Artigos
São Francisco e a graça de ser fiel até o fim
“Felizes os que perseveram até o fim no bem que começaram”, disse em seu leito de morte o Poverello de Assis. Ele é o primeiro, portanto, que deve ser considerado feliz, pois foi fiel até o fim em sua austeridade, pobreza e em todas as outras virtudes.
Honre e imite o seu anjo da guarda!
“Sejamos cheios de devoção e gratidão para com tão poderosos protetores”, nossos anjos da guarda, “retribuamos o amor com amor e esforcemo-nos por honrá-los de todo o coração”. Afinal, se quisermos sua companhia no Céu, devemos imitá-los primeiro na terra.
Aprenda a sofrer em silêncio com São Bavão
Como você lida com o sofrimento? Revelando de imediato sua situação a todos com quem convive? Contando-lhes como foi injustamente oprimido e perseguido? Mas por que todo o mundo precisa saber o que lhe aconteceu? E o que você ganha com isso?
Quem está certo: você ou São Jerônimo?
São Jerônimo viveu muitos anos em grande austeridade. Já você evita o jejum e todo tipo de penitência, leva uma vida sensual e confortável, mas ainda assim espera se sair bem no dia do julgamento e escapar do Inferno. Quem está errado: você ou Jerônimo?
O primeiro que “pegou em armas” contra Satanás
Foi São Miguel que, no primeiro momento de sua existência, voltou-se para o Todo-Poderoso e submeteu-se a Ele em perfeita obediência. Foi ele quem primeiro “pegou em armas”, por assim dizer, contra o orgulhoso Lúcifer, que queria igualar-se ao Altíssimo.
São Venceslau, a Missa e os sacerdotes
Sempre muito generoso com os sacerdotes, São Venceslau servia-os com frequência no altar e não permitia que ninguém lhes fizesse a menor injustiça, nem por palavras nem por ações. Distinguia-se sobretudo pela devoção à Santa Missa, à qual assistia diariamente.
O rico que passou pelo buraco da agulha
A nobreza e a riqueza não nos impedem, por si mesmas, de alcançar a salvação. A virtude e a piedade podem muito bem estar unidas à nobreza de nascimento e à posse dos bens materiais. Só temos de usá-los corretamente, como fez o santo conde Eleázar.
“Pensei em São Miguel”, diz católico que deteve terrorista na França
Durante visita às catedrais da França, Henri d’Anselme falou sobre a vocação original do país como protetor histórico da Igreja, avaliou o estado espiritual da Europa — e contou como a fé o ajudou naquele fatídico dia em que presenciou (e deteve) um ataque terrorista.
Cosme e Damião, médicos por amor a Deus
Honrados pela Igreja desde os primórdios, estes irmãos exerciam a medicina sem cobrar dinheiro algum dos doentes, servindo-os por puro amor a Deus. Conheça brevemente a história deles e extraia daí uma lição bem concreta para a sua vida.
Santa Notburga, modelo de vida doméstica
Todos os trabalhadores domésticos podem aprender, com Santa Notburga, como viver piedosamente em sua classe social e alcançar a salvação. Conheça a vida admirável desta mulher, que servia a Deus através de seu humilde serviço prestado aos homens.
Apóstolo dos húngaros e de Nossa Senhora
Depois do santíssimo nome de Jesus, não há nenhum que deva ser mais respeitado que o de sua Mãe. Por isso São Gerardo ensinou os húngaros a venerá-lo, não o usando em vão, inclinando a cabeça quando ele era pronunciado e até mesmo evitando colocá-lo nos filhos.
Os incríveis martírios de São Maurício e Santo Emerão
Os santos de hoje são mártires. O bispo Emerão padeceu vítima de uma injustiça, sendo esquartejado de forma crudelíssima. São Maurício e seus companheiros, soldados romanos, morreram na África porque se recusaram a participar de um sacrifício aos deuses pagãos.
“Agora que és cristão, prepara-te para sofrer”
Muito antes do martírio, Santo Eustáquio teve de suportar dores profundas. Mesmo assim, submeteu-se aos decretos da Providência. Você não terá de suportar provações como as dele, mas creia nisto: tudo o que Deus permite que lhe aconteça, é para o seu bem.
São Mateus, mártir da pureza virginal
O que teve de suportar Mateus em suas viagens, quanta perseguição sofreu, quantos milhares de pessoas converteu, apenas Deus o sabe. Basta dizer que ele foi verdadeiramente um Apóstolo de Cristo, que consumou sua vida em um glorioso martírio diante do altar.
Os martírios de São Cipriano e São Januário
Antes de ser executado, São Cipriano deu uma quantia considerável de dinheiro ao carrasco que ia matá-lo. E São Januário devolveu a vista ao tirano que o condenou à morte. Assim cumpriram as palavras de Cristo: “Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam”.
A vida extraordinária de Santa Hildegarda de Bingen
Deus lhe concedeu o dom de penetrar os mais profundos segredos e de prever os acontecimentos futuros. Por suas orações, cegos, paralíticos, possessos e outros sofredores obtinham tudo o que desejavam. Conheça a biografia impressionante de Santa Hildegarda.
Sobre a honra e suas armadilhas
A honra aos sacerdotes tem o seu lugar. Devemos amar e estimar os nossos pastores. Mas facilmente as pessoas em posição de autoridade se prendem à necessidade de ser honradas e estimadas pelo mundo. São as armadilhas da honra.
A santa de corpo meio incorrupto
Ao abrir o caixão de Edite, seu bispo deparou-se com algo incrível. O polegar direito, com que tantas vezes fizera o sinal da cruz, estava incorrupto. E boa parte do corpo também, exceto os olhos, as mãos e os pés. Entenda o porquê nesta breve biografia de Santa Edite.
O Imperador e a Cruz
A festa da Exaltação da Santa Cruz foi instituída para celebrar o dia em que a Vera Cruz de Cristo foi reconduzida a Jerusalém, com grande solenidade, depois que o Imperador Heráclio venceu os persas em uma terrível batalha. Conheça esta história.
Crisóstomo: perseguido, desterrado e morto no exílio
São João Crisóstomo repreendia e castigava os defeitos, faltas e vícios que reinavam entre os cristãos, embora seu rigor lhe custasse inimizades e perseguições. Era a caridade para com o próximo que o levava a combater o pecado e pregar com a ousadia que pregava.