CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Por que não sou protestante

A fé sem a razão?

Já se tornou proverbial a acusação protestante de que é a fé, e somente a fé, em Jesus Cristo o único caminho para o conhecimento de Deus; o resto não passa de pura idolatria! Por isso, os católicos, por meio da teologia natural, acabam por fabricar um deus falso, um ídolo morto, perdendo assim o acesso ao Deus vivo que a Bíblia nos revela. Mas será mesmo possível crer no Deus que se fez homem desprezando o homem feito por Deus?

Conheça nesta aula do curso "Por que não sou protestante" o que a Igreja nos tem a ensinar sobre o papel da razão humana na nossa busca por Aquele de quem saímos e ao qual tanto desejamos voltar.

51

Vimos na primeira aula do curso que, para Karl Barth, o motivo fundamental por que não se poderia ser católico é o princípio da analogia entis. Segundo o teólogo protestante, com efeito, a inteligência humana, depravada em sua íntima natureza após a Queda, é incapaz, com sua força e lume próprios, de falar corretamente de Deus. Opondo-se à possibilidade de qualquer conhecimento teológico a partir das criaturas, Barth rejeitou de forma categórica o que na tradição cristã se convencionou denominar teologia natural (chamada por vezes "teodicéia"), isto é, a investigação racional que, com base nas analogias existentes entre os entes e Aquele que é a fonte de todo ser criado, chega de forma absoluta à certeza da existência de um Deus único e pessoal, Criador e governador do mundo, legislador supremo e autor da lei natural impressa em nossas almas [1]. Já tivemos também ocasião de mencionar que a causa de tal desprezo da razão se deve, basicamente, a uma concepção equivocada dos efeitos do pecado original.

A Igreja Católica, por sua vez, embora nunca tenha atribuído à inteligência e filosofia humanas um poder e autoridade absolutos, de per si suficientes "para afastar ou...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos