CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
O que é o Matrimônio?

O Matrimônio à luz da razão

Tantas famílias separadas e lares destruídos têm uma razão de ser: vivendo apenas de sensações, as pessoas de nossa época abandonaram o exercício superior da inteligência para se comportarem como os animais, os quais não têm família e nem sentido pelo qual viverem.

13

Como dito em nossa última aula, o Matrimônio é uma instituição divina, e isso podemos afirmar em dois níveis distintos: primeiro, pela Criação, pois é no livro do Gênesis que se encontra o relato de instituição da família; e, em segundo lugar, pela Redenção, pois Jesus Cristo elevou essa realidade natural à dignidade de sacramento da Nova Aliança. Da mesma forma, é possível que pensemos o Matrimônio com duas luzes distintas: a da razão natural, compartilhada por todos os seres humanos, independentemente do clã a que pertençam; e a da fé sobrenatural, que enxerga as coisas humanas sub specie aeternitatis. Nas aulas seguintes, faremos justamente aquele primeiro esforço intelectual, procurando olhar racionalmente para a natureza da família.

Para fazermos, no entanto, essa experiência maravilhosa de pensar, é necessário que entendamos uma particularidade do conhecimento humano, que nos faz superiores a todos os outros animais. Enquanto estes, usando simplesmente o seu cérebro, fazem julgamentos a partir de sensações, associando ao bem apenas ao que é prazeroso, o ser humano é capaz de ir além desse conhecimento sensível: um adulto, por exemplo, que tenha de se submeter a...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos