Artigos

Silêncio! Silêncio! Silêncio!
O silêncio é um meio excelente para se habilitar para o trato ininterrupto com Deus. Dificilmente se encontrará uma pessoa verdadeiramente piedosa que fale muito. Todos que possuem o espírito de oração amam igualmente o silêncio.

Novena a São Filipe Néri
Nesta novena do Cardeal Newman a São Filipe Néri, cada dia é dedicado a uma virtude do “santo da alegria”. Assim, não só o conhecemos melhor e nos tornamos seus devotos: aprendemos, também, a viver como ele viveu.

A última Páscoa de Santo Ubaldo
Chegou a Páscoa de 1160 e os habitantes de Gúbio não se conformavam em não ter Santo Ubaldo consigo, na Catedral, para a celebração dos Santos Mistérios. Atreveram-se então a pedir ao bispo um ato extremo de heroísmo…

A verdadeira história de “O Exorcista”
O filme “O Exorcista” certamente mostrou o horror e a repugnância da possessão demoníaca, mas deixou de fora o principal: Nossa Senhora de Fátima e São Miguel Arcanjo. Sem eles, o jovem possesso da história real jamais teria sido liberto das garras do diabo.

Demônios em fuga: o exorcismo do Panteão
No dia 13 de maio de 609, o Panteão de Roma, repleto de ídolos pagãos, dava lugar a uma igreja católica, consagrada a Nossa Senhora dos Mártires. O Papa da época presidiu à cerimônia e pôs literalmente em fuga todos os espíritos malignos que ali viviam.

A água benta tem poder!
Atormentada por demônios, Sabrina bebeu um pouco de água benta e, de súbito, se viu inundada em luz: “Fiquei muito grata e impressionada ao constatar que apenas um gole de água benta poderia ter todo aquele poder”.

Pastores desobedientes, ovelhas dispersas
Por boca do profeta Jeremias, Deus repreendeu os pastores de Israel pela falsa doutrina e o mau exemplo. Quando veio Jesus, séculos mais tarde, o povo estava disperso como ovelhas sem pastor. Ele as amou e teve piedade delas, ensinando-as por palavras e exemplos.

O Filho de Deus encarnado é inseparável de sua Mãe
Quando nos tornamos mais semelhantes a Cristo, fazemo-nos também mais semelhantes a Maria. Assim como Ele sempre foi e sempre será o Filho único que repousa no seio do Pai, a partir da Encarnação Ele passou a ser o Filho da Virgem para todo o sempre.

Nomes de santos ou de demônios?
No passado, era comum que pais cristãos dessem aos filhos o nome de seus santos de devoção. Agora, no mundo dos jogos eletrônicos, os jovens fazem feitiços, assumem nomes de demônios e até se tornam aliados deles.

O antigo dia do Descobrimento do Brasil
Por muito tempo se acreditou que o Brasil havia sido descoberto em 3 de maio de 1500, e não em 22 de abril. A razão disso? Neste mesmo dia, no ano 326, foi encontrada em Jerusalém a “Vera Cruz” (a “Santa Cruz”!), primeiro nome com que foi batizado nosso país.

A perturbação de Dorian Gray
“O Retrato de Dorian Gray”, de Oscar Wilde, é um impressionante reflexo de nossa atual cultura narcisista e serve como parábola a nos alertar para os perigos do orgulho e suas consequências, decadentes e destrutivas.

Cristo ressuscitado e a civilização decaída
De olhos escancarados para a degradação que vemos à nossa volta, sabemos que as coisas estão deterioradas no mundo moderno. Quem consegue negar isso? Há hoje, no entanto, mais cristãos no mundo do que nunca. A Igreja não está morta.

Por que celebramos as Oitavas?
Todos os anos, na Páscoa e no Natal, ouvimos falar dos dias de Oitava. Sabemos, naturalmente, que o termo tem a ver com o número 8, mas o que são exatamente essas celebrações e por que fazem parte do calendário litúrgico da Igreja?

Os exorcismos atestam a Ressurreição
A morte e ressurreição de Jesus dentre os mortos são o fundamento de cada exorcismo e, em si mesmas, o exorcismo definitivo de Satanás. Na Cruz e na Ressurreição, o reino de Satanás foi esmagado de uma vez e para sempre.

“À Vítima Pascal ofereçam os cristãos”
Uma vez que “Cristo, nossa Páscoa, foi imolado”, ofereçamos também nós, à Vítima Pascal, sacrifícios de louvor. É o que canta a belíssima sequência Victimæ Paschali Laudes, proclamada pela Igreja ao longo de toda a Oitava de Páscoa.

A santidade de Teresa d’Ávila e a nossa
Santa Teresa d’Ávila nos ensinou que, seja a nossa vida curta ou longa, devemos decidir servir ao Senhor hoje. Então “pouco a pouco”, ela prometeu, “sem saber como, estareis no auge”. Como ela está agora, e para sempre.

Quantos dias tem a Páscoa?
Na liturgia reformada ou na antiga, a Páscoa do Senhor não se celebra apenas por um dia, nem se limita a uma semana só. É antes um tempo litúrgico solene, que se estende por cinquenta dias, até Pentecostes.

Há coisas que são erradas “sempre e em todo lugar”
Há coisas que não são intrinsecamente más: podem ser erradas sob determinadas condições e aceitáveis em outras. Outras, no entanto, como o aborto e a eutanásia, não podem jamais ser objeto de escolha ou de apoio, nem se tornar direito ou bandeira política.

O que aconteceu na primeira Sexta-feira Santa?
Em que horas exatas se deram os acontecimentos da Paixão de Cristo? O que dizer da escuridão que tomou a Terra enquanto Jesus pendia da Cruz? Confira a resposta a estas e outras questões, à luz do que dizem os Evangelhos.

Reflexões sobre os cânticos do Tríduo Pascal
A Semana Santa é o ápice da vida cristã, tempo de conversão e de graça por excelência. Para vivê-la melhor, Padre Paulo Ricardo reflete sobre alguns textos da Liturgia da Páscoa. É o Tríduo meditado e explicado para ser vivido intensa e profundamente.