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Se não incomoda, não é Palavra de Deus
Conversão

Se não incomoda, não é Palavra de Deus

Se não incomoda, não é Palavra de Deus

“Ninguém espere ser consolado por Deus, se primeiro não for magoado. Se quiseres ser consolado, dores e temores hás de ter, alvoroçado hás de estar, sob pena de não ser Palavra de Deus a que ouviste.”

São João de Ávila10 de Maio de 2018
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Que pensar desta palavra: Quem não tem o Espírito de Cristo não é de Cristo?

Alguns haverá que, ao ouvi-la, bendirão a Deus, pois por Sua misericórdia estão confiantes de ter o Espírito de Cristo. Outros haverá que, ao ouvi-la, se assustarão, em especial alguns que ao ouvirem falar de Espírito parecem ouvir chamar o diabo, como os gentios, que não podiam ouvir que havia um Deus. Confessam os judeus um só Deus; mas quando ouvem dizer que esse Deus tem Filho, que é igual ao Pai, logo são tomados pelo demônio; disseram: Este homem blasfemou, pois se fez Filho de Deus (cf. Mt 26, 65).

Confessam os cristãos um Deus, que tem um Filho igual ao Pai; mas alguns, ao ouvirem o nome de Espírito, assustam-se. Como havemos de falar, senão como falam Deus e a Escritura? Uma gente tão inimiga do Espírito, que não quer nem ouvir seu nome. De onde vem isso? De estar corrompido o coração.

Que fazeis quando ouvis uma palavra que vos fere, e vos dizem: “Deus o disse”? Que disse Acab? “Esse Miqueias nunca me profetiza algo de meu agrado” (cf. 1Rs 22, 8). Sou pregoeiro, que culpa tenho? Deus me envia a vós para o que diga.

A palavra dita no púlpito que não revolve para valer o humor não se diz como palavra de Deus, nem se recebe como palavra de Deus. Domine, Deus meus es tu, exaltabo te et confiteor nomini tuo; quoniam fecisti mirabilia, cogitationes antiquas fideles. Amen. Senhor, és meu Deus, eu Te exaltarei. Exaltar a palavra de Deus é exaltar ao mesmo Deus. Exaltarei teu nome, porque fizeste coisas maravilhosas e puseste em prática os pensamentos antigos, e cumpriste o que eternamente pensaste.

— Dizei, pois, o que é: Quia posuisti civitatem in tumultum, urbem fortem in ruinam, domum alienorum, ut non sit civitas, et in sempiternum non aedificabitur: super hoc laudabit te populus fortis; civitas gentium robustorum tenebit te (cf. Is 25, 1-3): Eu te exaltarei, meu Deus, puseste em alvoroço a cidade, arruinaste com males aquela cidade que vivia no coração, que estava em paz; eu te exalto porque o coração que estava descansado e satisfeito em seus pecados, Tu o revolveste”. Não há ruibarbo ou canafístula que tanto revolva o estômago como a palavra de Deus. Ninguém espere ser consolado por Deus, se primeiro não for magoado. Se quiseres ser consolado, dores e temores hás de ter, alvoroçado hás de estar, sob pena de não ser Palavra de Deus a que ouviste.

Ai de mim, que me dizem que nem o fornicador, nem o avarento, nem o maledicente entrarão no céu! (cf. Ef 5, 5). — Ora, diz o outro, não será assim como dizem, pois Deus é misericordioso. — Andais buscando pretextos com que, embora não mateis a palavra de Deus, pelo menos a feris e debilitais, como os outros lavradores da vinha, que aos criados do Senhor, a uns mataram e a outros feriram. Mata a Palavra do Senhor quem diz: “Sai para lá, que nada tenho com isso”; debilita-a quem diz: “Na velhice serei bom”. Buscais pretextos para não sairdes desconsolados do sermão. Pois saem desconsolados do sermão, e pouco depois tornam a se consolar e a esquecer o que ouviram.

“Retrato de São João d’Ávila”, atribuído a El Greco.

Hoc est iudicium, diz a glosa: Esta é a causa de sua condenação. Quia luz venit in mundum et dilexerunt homines magis tenebras quam lucem (Jo 3, 19). Por que fazem isso? Veio a luz ao mundo. Bendito seja Deus por isso! Quem é a luz? Jesus Cristo; a palavra de Deus é a luz com que deveis examinar se vossa alma está bem ou mal; e amaram os homens mais as trevas que a luz. Deus vos guarde do homem que, por ser ruim para ele estar adormecido, o chamais enquanto dorme e pondes uma vela diante dos seus olhos, e ele a apaga para continuar dormindo à vontade.

Por que te incomoda a palavra de Deus?Porque atrapalha o sono que queres dormir. Dizem-te: Se não perdoares aos teus próximos seus pecados, Deus não te perdoará os teus (cf. Mt 18, 35; 6, 12). Que há de sentir o que guarda rancor? Dizem-vos: Se não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino de Deus (Mt 18, 3). Que há de sentir o presunçoso? Que sentirá o que possui o alheio, quando ouvir dizer: “Se alguém possui o alheio, o diabo o possui, a ele”? Que fazer? Apagar a luz para dormir à vontade! Lembra-te de que o sono te mata; cuidado, que assim irás para o inferno. É difícil para ti deixar o pecado e, para não dizeres: “Não é verdade a Palavra de Deus”, queres cancelá-la e esquecer-te dela? Amaram os homens mais as trevas (que são os pecados) que a luz.

Que fazer? — Quando a palavra de Deus vos desconsola, não a esqueçais. Conservai o emplastro sobre a chaga, não o retireis, e sarareis. Diz-vos Deus uma palavra que vos perturba, ponde-a sobre a chaga. — Ah, como fiquei triste! — Entristeça, faça-vos chorar, opere. — Ah, como me faz sofrer! — Irmão, com isso sarareis e vereis de que grande consolo vos será depois. Quando vos faz sofrer ouvir que quem não tem o Espírito de Cristo não é de Cristo, refleti bem sobre isso, com vagar. O que sentis? Ah, como estais desolados!

Quem não vive por um espírito alheio, não é de Cristo. Não hás de viver, irmão, por teu entendimento, nem por tua vontade, nem por teu juízo; hás de viver pelo Espírito de Cristo. Hás de ter o Espírito de Cristo. — Que quer dizer Espírito de Cristo? — Coração de Cristo. Quem não tiver coração de Cristo não é de Cristo.

— “Esposa”, diz Jesus Cristo, “pone me ut signaculum super cor tuum, ut signaculum super brachium tuum: quia fortis est dilectio sicut mors” — “grava-me como selo sobre teu coração, como selo sobre o teu braço, pois o amor é forte como a morte” (cf. Ct 8, 6). Ó Igreja, ó cristãos, deveis ser marcados com meu ferro; deveis ser selados com meu selo! Eu mesmo devo ser o selo; abrandai vossos corações como cera, e deixai nele minha marca, e ponde a Mim como sinal sobre vosso braço.

— Que quereis dizer? — Isso quer dizer que os predestinados hão de ser semelhantes a Jesus Cristo, como diz São Paulo (cf. Rm 8, 29; Ef 5, 1). — Devem ser semelhantes em quê? — “Ambulate in dilectione, sicut et Christus dilexit nos” — “Andai no amor, como Cristo nos amou” (Ef 5, 2). — Dai-me, Senhor, o Vosso Coração, e então amarei o que Vós amais, detestarei o que Vós detestais.

Referências

  • Extraído e levemente adaptado de “Quem não tem o Espírito de Cristo não é de Cristo” (Domingo da infra-oitava da Ascensão, 29 de maio de 1552), em: Sermões do Espírito Santo, São Paulo: Molokai, 2018, pp. 49-53.

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A amiga da Irmã Lúcia que “estará no Purgatório até o fim do mundo”
Doutrina

A amiga da Irmã Lúcia que “estará
no Purgatório até o fim do mundo”

A amiga da Irmã Lúcia que “estará no Purgatório até o fim do mundo”

Mais uma revelação de Nossa Senhora de Fátima muito útil para nos mover a trabalhar com mais afinco por Deus.

Equipe Christo Nihil Praeponere15 de Junho de 2018
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Das Memórias da Irmã Lúcia:

— E eu também vou para o Céu?
— Sim, vais.
— E a Jacinta? 
— Também. 
— E o Francisco? 
— Também, mas tem que rezar muitos terços.

