Artigos
Os caridosos pais da Irmã Lúcia de Fátima
António dos Santos e Maria Rosa, os pais da Irmã Lúcia, nunca deixavam que um pobre lhes pedisse algo e saísse de sua casa com as mãos vazias. Mas uma esmola dos pais, em particular, ficou gravada por toda a vida na memória da vidente de Fátima.
O que falta aos pais de hoje? Coragem!
Para que tenhamos verdadeiros pais, precisamos de verdadeiros homens; e verdadeiros homens são homens fortes. Mas o que é exatamente a força? Em que consiste a coragem, de que os pais católicos hoje tanto precisam?
O que torna uma família santa?
Se, no plano individual, o objetivo do cristão é tornar-se santo, então o objetivo do casal cristão é santificar-se junto, contando com a ajuda um do outro, e o da família cristã é esforçar-se para ser santa imitando o modelo de Jesus, Maria e José.
O segredo impossível de se esconder
Se é verdade que os esposos se escondem, em compensação não há nada menos escondido do que o fruto do seu segredo e não há nada mais apregoado, mais publicado do que a criança que nasce.
Não pare nunca de comprar flores!
Depois que paguei a conta e peguei o arranjo de flores para minha esposa, o velho cavalheiro no caixa, um senhor na casa dos 80 anos, olhou para as flores em meu braço, olhou-me nos olhos e aconselhou-me: “Nunca deixe de fazer isso”.
Contra este preconceito ninguém protesta
De estranhos a conhecidos, parece que as pessoas simplesmente não conseguem deixar de fazer algum comentário negativo sobre as famílias que escolheram ter muitos filhos. Num mundo que se gaba de pôr abaixo os “muros” do preconceito, este ainda permanece de pé.
Educando nossos filhos para o martírio
Prestamos um desserviço quando preparamos nossos filhos somente com o conhecimento da fé, sem um entendimento do custo que ela tem no século XXI — uma era de capitulação e apostasia que nos pede que ofereçamos “apenas uma pitada de incenso” aos ídolos.
A fada-madrinha “sem gênero” de Cinderela
Na nova Cinderela da Amazon, em vez da fada-madrinha idosa do clássico original da Disney, as crianças são apresentadas a um jovem gay com um vestido de baile, salto alto e uma varinha mágica na mão.
O egoísmo e a instabilidade dos casamentos fechados aos filhos
Por que os casais que escolhem não ter filhos são, em última instância, egoístas e instáveis? Qual o problema com essa falta de desejo, que infelizmente parece estar se alastrando pelo Ocidente nos dias de hoje?
Quatro coisas que os casais podem aprender com a vida religiosa
O casamento e a vida consagrada são bem diferentes em muitos aspectos, mas existem várias práticas tipicamente religiosas que um casal pode incorporar ao seu convívio em família. Aqui estão algumas delas, que já se mostraram possíveis e que podem gerar muitos frutos!
Como os pais constroem o lar nas vidas de suas esposas e filhos
“A paternidade apresenta o traço de uma conquista mais ou menos perigosa, que é alcançada aos poucos num território repleto de emboscadas”. Até por isso, o pai desempenha um papel crucial e intransferível na fundação e conservação do lar.
Pais de família: os “grandes aventureiros do mundo moderno”
A vocação do pai é uma das formas do chamado à santidade, que se materializa principalmente em atos de amor. Pois a santidade não é uma abstração: significa ser fiel aos deveres, sacrificar-se, fazer florescer outras almas e ajudar quando necessário.
Três coisas que as feministas esconderam de você
Se você é uma jovem mulher, concluindo seus estudos superiores ou prestes a entrar no mercado de trabalho, eis aqui três coisas sobre carreira que as feministas (e, com elas, toda a nossa cultura) fazem questão que você não saiba.
Pare de pedir desculpas por estar grávida!
“Mas isso não é nada responsável”, “mas seus filhos terão menos coisas e menos atenção”, “mas você pode evitá-los”... Por que é que, quando um casal anuncia a vinda de um novo filho, a maioria das pessoas tem apenas coisas negativas a dizer?
Três coisas que você pode fazer para catequizar os seus filhos em casa
Nós, pais, temos de alimentar, vestir e proteger nossa família. São grandes responsabilidades, e não deveriam ser minimizadas. Mas há outra, ainda maior, que muitas vezes fica esquecida: somos chamados a catequizar os nossos filhos!
Marido e mulher, vocês pertencem um ao outro!
Embora, no amor humano, traição ou morte possam intervir, a vontade de amar é mais forte do que qualquer outra coisa, porque nasce das profundezas espirituais do coração humano.
Marido e mulher, vocês não pertencem a si mesmos!
Embora o sacramento do Matrimônio não imprima caráter em sentido estrito, o casal muda verdadeiramente: o alicerce deixa de ser o próprio eu e passa a ser o outro, deixa de ser o isolamento para ser a comunhão.
Um bebê nunca é “conveniente”
Ter um filho certamente fará com que você perca um pouco do controle sobre suas finanças, sobre seu tempo e, em última instância, sobre toda a sua vida. Mas também pode ser uma grande oportunidade para experimentar a ação da divina Providência.