CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Por que não sou protestante

Adoramos a carne?

Em virtude da união hipostática, a única e mesma pessoa de Cristo Jesus, Verbo eterno de Deus, possui íntegras, unidas e inconfusas duas naturezas: a divina, que o Pai lhe comunica desde todo o sempre, e a humana, criada pelo poder do Espírito Santo no seio da Virgem Maria.

Nesta aula do curso "Por que não sou protestante", Padre Paulo nos explica como vários dos erros subjacentes à Reforma de Lutero estão mediata ou imediatamente relacionados à negação deste artigo capital da fé cristã.

67

Apresentamos na aula passada o problema que procuraremos enfrentar ao longo dos próximos encontros, bem como as motivações que nos impelem a fazê-lo. Vimos que, de acordo com o teólogo protestante Karl Barth, todas as razões que se costumam levantar para não se tornar católico podem reduzir-se a um único e fundamental princípio: a analogia entis. A intenção deste curso, também já o deixamos claro, não é analisar o pensamento de Barth nem tampouco mostrar como se lhe pode responder à luz da doutrina católica. Pretendemos tão-somente, a exemplo dele, chegar também nós ao motivo básico por que, para os católicos, o protestantismo é de todo inaceitável.

Trata-se, por assim dizer, de encontrarmos a premissa primeira da qual a boa parte das denominações protestantes, por maiores que sejam os desacordos entre elas, costumam haurir em comum suas objeções à Igreja Católica. Afinal de contas, por que não aceitam elas a Sagrada Tradição? Por que desprezam a devoção à Virgem Maria? O que as leva a negar a origem divina da Igreja e a instituição dos sete Sacramentos? Como, enfim, conseguem cingir-se tão ferrenha e exclusivamente à Sagrada Escritura, a ponto de negarem ensinamentos...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos