Seguindo uma antiga tradição, a Igreja dedica os sete domingos anteriores à festa de São José, celebrada no dia 19 de março, para recordar as principais dores e gozos da sua vida. Esta devoção, no entanto, pode ser praticada em qualquer época do ano.

Como incentivo a esta prática de piedade, reproduzimos aqui o pensamento que Santa Teresa d’Ávila, grande doutora da Igreja, expressou certa vez em relação a São José:

Não me lembro de até hoje lhe ter pedido alguma coisa que não ma tenha concedido, nem posso pensar sem admiração nas graças que Deus me tem concedido por sua intercessão e nos perigos de que me tem livrado, tanto para a alma como para o corpo. Parece-me que Deus concede aos outros santos a graça de nos auxiliar nesta ou naquela necessidade, mas sei por experiência que São José nos socorre em todas, como se Nosso Senhor quisesse fazer-nos compreender que, assim como Ele lhe era submisso na terra, porque estava no lugar de pai e como tal era chamado, também no céu não pode recusar-lhe nada.
“O Sonho de São José”, de Anton Raphael Mengs.

Primeiro Domingo

Medite-se sobre Mt 1, 18-25 e faça-se, depois, a seguinte oração.

Ó esposo puríssimo de Maria Santíssima, glorioso São José, assim como foi grande a amargura do vosso coração na perplexidade de abandonardes a vossa castíssima esposa, assim foi indizível a vossa alegria quando pelo anjo vos foi revelado o soberano mistério da Encarnação.

Por esta dor e por este gozo, vos pedimos a graça de consolardes, agora e nas extremas dores, nossa alma, com a alegria de uma vida justa e de uma santa morte semelhante à vossa, assistidos por Jesus e por Maria.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória.

V. São José,
R. Rogai por nós!

“Adoração dos Pastores”, de Carlo Dolci.

Segundo Domingo

Medite-se sobre Lc 2, 1-20 e faça-se, depois, a seguinte oração.

Ó felicíssimo patriarca, glorioso São José, que fostes escolhido como pai adotivo do Verbo humanado, a dor que sentistes ao ver nascer em tanta pobreza o Deus Menino se vos mudou em júbilo celeste ao ouvirdes a angélica harmonia e ao contemplardes a glória daquela noite brilhantíssima.

Por esta dor e por este gozo, vos suplicamos a graça de nos alcançardes que, depois da jornada desta vida, passemos a ouvir os angélicos louvores e a gozar dos esplendores da glória celeste.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória.

V. São José,
R. Rogai por nós!

“A Apresentação de Jesus no Templo”, de Francisco Rizi.

Terceiro Domingo

Medite-se sobre Lc 2, 21 e Mt 1, 25, e faça-se, depois, a seguinte oração.

Ó obedientíssimo das divinas leis, glorioso São José, o sangue preciosíssimo que na circuncisão derramou o Redentor Menino vos trespassou o coração, mas o nome de Jesus vo-lo reanimou, enchendo-o de contentamento.

Por esta dor e por este gozo, alcançai-nos viver sem pecado, a fim de expiar cheios de júbilo, com o nome de Jesus no coração e nos lábios.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória.

V. São José,

R. Rogai por nós!

São José com o Menino. Pintor anônimo.

Quarto Domingo

Medite-se sobre Lc 2, 22-35 e faça-se, depois, a seguinte oração.

Ó fidelíssimo santo, glorioso São José, que também tivestes parte nos mistérios de nossa Redenção, se a profecia de Simeão a respeito do que Jesus e Maria teriam de padecer vos causou mortal angústia, também vos encheu de sumo gozo pela salvação e gloriosa ressurreição que, como igualmente predisse, teria de resultar para inumeráveis almas.

Por esta dor e por este gozo, obtende-nos que sejamos do número daqueles que, pelos méritos de Jesus e pela intercessão da santíssima Virgem, sua mãe, hão de ressuscitar gloriosamente.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória.

V. São José,
R. Rogai por nós!

“A Fuga para o Egito”, de Jerónimo Ezquerra.

Quinto Domingo

Medite-se sobre Mt 2, 13-14 e Is 19, 1, e faça-se, depois, a seguinte oração.

Ó vigilantíssimo custódio, íntimo familiar do Filho de Deus Encarnado, glorioso São José, quanto sofrestes para alimentar e servir o Filho do Altíssimo, particularmente na fuga com Ele para o Egito. Mas qual não foi também vosso gozo por terdes sempre convosco o mesmo Deus e por verdes cair por terra todos os ídolos egípcios.

Por esta dor e por este gozo, alcançai-nos que, afastando para longe de nós o infernal tirano, especialmente com a fuga das ocasiões perigosas, sejam derrubados dos nossos corações todos os ídolos dos afetos terrenos, e que, inteiramente dedicados ao serviço de Jesus e de Maria, para eles somente vivamos e na alegria do seu amor expiremos.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória.

V. São José,
R. Rogai por nós!

Descanso durante a fuga para o Egito, de Murillo.

Sexto Domingo

Medite-se sobre Mt 2, 19-23 e Lc 2, 40, e faça-se, depois, a seguinte oração.

Ó anjo na terra, glorioso São José, que cheio de pasmo vistes o Rei do Céu submisso aos vossos mandatos, se a vossa consolação, ao reconduzi-lO do Egito, foi turbada pelo temor de Arquelau, filho de Herodes, contudo, sossegado pelo anjo, permanecestes alegre em Nazaré com Jesus e Maria.

Por esta dor e por este gozo, alcançai-nos a graça de desterrar do nosso coração todo temor nocivo, de gozar a paz de consciência, de viver seguros com JEsus e Maria, e também de morrer assistidos por eles.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória.

V. São José,
R. Rogai por nós!

“O Menino Jesus à Porta do Templo”, de Claudio Coello.

Sétimo Domingo

Medite-se sobre Lc 2, 41-50 e faça-se, depois, a seguinte oração.

Ó exemplar de toda a santidade, glorioso São José, perdestes sem culpa o Menino Jesus, e para maior angústia houvestes de buscá-lO por três dias, até que, com sumo júbilo, gozastes do que era vosso vida, achando-O no templo entre os doutores.

Por esta dor e por este gozo, vos suplicamos com palavras saídas do coração, que intercedais a nosso favor para que nunca nos aconteça perder a Jesus por algum pecado grave. Mas, se por desgraça O perdermos, fazei com que O procuremos com tal dor que não tenhamos sossego até encontrá-lO, benigno, especialmente na hora da nossa morte, para podermos glorificá-lO no Céu e lá cantarmos eternamente suas divinas misericórdias.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória.

V. São José,
R. Rogai por nós!

Oração a São José

Ó Deus, que com inefável providência Vos dignastes eleger São José esposo de vossa santíssima Mãe, fazei que mereçamos ter no Céu a intercessão daquele que veneramos na terra. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.

Referências

  • Transcrito e levemente adaptado do livro “Seleta de Orações”, São Paulo: Cultor de Livros, 2011.

O que achou desse conteúdo?

1
0
Mais recentes
Mais antigos