Artigos
Um grande desafio: a catequese sobre o Purgatório
Há um grupo especial de pessoas que os catequistas encontrarão com frequência e para os quais o Purgatório é um assunto particularmente sensível: são os convertidos do protestantismo à fé católica. Como falar a eles dessa doutrina da Igreja?
Purgatório: um grande ato de misericórdia
Que imensa graça é o Purgatório! A mancha de pecado numa alma — mesmo em estado de graça — impede-a de estar na presença de Deus; mas Ele nos dá o Purgatório como remédio. Não nos esqueçamos dessa grande misericórdia.
Os católicos acreditam em fantasmas?
Embora muitos zombem da ideia como fantasiosa ou supersticiosa, a crença em fantasmas parece ser universal nas culturas humanas desde o início da história. Mas o que a Igreja tem a dizer a esse respeito em sua doutrina e na vida de seus santos?
Como os escândalos serão punidos na outra vida?
“Ai do mundo por causa dos escândalos!”: aqueles que tiveram a desventura de dar mau exemplo, ferir ou causar a perdição das almas por meio do escândalo devem procurar reparar tudo neste mundo, caso não queiram ficar sujeitos à mais terrível expiação no outro.
Por favor, não me canonizem em meu funeral!
Quando eu morrer, pensamentos bem-intencionados, mas precipitados, sobre minha presença no Céu não ajudarão em nada a minha alma. Em vez disso, peço agora que todos os que se lembrarem de mim presumam que estarei no Purgatório.
Não se deve desesperar da salvação de ninguém!
Em certas mortes, nas quais o olhar humano não vê senão um golpe fulminante da justiça divina, existem mistérios de misericórdia. Deus às vezes se revela, no último instante de vida, àquelas almas cuja maior desgraça foi ignorá-lo.
Quando uma alma do Purgatório vem nos visitar...
Para que não se esfrie o nosso zelo em socorrer as benditas almas do Purgatório, principalmente com a Missa, Deus não se cansa de multiplicar prodígios. Eis aqui dois deles, relatados por sacerdotes de confiança do século XIX.
Existem almas pelas quais nem adianta rezar?
A fé nos ensina que todos os homens que morrem em estado de pecado mortal incorrem na danação eterna. Mas quem são de fato os que morrem nesse estado? Só Deus o sabe, Ele que reserva a si o julgamento dos vivos e dos mortos.
Como as indulgências ajudam as almas do Purgatório?
As indulgências pro defunctis são como “uma mesa enorme, coberta de pilhas de prata, ouro, rubis, pérolas e diamantes”, à disposição de todos os fiéis, para aplicarem às almas de seus entes queridos que partiram na amizade de Deus.
Vivos ou mortos: quem mais precisa de orações?
“Certamente devemos orar pela conversão dos pecadores, mas sem prejuízo do que devemos às almas sofredoras do Purgatório, tão caras ao Coração de Jesus.”
A Via Sacra e as almas do Purgatório
Enquanto meditamos as Estações da Cruz, percorrendo o mesmo caminho que Jesus percorreu até chegar ao Calvário, a Igreja nos concede a graça de sufragar as benditas almas do Purgatório.
Ela perdoou o assassino do próprio filho e...
...como recompensa, viu a alma dele ser libertada do Purgatório. “Querida mãe, porque mostraste misericórdia para com meu assassino”, disse-lhe em aparição o filho, “Deus mostrou misericórdia para comigo.”
Uma ladainha pelas almas do Purgatório
Peçamos nesta ladainha a intercessão de todos os santos em favor das almas do Purgatório, a fim de que, pelos merecimentos de Jesus Cristo, sejam libertas de seus sofrimentos e admitidas sem demora na vida eterna.
Novena pelas almas do Purgatório
Nesta novena escrita por Santo Afonso de Ligório, supliquemos a Deus, em nosso favor, a graça da salvação e, em favor das almas do Purgatório, a graça de serem admitidas o mais depressa possível à presença de Deus.
A urgência de rezar pelas almas do Purgatório
Poderosos são os instrumentos que a Divina Misericórdia pôs a nossa disposição para sufragarmos as almas do Purgatório. Mas com que fervor e solicitude temos trabalhado para o alívio desses nossos irmãos na fé e na caridade?
Viver mais alguns anos ou ir para o Purgatório?
Ressuscitado milagrosamente por um santo, este homem preferiu voltar ao Purgatório a viver novamente sobre a terra. A razão? Nesta vida estamos expostos ao perigo de nos perdermos; no Purgatório, não mais.
A santa que escreveu um tratado sobre o Purgatório
Para narrar os tormentos do Purgatório, Santa Catarina de Gênova partiu não de uma revelação particular, mas de sua própria experiência de conversão. Conheça nesta catequese um pouco de sua vida e obra.
Pelas almas do Purgatório, Missas e mais Missas!
De tudo o que podemos fazer pelas almas que estão no Purgatório, não há absolutamente nada mais precioso do que oferecer por elas o santo sacrifício da Missa.