CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
A Igreja e o Mundo Moderno

A educação cristã

A missão de educar os povos está intimamente ligada à natureza da Igreja como Jesus a desejou. Nas páginas dos Evangelhos, por exemplo, vemos Nosso Senhor dizer aos apóstolos para que ensinem a todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Por alguma razão misteriosa, no entanto, a Igreja tem renunciado a essa vocação ano após ano. Quando e como isso começou?

02

Cluny e a educação cristã. A missão de educar os povos está intimamente ligada à natureza da Igreja como Jesus a desejou. Nas páginas dos Evangelhos, por exemplo, vemos Nosso Senhor dizer aos apóstolos para que ensinem a todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (cf. Mt 28, 19-20). Por alguma razão misteriosa, no entanto, a Igreja tem renunciado a essa vocação ano após ano. Quando e como isso começou?

Voltemos alguns anos na história, mais especificamente ao século X. Nesse período, a Igreja vivia um tempo conturbado por conta de disputas políticas. Não foi por menos que o Cardeal Barônio o chamou de saeculum obscurum. O papado encontrava-se em franca decadência. Famílias brigavam pelo Trono de São Pedro, arrastando a Noiva de Cristo para um mar de lama e de corrupção sem precedentes. Roma agonizava em meio ao caos.

Na França, por outro lado, uma reforma silenciosa dava seus primeiros passos, preparando o surgimento de um novo ambiente cultural. O chamado Mosteiro de Cluny, livrando-se da jurisdição dos príncipes locais por meio de um decreto papal, retomou a tarefa educacional da Igreja, pelo que pôde formar uma rede de...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos