CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

Festa de Santa Rosa de Lima

Festejamos hoje a festa de Santa Rosa de Lima, padroeira do Peru e da América Latina. Isabel Flores y Oliva; assim era o seu nome de Batismo;, que se distinguiu por seu entranhável amor a Deus e por sua vida profundamente mística, foi a primeira americana nativa a ser elevada às honras dos altares.

Texto do episódio
00

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt
13, 44-46)

Naquele tempo disse Jesus à multidão: "O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola".

Festejamos hoje a festa de Santa Rosa de Lima, padroeira do Peru e da América Latina. Isabel Flores y Oliva — assim era o seu nome de Batismo —, que se distinguiu por seu entranhável amor a Deus e por sua vida profundamente mística, foi a primeira americana nativa a ser elevada às honras dos altares. Morta em odor de santidade em 1617, Rosa de Lima foi canonizada no ano de 1671, um pouco a "contragosto" do então Pontífice, Clemente X, que só consentiu em inscrevê-la no número dos santos após presenciar uma milagrosa chuva de pétalas de rosas. Isabel foi agraciada por Deus com uma beleza tão fora do comum que uma das servas de sua criadagem passou a chamar-lhe Rosa, nome ao qual ela mesma acrescentou, devido à sua grande devoção à Virgem SS., o de Santa Maria. Embora requestada por muitos jovens, Santa Rosa sentiu-se chamada desde cedo à vida religiosa, pois só tinha olhos para o único e verdadeiro Esposo de nossas almas, Jesus Cristo, que costumava aparecer-lhe sob a forma de Menino. Deixou de lado os galanteadores de Lima e consagrou-se ao Senhor como terciária da Ordem do Pregadores, guardando para Jesus, com amor puro e casto, a beleza que dEle mesmo recebera. Depois de uma curta mas intensa vida de penitência, oração e caridade para com os necessitados, Santa Rosa partiu deste mundo com apenas 31 anos, no dia 24 de agosto, festa do Apóstolo São Bartolomeu. Recorramos, pois, à sua doce intercessão e, a exemplo seu, preparemos nosso coração para as núpcias definitivas com o Senhor, que derramou o próprio sangue para conquistar o nosso pobre, mas tão desejado amor. — Santa Rosa de Lima, rogai por nós!

Material para Download

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos