CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Inquisição

Inquisição Espanhola e Romana

Muitos anos após o combate aos cátaros, também a Idade Moderna foi julgada pelo Santo Ofício.

Nesta aula de nosso curso sobre a Inquisição, você vai conhecer o tribunal tido pelos historiadores como o mais sangrento de todos: a Inquisição Espanhola. Quem foi Tomás de Torquemada, o que aconteceu na Espanha do século XV e o que os judeus têm a ver com toda essa história?

12

A Espanha na Idade Média. – A partir de 711, a Península Ibérica foi alvo da expansão muçulmana. O Reino Visigótico da Hispânia caiu ante a espada dos cavaleiros de Alá, restando cristã apenas uma pequena porção ao norte da região.

Ainda assim, conviviam juntos na península católicos, judeus e muçulmanos. O relacionamento entre as três religiões monoteístas era admirável, se se levam em conta os padrões de então. Uma constituição do Papa Inocêncio III, de 1199, dizia que os judeus "não devem ser duramente oprimidos pelos crentes" e ordenava, entre outras coisas, "que nenhum cristão os force com violência a procurar, de má vontade ou contra a vontade, o batismo" e que "nenhum cristão, sem sentença da autoridade territorial, ouse de modo indigno ofender as suas pessoas, ou subtrair com violência os seus bens" [1].

Havia, é certo, muitos preconceitos e conflitos. Colocados os devidos limites, porém, os três grupos se relacionavam relativamente bem. Quando, por exemplo, também durante o reinado de Inocêncio, o IV Concílio de Latrão estabeleceu certos cânones relativos aos judeus, entre os quais havia a recomendação de que eles "se diferenciassem dos cristãos no modo...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos