CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Por que não sou protestante

Maria era uma mulher qualquer?

Entre os pontos da doutrina católica que mais revoltam os protestantes, o culto tributado à Santíssima Mãe do nosso Redentor é sem dúvida nenhuma o mais polêmicos. É sobretudo daqui, com efeito, que provém as injustas acusações de "idolatria" lançadas à cara do fiéis. No entanto, a Igreja honra e venera desde suas origens aquela que o próprio Pai de misericórdias predestinou a ser o sacrário vivo e a genitora, segundo a carne, de seu Filho bem-amado.

Nesta aula de nosso curso "Por que não sou protestante", você conhecerá os sólidos fundamentos da Mariologia católica e os motivos que levam a Igreja de Cristo a dar tanta atenção à Mãe do seu Fundador.

53

Visto, como explicamos ao longo deste curso, que a quase totalidade das antinomias protestantes derivam fundamentalmente de uma cristologia incompleta e heterodoxa, esperamos ter deixado claro que Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus (cf. Jo 3, 16), é o centro e o núcleo da fé da Igreja. Sobre o dogma de sua divina humanidade, pela qual fomos resgatados da miséria em que o pecado de Adão nos fizera despenhar, ergue-se, por assim dizer, todo o edifício doutrinal que faz da pregação cristã um verdadeiro e admirável milagre de coerência, rigor e harmonia. A centralidade do mistério cristológico, com efeito, exerce sobre o restante da fé católica um tal influxo que o mais leve desvio nessa matéria é o bastante para comprometer-lhe a saúde e mudar-lhe de todo a fisionomia. Daí se vê, pois, que tudo quanto esteja próxima ou remotamente relacionado à única e mesma divina pessoa do nosso Redentor depende, como uma árvore de sua raiz, da maneira como entendemos o que pela fé confessamos, a saber: que Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

Ora, dado que foi por meio da Santíssima Virgem Maria que o Senhor, nascendo de mulher (cf. Gl 4, 4), dignou-se vir ao...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos