A Batalha dos Missais

Não discuta sobre o que você não sabe!

Quero Aprender
Missais

Qual o melhor missal: o novo ou o antigo, o de Pio V ou o de Paulo VI?

A internet é o reino do palpite rápido e fácil. Todo o mundo quer falar de tudo, debater um punhado de coisas, mas estudar que é bom… nada.

A discussão sobre os missais do rito romano é um desses assuntos difíceis, que definitivamente não podem ser tratados com leviandade, precipitação ou superficialidade.

Precisamos saber do que estamos falando, compreender que verdades estão em jogo nesse debate, sem pressa de emitir um juízo ou “jogar para a torcida”.

Pois no centro dessa “batalha dos missais” está nada menos que o santo sacrifício da Missa — a mais importante oração da Igreja, desde o tempo dos Apóstolos; o coração ao redor do qual orbita toda a cultura cristã!

Por que as discussões sobre Missa “Nova” vs. Missa “Tridentina” parecem não chegar a lugar algum? Porque na maioria das vezes as pessoas sequer sabem do que estão falando! Aprenda neste curso:

Para quem é este curso?

Cronograma do Curso

aula 1
O que é sacrifício?

A palavra "sacrifício" pode significar várias coisas diferentes: um trabalho que nos custa, uma penitência que oferecemos a Deus na quaresma… Mas o sacrifício de que vamos falar neste curso é ainda mais específico.

aula 2
A doutrina protestante sobre a Missa

"Sacrilégio" para Calvino, "abominação" para Lutero: eis como os protestantes viam a Missa católica desde o princípio. Tanto que eles só consideravam sua revolução implantada onde o culto católico cessava de existir.

aula 3
O Calvário e a Missa

Como entender que o sacrifício que Jesus ofereceu uma vez por todas no Calvário é o mesmo que oferecem os sacerdotes católicos, todos os dias, nos altares do mundo inteiro? E quais as diferenças entre esta e aquela oblação?

aula 4
A doutrina católica sobre a Missa

Nem a Igreja “se tornou” católica, nem a Santa Missa “se tornou” um sacrifício com o passar dos anos. Desde os primórdios os cristãos acreditavam nela como um sacrifício próprio e verdadeiro.

aula 5
A reforma litúrgica de Paulo VI

À luz da fé que tinha o Papa Paulo VI, e da intenção declarada com que trabalhou Annibale Bugnini, secretário da comissão que reformou a liturgia, comece a investigar conosco o que aconteceu, afinal, na década de 1960, com a oração pública da Igreja.

faça sua assinatura

Último dia!

Seguimos com 40% off na assinatura anual
  • Aproveite o último dia da nossa promoção;
  • Mais de 40 cursos à sua disposição;
  • Acesso a transmissões exclusivas para alunos;
  • Condição especial na pré-venda da HQ "Padre Pio: a História do Santo de Pietrelcina";
Assine agora
  • 38%
  • 39%
  • 40%
  • 41%
  • 42%
  • 43%
Tenha acesso ilimitado
a todos os nossos cursos!

Cursos Inéditos

Acesso garantido aos novos cursos lançados no período de sua assinatura, sem nenhum adicional por isso.

Vídeos Exclusivos

Acesso aos vídeos exclusivos dos programas: "A Resposta Católica", "Conversas em Família", "Direção Espiritual" e muito mais.

Textos Complementares

Acesso aos textos extras e apostilas contidos nas aulas dos cursos, para estudo, devoção e aprofundamento.

Aqui você encontra

Doutrina segura

O Padre Paulo Ricardo é quem aparece em nossos vídeos, mas sem pretensão alguma de “originalidade”. O que procuramos transmitir a nossos alunos é aquilo que nós mesmos recebemos da Santa Igreja Católica, em seu Magistério vivo, em sua Tradição de dois mil anos e na vida de seus santos e santas.

Conteúdo sob medida

Catequese e liturgia, mandamentos e vida sacramental, oração e espiritualidade, história da Igreja e cultura cristã: o que você precisa saber como católico está aqui. Tudo transmitido de forma didática e com linguagem de fácil compreensão, para você e sua família obterem o melhor aprendizado possível.

