Artigos

A dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo
A celebração conjunta de São Pedro e São Paulo é um dos costumes universais e mais antigos de toda a liturgia cristã. Por isso, não só o martírio dos dois Apóstolos, mas também as dedicações de suas basílicas, em Roma, são festejadas no mesmo dia.

Quatro mártires brasileiras que você precisa conhecer
No mesmo século em que Nossa Senhora do Bom Sucesso profetizara: “Quase não haverá almas virgens no mundo”, o Brasil viu algumas mulheres resistirem até o derramamento do próprio sangue para conservar intacta a sua virgindade. Conheça-as.

Os ícones sagrados e o “ruído visual” de nossa época
O hiper-realismo da tecnologia de vídeo levou à irrealidade e à neutralização do campo visual. Tudo é “projetado” para ser consumido. Os ícones sagrados não são projetados e não podem ser consumidos. São escritos para a nossa purificação, iluminação e união com Deus.

A história de São Martinho de Tours para crianças
Era uma vez um rapaz chamado Martinho. Seu pai era um soldado romano reformado, a mãe era muito bondosa e eram todos pagãos. Até que um dia, quando voltava da escola, Martinho viu um monte de gente entrando num grande edifício…

Um hino à Medianeira de Todas as Graças
Entenda por que não devemos ter medo de nos dirigir a Maria como “Medianeira de todas as graças”. A favor dessa invocação estão o peso dos séculos, o testemunho de gigantes da nossa fé e a piedade filial do povo católico.

A Missa do Apocalipse
“Eu me dei conta de que, na Missa, estava realmente vendo na terra o que se dava na liturgia celeste, descrita por João no Apocalipse. Estamos ladeados pelos anjos e santos, entoando os mesmos cânticos, fazendo as mesmas orações e vendo Deus entrar na história”.

“Aquele caixão vazio era para mim”
O antigo rito de Réquiem transmite a verdade, mas com uma diferença: esta Missa não oculta nada. Esse rito não desvia o olhar dos mistérios da vida e da morte e da bela esperança oferecida pelas graças do sacramento.

Um sacerdote de verdade
A ausência de um verdadeiro sacerdote, em uma vida, é um sofrimento que não tem nome. O maior presente que se poderia dar, a maior caridade que se poderia fazer, é um sacerdote que seja um sacerdote de verdade.

As histórias de São Simão e São Judas Tadeu
Em cada um dos Evangelhos sinóticos, quando os evangelistas apresentam os nomes dos doze Apóstolos, Simão e Judas Tadeu aparecem juntos no final da lista, antes de Judas Iscariotes. Mas o que se sabe a seu respeito e para onde foram após a Ascensão do Senhor?

O maior extermínio de todos os tempos
Por mais que, nos últimos cem anos, tenhamos presenciado tremendas barbáries contra a humanidade, a maior delas não ocorreu em conflitos armados ou em campos de concentração, mas continua ocorrendo “silenciosamente” no ventre de milhões de mulheres.

A festa de São Miguel ao longo dos séculos
O dia 29 de setembro marca a dedicação de uma basílica romana a São Miguel, muitos anos atrás. Mas desde sempre a festa celebra todos os anjos de Deus. Conheça um pouco o desenvolvimento litúrgico desta data, na Igreja latina e também no Oriente.

São José de Cupertino podia realmente voar?
Diante de fenômenos sobrenaturais, a Igreja espera que tomemos uma posição que não é nem a do crédulo nem a do cínico. Devemos sempre procurar antes por uma explicação natural, mas, por outro lado, não devemos eliminar a possibilidade de milagres.

Ladainha de Nossa Senhora das Dores
Esta ladainha à Virgem Dolorosa é atribuída ao Papa Pio VII, que a teria escrito durante seu cativeiro na França, entre 1809 e 1814, vítima de Napoleão Bonaparte. Pode ser rezada com grande fruto, especialmente em tempos ou ocasiões difíceis.

Reze o Setenário de Nossa Senhora das Dores
Com este breve “setenário”, medite sobre as tradicionais sete dores de Nossa Senhora. Esta devoção pode ser rezada a qualquer tempo, mas recomenda-se sobretudo no Tempo da Paixão e na memória da Virgem Dolorosa, a 15 de setembro.

STF e o aborto: um “teatro armado”
“Tanto esta audiência pública quanto este processo não são legítimos”. Eis a denúncia de um sacerdote durante debate sobre o aborto no Supremo Tribunal Federal.

As chagas de São Francisco de Assis
Completada a quaresma de São Miguel, Francisco desceu do monte Alverne trazendo em si a imagem do Crucificado, não porém esculpida em tábuas de pedra ou de madeira por mão de algum artífice, mas marcada em sua carne pelo dedo de Deus vivo.

Por que os católicos veneram o Coração de Jesus?
Entenda em que consiste a devoção ao Coração de Jesus e por que motivo ela é um meio tão eficaz de nos conduzir a um amor mais perfeito a Deus e aos nossos irmãos.

Toda-poderosa Maria, Estrela da manhã
“É por isso que a Virgem Santíssima é chamada de poderosa — e até toda-poderosa, às vezes: porque ela possui, mais do que qualquer outra pessoa, mais do que todos os anjos e santos, essa grande e poderosa dádiva da oração.”

O trabalho feito com amor
Não há pessoa mais feliz que aquela que trabalha com amor, empregando todas as suas faculdades no esforço cotidiano. E não há trabalho mais agradável e feito com amor que aquele de cujos frutos podemos usufruir. Os “retrógrados” Papas pré-conciliares bem o sabiam.

Um ex-protestante fala sobre a Assunção
Por que acreditar na Assunção de Nossa Senhora? Muito antes que o Papa Pio XII proclamasse este dogma de fé, um ex-protestante dava suas razões para crer nessa doutrina tão bela e já há tanto tempo defendida pelos santos. Seu nome? John Henry Newman.