Lembrei-me então de perguntar por duas raparigas que tinham morrido há pouco. Eram minhas amigas e estavam em minha casa a aprender a tecedeiras com minha irmã mais velha. 
— A Maria das Neves já está no Céu? 
— Sim, está.
Parece-me que devia ter uns 16 anos. 
— E a Amélia? 
Estará no purgatório até ao fim do mundo. [1]

Talvez a revelação da Virgem Santíssima à Irmã Lúcia assuste-nos um pouco. É de fato impressionante a ideia de uma alma sofrendo no Purgatório até a consumação dos tempos. Movidos pela curiosidade, podemos chegar a nos perguntar o que teria feito Amélia para merecer uma punição assim tão severa da justiça divina.

O que mais nos aproveita, porém, é pensar que todos nós podemos muito bem ter a mesma sorte dessa amiga da Irmã Lúcia, caso levemos uma vida medíocre, “mais ou menos”, sem peso; caso não queiramos pagar, nesta existência, o alto preço do amor. O Purgatório é, afinal, o lugar para onde vão as almas que, embora se tenham salvo, não quiseram se entregar totalmente a Deus; embora se tenham salvo, ainda estavam muito apegadas às coisas deste mundo.

A pena de Amélia leva-nos a lembrar, também, daquela visão de Santa Francisca Romana, segundo a qual “por cada pecado mortal perdoado”, restaria “à alma culpada passar por um sofrimento de sete anos” no Purgatório. A amiga da Irmã Lúcia talvez tenha sido uma dessas almas que acumularam em vida inúmeros pecados mortais, dos quais se arrependeram, sem que tenham tido tempo, no entanto, para repará-los nesta vida.

Com revelações como essa, Deus quer fazer um apelo à nossa indiferença, dar um grito para romper a nossa surdez. Não se entra no Céu senão por meio de muitos sofrimentos (cf. At 14, 22). Se não quisermos sofrer aqui, teremos de sofrer no outro mundo. E daí não saíremos enquanto não houvermos pago “até o último centavo” (Mt 5, 26).

Cumpre dizer, de outro lado, para não retratar o Purgatório com cores demasiado duras, que evidentemente é bem mais consoladora a sorte de Amélia que a das inúmeras almas que os pastorinhos de Fátima viram precipitando-se no Inferno. É evidente que os dois estados não podem ser equiparados, por mais doloroso e duradouro que seja o Purgatório.

O problema de muitos de nós é o quão longe estamos da meta, o quão mesquinha é muitas vezes a lógica com que vivemos a nossa fé. Quantas vezes não pensamos, por exemplo, ou até dizemos: “Se eu chegar ao Purgatório, já me darei por satisfeito”, ou: “Se for ao Purgatório, já estarei no lucro”?

Não que isso não seja verdade, mas é uma verdade contada pela metade. É como a história do jovem rico (cf. Mc 10, 17-27), que poderia ser um grande discípulo de Cristo, e não foi.

Poderíamos até nos perguntar se essa personagem anônima dos Evangelhos, da qual não mais tivemos notícia, realmente se salvou. Talvez até tenha tido a “sorte” de passar o Purgatório com Amélia até o fim do mundo. Talvez já esteja no Céu agora, tendo passado por um brevíssimo Purgatório. A verdade é que, do jeito como ele deixou a famosa cena do Evangelho, seu lugar ainda não era o Céu. Porque o Céu não é simplesmente o lugar de quem não tem pecados (como o jovem rico parecia não ter); o Céu é o lugar dos que amam, dos que querem se unir a Deus mais do que qualquer coisa nesta vida.

Mas e nós, queremos isso? Queremos amar a Deus de todo o coração, ou nos contentaremos com garantir nossa salvação? Queremos viver plenamente o chamado de Deus para nós ou nos bastará “garantir uma vaga” no Purgatório?

Ninguém pense que se trata de desejos vãos. O quanto quisermos indicará a medida com que trabalharemos. Quem pensa em atingir o Purgatório, se esforçará o necessário para chegar aí. Se trabalharmos para o Céu, no entanto, tudo mudará. Inclusive nossa sorte na outra vida.

Que o exemplo dessa amiga da Irmã Lúcia nos ajude a imitar os pastorinhos de Fátima, que viveram sua vocação com heroísmo e, como recompensa, foram acolhidos sem demora no Reino dos Céus. Quanto à alma de Amélia, só o que lhe resta é contar com as nossas orações… “até ao fim do mundo”.

Referências

  1. Aparição de 13 de maio de 1917. Em: Memórias da Irmã Lúcia. 13.ª ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2007, p. 173.

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Obrigado, Padre Paulo Ricardo!
Padre Paulo Ricardo

Obrigado, Padre Paulo Ricardo!

Obrigado, Padre Paulo Ricardo!

Obrigado, Padre Paulo Ricardo, por se esvaziar de si mesmo e ser para nós, neste mundo, “um testemunho do Deus invisível”.

Equipe Christo Nihil Praeponere14 de Junho de 2018
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Reverendíssimo Padre Paulo Ricardo,

Em 1959, por ocasião do primeiro centenário da morte de São João Maria Vianney, o Papa São João XXIII escrevia que, “hoje, os cristãos fervorosos esperam muito do padre. Querem ver nele, neste mundo onde triunfa com frequência o poderio do dinheiro, a sedução dos sentidos, o prestígio da técnica, um testemunho do Deus invisível, um homem de fé, esquecido de si mesmo e cheio de caridade” [1].

Essa descrição de sacerdócio — que, digamo-lo mais claramente, não é apenas a expectativa dos cristãos de hoje, mas o desejo constante de Deus para os padres — vem bem a calhar neste dia 14 de junho de 2018, em que o senhor completa 26 anos de ministério sacerdotal.

Não porque o senhor seja santo, nem porque queiramos adulá-lo — o senhor nunca permitiu que o tratássemos dessa forma —, mas porque é justamente essa visão de sacerdócio que o senhor promove com suas pregações e, dia após dia, também com seu exemplo.

Nenhum de nós que convivemos com o senhor pode negar, por exemplo, que o senhor é “um homem de fé”. Sem se apegar a opiniões próprias, o que o senhor quer nos dar é “A Resposta Católica”. Sem querer ser “original”, a fé que o senhor (tanto!) nos ensina a pedir é “em tudo o que crê e ensina a Santa Igreja Católica”. Nada mais, nada menos.

Por isso, só por isso já receba, Padre Paulo Ricardo, a nossa mais profunda gratidão, pois sabe Deus o que seria de nós, por que vales tenebrosos estaríamos errando, a que ideias mirabolantes estaríamos servindo, não fosse o senhor a emprestar humildemente a sua voz à de Nosso Senhor e conduzir-nos ao aprisco da Santa Igreja Católica.

Obrigado, Padre, porque a doutrina que o senhor nos ensina não é sua, mas de Jesus Cristo.

Nenhum de nós pode negar também que, como um verdadeiro pai, o senhor vive “esquecido de si mesmo” — e ainda nos ensina a fazer o mesmo, para que a nossa vida realmente ganhe sentido!

Com uma história que o senhor vive repetindo (e que não nos cansamos de escutar), nós aprendemos, por exemplo, que “nós não temos vida” para nós mesmos, que “a nossa vida é para os outros”! E isso, justamente por ser algo que nos perturba e inquieta, é também algo que nos encoraja, que nos faz querer ser grandes, que nos motiva na busca da santidade!

Por isso, obrigado, Padre, obrigado por nos apresentar a medida do amor, que é amar sem medidas. Obrigado por nos ensinar que há vida para além do “salário mínimo” de nossas obrigações; por nos ensinar que a santidade não consiste em não pecar, mas em amar a Deus de todo o coração, com toda a nossa alma e todo o nosso entendimento!

Ninguém pode negar, enfim, Padre, que o senhor é um homem “cheio de caridade”. É o que vemos em suas meditações, tantas vezes embargadas de emoção, ao falar de Nosso Senhor. É o que vemos em suas exortações insistentes para que tenhamos vida de oração e amemos nosso Salvador, escondido no íntimo de nosso coração.

Por isso, obrigado, Padre, obrigado por nos recordar constantemente a importância da oração!

Quantos vivem no mundo, angustiados por não saber o que lhes falta! Aparentemente têm tudo: um lugar para morar, uma companhia com que passar o resto de seus dias, um automóvel para ir aonde quiserem, uma conta gorda no banco… Mas vivem infelizes, e sequer sabem onde procurar! “Ó Israel, felizes somos nós, porque nos é dado conhecer o que agrada a Deus” (Br 4, 4). Felizes somos nós porque sabemos a razão dessa inquietude em nosso ser: e sabemos onde saná-la. E tantos de nós só aprendemos isso porque o ouvimos do senhor!

Por isso, Padre Paulo Ricardo, muito obrigado! Obrigado por se esvaziar de si mesmo e ser para nós “um testemunho do Deus invisível”. Que Deus o continue guardando no Coração Eucarístico de Jesus, para que o senhor não deixe nunca de nos apontar, com suas palavras e com seu exemplo, o caminho do Céu!

Referências

  1. Papa S. João XXIII, Carta Encíclica Sacerdotii Nostri Primordia (1.º de agosto de 1959), n. 61.

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Formulário para a Missa do Coração Eucarístico de Jesus
Liturgia

Formulário para a Missa
do Coração Eucarístico de Jesus

Formulário para a Missa do Coração Eucarístico de Jesus

Embora não conste em nosso Missal, existe um formulário para os sacerdotes que desejam celebrar, nesta quinta-feira, a festa em honra ao Coração Eucarístico de Nosso Senhor.

Equipe Christo Nihil Praeponere13 de Junho de 2018
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Existe um formulário para os sacerdotes que desejam celebrar, amanhã, a festa do Coração Eucarístico de Jesus. Para acessá-lo, basta clicar aqui.

Substancialmente, o culto prestado pela Igreja ao Coração Eucarístico de Jesus é o mesmo que ela tributa ao seu Sacratíssimo Coração. Todos os fiéis — e, de um modo particular, os sacerdotes — são convidados a venerar com respeito, amor e gratidão, o símbolo do amor supremo pelo qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da Eucaristia, para permanecer conosco permanentemente. Com todo o direito se venera, com culto especial, esse adorável desígnio do Coração de Jesus Cristo, demonstração suprema de seu amor.

Por isso, o Papa Leão XIII erigiu na igreja de São Joaquim, em Roma, confiada à Congregação do Santíssimo Redentor, uma arquiconfraria sob o título de Coração Eucarístico de Jesus. E é também no Missal próprio dos redentoristas que consta, ainda hoje, o formulário para esta festa, instituída pelo Papa Bento XV, em 1921.

O formulário que tornamos disponível acima pode ser usado tranquilamente pelos padres que celebram na Forma Ordinária do Rito Romano. Aos que rezam a Missa na Forma Extraordinária, basta acessar o formulário da Missa aqui.

O mais importante, de qualquer modo, é que todos possamos meditar, com a vida, a grandeza do mistério que a liturgia nos coloca diante dos olhos. Para tanto, não deixem de assistir ao episódio abaixo, de nosso programa "Ao vivo com Padre Paulo Ricardo", sobre o Coração Eucarístico de Nosso Senhor:

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Por que Santo Antônio está abraçando o Menino Jesus?
Santos & Mártires

Por que Santo Antônio
está abraçando o Menino Jesus?

Por que Santo Antônio está abraçando o Menino Jesus?

Estando em pregação numa certa cidade, Santo Antônio encontrou pousada na casa de um generoso fidalgo. Ali, recolhido a sós em seu aposento, o santo de Lisboa teve uma surpresa…

13 de Junho de 2018
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Santo Antônio entrou certa vez numa cidade para lá pregar, e o senhor fidalgo que ali o acolheu reservou-lhe um aposento bem retirado, a fim de não o perturbarem no estudo e na oração.

Estava o santo recolhido e a sós em seu quarto quando o senhor fidalgo, andando pela casa a tratar de seus assuntos, achou-se por acaso diante do aposento de Antônio e, levado por devota curiosidade, espreitou pela porta, às escondidas, através de uma fresta que dava para o lugar em que o santo descansava. E o que haviam de ver os seus olhos! Um Menino muito belo e alegre nos braços de Santo Antônio, e este a contemplar-lhe o rosto, a apertá-lo ao peito e a cobri-lo de beijos.

O fidalgo, maravilhado com a beleza do Menino, ficou espantado, sem saber como explicar donde teria vindo aquela Criança tão bela e graciosa.

O Menino, que não era senão Nosso Senhor Jesus Cristo, revelou a Santo Antônio que o seu hospedeiro o estava espiando pela porta.

Por causa disso, Santo Antônio, após terminar uma longa oração, chamou o senhor fidalgo e humildemente lhe pediu que, enquanto ele estivesse vivo, a ninguém revelasse a visão que tivera.

Foi só depois da morte do santo que o senhor fidalgo, com lágrimas santas, contou o milagre que os seus olhos indiscretos tinham contemplado. Em louvor de Cristo. Amém.

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