CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
A Igreja e o Mundo Moderno

Quem é o joio dentro da Igreja?

Um dos maiores obstáculos à atividade docente da Igreja atualmente é o indiferentismo religioso que tomou conta dos bancos de nossas paróquias.

Para que a luz do Evangelho volte a iluminar o mundo, precisamos assumir com coragem nossa vocação de pescadores de homens e, confiantes no auxílio de Cristo, proclamar nos telhados que fora da única Igreja por Ele instituída não há salvação.

82

As últimas aulas deste curso devem ter deixado claro que Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu a Igreja Católica com um propósito docente irrenunciável: ela é, segundo uma expressão que já se tornou clássica, Mater et Magistra — Mãe e Mestra, encarregada de transmitir a todos os povos o Evangelho de seu divino Fundador, gerando para si filhos na ordem da graça e dirigindo-os, à luz das verdades da fé, ao fim sobrenatural a que Deus os elevou: "Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi" (Mt 28, 19s). Vimos também como, ao longo dos últimos séculos, a Igreja foi deixando paulatinamente de exercer de modo pleno este seu ofício pedagógico: de um ambiente impregnado de santidade e amor à verdade, defendida com não menos firmeza que ardor, passamos para um mundo obcecado pela eficácia dos novos sistemas financeiros e embriagado de relativismo, ingrediente indispensável ao "caldo" cultural em que vivemos hoje.

Apesar de grave, este panorama não deve fazer-nos pensar que não haja remédio, pois temos a certeza de que Nosso Senhor nunca abandonará sua Esposa: "Eis que estou...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos