a vida deste santo, que é também padroeiro de nossa nação, não deixe de assistir às duas últimas homilias que Padre Paulo Ricardo gravou sobre ele, em 2016 e em 2017:

São Pedro de Alcântara,
rogai por nós!

O que achou desse conteúdo?

1
0
Mais recentes
Mais antigos