Experiência única

Nosso conteúdo é elaborado com todo o cuidado possível, desde a produção audiovisual, passando pela preparação de textos e imagens, até a divulgação final de nossas aulas, episódios e matérias. Fazemos isso convencidos de que a beleza importa e também através dela as pessoas são conduzidas a Deus.

Ponto de Encontro

Nós e o Padre Paulo Ricardo estamos convencidos de que, em meio a tanta informação espalhada (e perdida) no mundo virtual, só um grupo de alunos, organizado seriamente ao redor de um professor, pode levar a cabo o trabalho árduo de estudar a fundo e sistematicamente as coisas da fé.

É por isso que, desde 2006, nosso site pretende ser um “ponto de encontro” para os católicos de língua portuguesa que têm em comum a busca por Deus — e essas pessoas, além de se enriquecer com nossos cursos, ainda ajudam a manter no ar toda a nossa estrutura de evangelização na internet.

Para fazer parte disso é muito simples: basta aderir a um dos nossos planos de assinatura e se engajar conosco neste trabalho de formação e crescimento espiritual. Nós temos certeza de que sua experiência em nosso site será muito positiva e proveitosa.

Escolha entre um dos planos abaixo:

Plano Anual40% off
A modalidade preferida
dos nossos alunos
R$69,90
por mês
  • Economia de 53% em relação ao plano mensal
  • Parcelado em até 12X
  • Aulas exclusivas semanais com Padre Paulo Ricardo
  • Acesso aos episódios exclusivos dos programas
  • Acesso a todos os cursos exclusivos do site
Aproveite
Plano Mensal
Faça uma experiência inicial de estudos conosco
R$89,90
por mês
  • Economia de 53% em relação ao plano mensal
  • Parcelado em até 12x
  • Aulas exclusivas semanais com Padre Paulo Ricardo
  • Acesso aos episódios exclusivos dos programas
  • Acesso a todos os cursos exclusivos do site
INSCREVA-SE

Perguntas Frequentes

Posso parcelar minha assinatura?

Sim. É possível parcelar sua assinatura em até 12x sem juros no cartão de crédito. Infelizmente, não é possível efetuar o parcelamento no boleto bancário.

Tenho direito a reembolso?

Sim, é possível pedir o reembolso total do seu plano em até 7 dias após a data da sua compra.

Receberei as aulas por e-mail?

Não. Você receberá no seu e-mail apenas instruções de acesso e comunicações da nossa equipe. O acesso a todo o conteúdo é através do nosso site padrepauloricardo.org, mediante autenticação de login e senha.

Quais são as formas de pagamento disponíveis?

As formas de pagamento disponíveis são: cartão de crédito, boleto bancário e pix.

Posso fazer o download das aulas?

Claro. É possível baixar o áudio de todas as aulas em formato .mp3. Não é possível, porém, fazer o download do vídeo das aulas.

No caso de assinaturas compartilhadas, várias pessoas podem usar a mesma conta simultaneamente?

Sim, mas há um limite: o site não autoriza o acesso simultâneo de mais de 4 (quatro) dispositivos distintos (portáteis ou não), logados pela mesma conta.

É possível fazer uma única assinatura comum para a minha família ou comunidade?

Sim, é possível, mas não recomendável. Cada assinatura, além de única e intransferível, contém informações personalizadas sobre os cursos em andamento e já realizados, o que torna inconveniente que haja mais de um usuário por conta.

Como faço para me inscrever e ativar a minha assinatura?

Para efetuar sua inscrição e ativar sua assinatura, basta clicar nos botões para ser aluno; preencher o cadastro com suas informações pessoais (lembrando que o e-mail e a senha cadastrados serão utilizados para acessar o conteúdo exclusivo) e, por fim, escolher o plano e a forma de pagamento preferida.

Por quanto tempo terei acesso ao conteúdo?

O acesso aos cursos está garantido enquanto sua assinatura estiver ativa: pelo período de 1 (um) ano, se você aderiu ao Plano Anual; e pelo período de 1 (um) mês, se aderiu ao Plano Mensal.