CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
00

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
(Jo
6, 16-21)

Ao cair da tarde, os discípulos desceram ao mar. Entraram na barca e foram em direção a Cafarnaum, do outro lado do mar. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha vindo ao encontro deles.

Soprava um vento forte e o mar estava agitado. Os discípulos tinham remado mais ou menos cinco quilômetros, quando enxergaram Jesus, andando sobre as águas e aproximando-se da barca. E ficaram com medo.

Mas Jesus disse: "Sou eu. Não tenhais medo". Quiseram, então, recolher Jesus na barca, mas imediatamente a barca chegou à margem para onde estavam indo.

Após multiplicar os pães pela primeira vez, Jesus atravessa o Mar da Galiléia de maneira mais do que inusitada (cf. Mt 14, 24-27; Mc 6, 47-50). Estando já em alto mar, os discípulos divisaram ao longe o que parecia ser um "fantasma", mas era, na verdade, o próprio Senhor a caminhar sobre as águas. Tomados de pavor, os Apóstolos reconhecem a Cristo e são por Ele confortados: "Sou eu", diz. "Não tenhais medo". Trata-se aqui de um verdadeiro acontecimento, de mais uma manifestação histórica e concreta do poder de Deus através da qual Ele, senhor do tempo e da história, quer transmitir-nos um ensinamento. Deste ponto de vista, a aparição de Cristo sobre as águas agitadas do Mar da Galiléia pode remitir-nos àquelas duas atitudes, ilustradas na reação das turbas antes e depois do sermão eucarístico (cf. Jo 6, 22-72), que às vezes tomamos diante dEle. Com efeito, se O buscamos por interesses meramente temporais, como "mercenários" esfomeados à procura de pão, Ele se afasta de nós; abandonados, assim, à nossa falta de fé, não temos as disposições para aceitar integralmente a sua Palavra, às vezes tão dura de ouvir (cf. Jo 6, 60), e acabamos por abandoná-lO. Mas se, vencendo a nossa desconfiança e temor mundano, deixamos que Ele venha a nós e nos mostre o seu rosto amigo — como não reconhecê-lO! —, experimentaremos a paz dos que, fiéis até aos seus mais exigentes ensinamentos, se dispõem a viver o Evangelho em toda a sua santa radicalidade. Por isso, peçamos hoje a Nosso Senhor que nos encha de espírito de fé e confiança, a fim de podermos reconhecê-lO sempre presente e reconfortante em meios às agitações de um mundo que, infelizmente, já não crê mais.

Material para Download

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos