Artigos

Por que os católicos veneram o Coração de Jesus?
Entenda em que consiste a devoção ao Coração de Jesus e por que motivo ela é um meio tão eficaz de nos conduzir a um amor mais perfeito a Deus e aos nossos irmãos.

O trabalho feito com amor
Não há pessoa mais feliz que aquela que trabalha com amor, empregando todas as suas faculdades no esforço cotidiano. E não há trabalho mais agradável e feito com amor que aquele de cujos frutos podemos usufruir. Os “retrógrados” Papas pré-conciliares bem o sabiam.

Onde está Judas?
Numa antiga oração para a Quinta-feira Santa, a Igreja reza claramente: o traidor de Cristo “recebeu a pena do seu crime”. Por que, então, tantos agora dizem “não saber” o destino final de Judas? Por que tamanha resistência em admitir o que está nas próprias Escrituras?

Pio XI, São José e Joseph Stálin
Em 1937, Pio XI escreveu duas encíclicas condenando dois dos regimes mais brutais da história: a Alemanha nazista e a União Soviética. Relembre os ensinamentos dele e de outros Papas do nosso tempo sobre a relação do homem com a Criação, o trabalho e o Estado.

Por que todo católico deve dar esmolas?
Mesmo negligenciada, a esmola é um elemento essencial de nossa vida “no Espírito”. Assim como a oração e o jejum, ela faz parte de nosso abandono do pecado e conversão a Deus. Quando Jesus apresenta as obras quaresmais, a esmola vem primeiro, não por último.

O batismo dos bebês não nascidos ou abortados
A pessoa humana começa a ser sujeito do batismo desde o instante de sua concepção no seio materno. Isso levanta gravíssimos problemas. Por exemplo: Pode-se batizar alguém ainda no ventre de sua mãe? O que fazer com as crianças abortadas?

O Cardeal Pell fala sobre o Céu e o Inferno
“Como tantos outros, eu acreditava que (quase) todas as pessoas seriam salvas. Mas fui obrigado a repensar minha posição. Retornei aos ensinamentos de Jesus no Novo Testamento e descobri que eles não apresentavam garantias suficientes para meu otimismo.”

As luminosas orações para a festa da Conceição
Por mais santos que tenham sido outros seres humanos, ainda assim eles contraíram a mancha do pecado original e foram libertos dele. Dos pobres mortais, só Maria foi preservada do pecado. Ela é única, e na festa da Imaculada nós damos graças a Deus por isso.

Católicos, não haverá arrebatamento!
Como na época de Noé, Jesus diz que no último dia as pessoas serão separadas: de cada duas, uma será levada e outra será deixada para trás. Mas a chave para compreender essa profecia é que, no dilúvio, os perversos é que foram levados da terra, não os justos!

Não, senhor… o Inferno não está vazio!
Nenhum católico fiel à ortodoxia pode dizer que o Inferno está vazio. Estão lá pelo menos os anjos caídos, e não há absolutamente nenhuma esperança de que eles se arrependam. Só isso já nos diz o bastante sobre a possibilidade de também nós, homens, nos condenarmos…

O mínimo que você precisa saber sobre as indulgências
É inegável: as indulgências não têm uma boa reputação. Muitas pessoas, inclusive católicas, consideram-nas um erro medieval. Mas, se foram usadas indevidamente por um tempo, nem por isso elas são ferramentas más em si mesmas. Entenda o assunto.

Ensine seu filho a ajudar a Igreja que sofre!
A tradição prova que os membros da sua família estão no Purgatório e precisam de suas orações desesperadamente, imediatamente. Eis o que significa pertencer à Santa Igreja! Por favor, não deixe jamais que seus filhos esqueçam esta verdade.

Rezar ou agir: o que vale mais?
“É das religiosas que vivem no silêncio do claustro… que a Igreja mais espera. Elas, como Moisés, têm os braços elevados em oração, conscientes de que é por tal atitude de súplica que se alcança vitória.”

Anjos: companheiros de adoração na liturgia celeste
Em nossa peregrinação, eles são nossos guardiões e guias; no bendito destino que nos aguarda, serão nossos companheiros. Confira esta catequese sobre os santos anjos de Deus e aumente sua devoção a esses espíritos bem-aventurados.

O que a Igreja ensina sobre a imigração?
A imigração é um assunto político complexo, e com um forte componente moral. Justamente por isso, as Sagradas Escrituras e a Igreja têm muito a dizer a esse respeito, e até Santo Tomás de Aquino tratou do tema em sua Suma Teológica.

A “carne cozida” que ainda atormenta a Igreja
Na panela da crise catequética, litúrgica, doutrinária e moral em que a Igreja se encontra hoje, há vários ingredientes que vêm do último meio século… Mas nessa mistura o modernismo é muito mais que o sal e a pimenta; ele é a carne cozida.

Católicos, protestantes e o “arrebatamento”
Você é “pré”, “meso” ou “pós”? Se não sabe responder a esta pergunta, provavelmente você é católico. Saiba, no entanto, a que se referem esses termos e o que a Igreja ensina sobre a grande tribulação, o famoso “arrebatamento” e o “milênio” do Apocalipse.

Os padres agem “in persona Christi”
Jesus Cristo, o Filho de Deus, é também o sumo sacerdote de Deus. Esse mesmo sacerdócio, Ele o compartilhou com os Apóstolos durante a Última Ceia, na Quinta-feira Santa. Isso faz dos clérigos ordenados homens muito especiais.

O trampolim do sacrifício
Como é estranho o fato de ainda haver no mundo moderno uma religião global que pratica o sacrifício! É o catolicismo, pois em cada Missa o sacerdote torna presente de novo o único sacrifício da Cruz e o aplica às necessidades de hoje.

Vidas diferentes na terra, glórias diferentes no Céu
A existência de graus diferentes na glória dos eleitos é uma verdade de fé expressamente definida pela Igreja e claramente ensinada na Sagrada Escritura. Nas palavras do próprio Juiz: “O Filho do Homem… dará a cada um segundo as suas obras”.