CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Por que não sou protestante

Nunca seremos santos?

Coroado de espinhos e de glória, Jesus é por direito próprio chefe e Cabeça da Igreja. Pelo Batismo, com efeito, dela nos tornamos membros, e por isso mesmo, membros também de Cristo. Unidos por vínculos estreitíssimos de fé, esperança e caridade, os fiéis cristãos formam com o seu amantíssimo Redentor uma única pessoa mística — o Cristo total —, guiada e vivificada pelo Espírito Santo, doador de todos os dons.

Baseado na eclesiologia da encíclica Mystici Corporis, de Pio XII, Padre Paulo Ricardo explica nesta aula do curso "Por que não sou protestante" como se dá o nosso processo de santificação.

70

Na aula passada, falamos a respeito do mistério da Igreja, Corpo Místico de Cristo. Vimos que é o próprio Senhor Jesus a Cabeça deste Corpo e que a Igreja visível, por estar unida ao seu divino Esposo, representa nesta terra uma como que extensão da santíssima humanidade do Verbo feito carne. Por isso, enquanto dispensadora dos tesouros da Redenção, a Madre Igreja perpetua, mediante os sacramentos que o Senhor lhe confiou, a obra de cura e salvação do Filho eterno de Deus. Assim, após havermos abordado as inesgotáveis riquezas desta doutrina — pela qual nos alegramos de pertencer a um Corpo cuja Cabeça, por amor a nós, está coroada de espinhos —, estudaremos na aula de hoje a nossa própria união a tão sublime Corpo e a tão excelsa Cabeça, bem como a contínua santificação a que, como filhos da única e imaculada Esposa do Cordeiro, temos a graça de ter acesso.

Cristo é "a Cabeça do corpo, que é a Igreja" (Cl 1, 18). De fato, o Senhor tem com ela uma união tão íntima e especial que a própria Escritura Sagrada a compara à unidade que há entre os esposos (cf. Ef 5, 22s.) e entre os ramos e a videira (cf. Jo 15, 1-5). Por isso, os Santos Padres, na linha de uma antiquíssima...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos