CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
A Igreja e o Mundo Moderno

Marxismo e educação

Já estudamos como o projeto educacional da Igreja Católica foi sendo gradualmente substituído por outro, moralmente inferior mas não menos pretensioso, e levado adiante por grupos metacapitalistas. Agora, na sequência de nosso curso sobre "A Igreja e o mundo moderno", é chegado o momento de estudarmos o plano ousado de outro grupo poderoso: os seguidores de Karl Marx.

De Mao Tsé-Tung, na China, até Paulo Freire, no Brasil, venha descobrir conosco em que consiste e como se desenvolveu o projeto marxista para a educação!

01

Mas, afinal, com que instrumentos os metacapitalistas poderiam colocar em prática o seu plano de implantar um governo mundial — projeto que consta não só de documentos da Fundação Ford, como vimos na última aula, mas também do próprio programa da Unesco, a "Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura"? Como poderia ser levado a cabo, no fim das contas, o anseio manifesto pelo humanista Julian Huxley de estabelecer a paz e a segurança, bem como some form of world political unity, isto é, "alguma forma de unidade política mundial" [1]; ou o projeto pedagógico totalitário do filósofo Bertrand Russell, de fazer as pessoas acreditarem que "a neve é preta" — como ele mesmo declara, nas linhas abaixo?

"O essencial na psicologia de massa é a arte da persuasão. Se você compara um discurso de Hitler com um de, por exemplo, Edmund Burke, você perceberá quantos avanços têm sido feitos na arte desde o século XVIII. Antigamente se errava porque as pessoas liam nos livros que o homem é um animal racional e, em cima dessa hipótese, elaboravam os seus argumentos. Agora nós sabemos que holofotes e uma banda de música fazem mais para persuadir alguém do que é capaz...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos