CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Evangelhos Sinóticos

O nascimento de Cristo

Como foi a origem de Jesus e que mistérios rodearam aqueles primeiros anos do Salvador? Quem nos conta fielmente essa história é o Apóstolo S. Mateus, autor do primeiro evangelho canônico, e o protagonista de sua narrativa é ninguém menos que S. José. Diante da notícia de que Maria estava grávida, qual foi a reação do pai virginal do Senhor? Por que, antes da revelação do anjo, S. José receava recebê-la como esposa?

14

A tribulação de S. José e a revelação do anjo (Mt 1, 18-21). — Resumo: José, atribulado diante da gravidez de sua esposa, cujo mistério ignorava, decide abandonar ocultamente a Maria. Um anjo, porém, lhe aparece em sonhos e lhe revela a concepção sobrenatural que nela se havia operado.

V. 18. Ora, a origem (gr. ἡ γένεσις) de Jesus Cristo, tanto no que se refere à concepção quanto à natividade, foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento [1] a José e, antes de passarem a conviver, isto é, antes de José conduzir Maria à sua casa, um ano após a celebração dos esponsais. Autores há que interpretam o verbo “conviver” (“coabitar”, em algumas traduções; lt. convenire) no sentido de “fazer uso do matrimônio” (v.gr., S. João Crisóstomo, S. Ambrósio, S. Jerônimo, Maldonado etc.). A primeira interpretação, que é a mais comum e tradicional, parece também a mais provável: a) porque a este verbo se contrapõe, nos vv. 20 e 24, o verbo “receber” (gr. παραλαβεῖν; lt. accipere), que se diz propriamente do homem que conduz a esposa à sua casa, a fim de viver com ela; b) porque um pouco depois, no v. 25, exprime-se o uso do matrimônio pelo eufemismo “conhecer”, caro à...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos