Artigos
Cardeal Mindszenty, um mártir da fé e da diplomacia
Toda a vida do prelado húngaro József Mindszenty foi um sinal de contradição: no começo, ele se opôs aos regimes totalitários que oprimiam a fé e sua pátria; no fim, teve de fazer malabarismos numa situação interna da Igreja. Conheça a história deste valoroso bispo.
A conversão de Barrabás
Em 2001, o telefone do ator italiano Pietro Sarubbi tocou com uma oferta para colaborar com Mel Gibson. Ele pensou que seria em um filme de ação, mas ficou surpreso ao saber que o filme narraria a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. E ele seria Barrabás.
“Sou gay, casado com uma mulher e muito feliz”
“Nós supostamente não deveríamos existir. A nossa existência e a prosperidade de nossas famílias ameaçam minar a narrativa segundo a qual o ‘casamento’ gay seria a única forma de realização e felicidade para pessoas com tendência homossexual.”
A Missa do Apocalipse
“Eu me dei conta de que, na Missa, estava realmente vendo na terra o que se dava na liturgia celeste, descrita por João no Apocalipse. Estamos ladeados pelos anjos e santos, entoando os mesmos cânticos, fazendo as mesmas orações e vendo Deus entrar na história”.
A verdadeira razão para o divórcio dos meus pais
“Mamãe, por que você e papai se divorciaram?”, perguntei pela centésima vez. Eu estava acostumada a ouvir minha mãe responder: “Nós não podíamos mais viver juntos”. Mas desta vez ela não disse isso…
Ele passou 16 anos nas prisões comunistas
Neste testemunho, o Padre Tertulian Ioan Langa narra alguns dos momentos de seus interrogatórios e prisão nos campos de extermínio da Romênia. Saiba como este sacerdote contribuiu, a seu modo, “para a construção do sistema mais humano do mundo”.
Cadeias e terror: a história de um mártir moderno
Ioan Ploscaru morreu em 1998, com 87 anos, quinze dos quais passados na prisão. Seu crime foi um só: ter permanecido fiel à Igreja Católica, recusando-se a mudar para a Igreja Ortodoxa, conforme a ordem do governo comunista da Romênia.
A conversão de Chesterton
O dia 30 de julho de 1922 marca a entrada oficial de G. K. Chesterton na Igreja Católica. Mas como o escritor inglês tomou essa decisão? Levando em conta seu pensamento e seus escritos ao longo de muitos anos, por que ele demorou tanto para dar esse passo?
A contracepção nos separou da graça de Deus, mas sua Misericórdia nos curou
“Hoje, percebemos que, quando fizemos a ligadura de trompas, tiramos de nossa família muitas graças de Deus, além de sua orientação e proteção. Estávamos cegos… A consequência foi grave, mas Deus nos curou.”
Por que entrarei para um mosteiro em 2021?
Vivemos numa “época sem precedentes”. É por isso que, seguindo o precedente de São Bento, Santa Catarina e Santa Teresinha, entrarei para um mosteiro em 2021. Porque às vezes precisamos abandonar o mundo para amá-lo.
Por que gostamos tanto de histórias de conversão?
Desde São Paulo e Santo Agostinho até os dias atuais, testemunhos de conversão sempre exerceram grande fascínio. Mas por que gostamos tanto dessas histórias? E com que espírito elas devem ser acolhidas, especialmente agora, com a internet?
“Maria intercedeu por mim mesmo quando eu a desonrava”
Ele tinha apenas 8 anos quando, por influência da mãe biológica, tornou-se protestante. Por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, no entanto, 20 anos depois, ele voltou para o lugar de onde nunca deveria ter saído: o seio da santa Mãe Igreja.
A verdadeira história de Emily Rose
Em 1978, a Justiça alemã condenou como homicidas tanto os pais de Anneliese Michel quanto os padres envolvidos em seu exorcismo. O que pareceu um fracasso aos olhos do mundo, no entanto, pode ter sido um verdadeiro triunfo aos olhos de Deus.
As confissões de um ex-ideólogo de gênero
Professor universitário renomado volta atrás em relação à ideologia de gênero: “Decepcionante ver que os pontos de vista que eu costumava defender com tanto fervor, e com tão poucos fundamentos, foram hoje aceitos por tantas pessoas na sociedade”.
Ève Lavallière: uma Madalena moderna
Por que uma das atrizes mais célebres de sua época rejeitou tudo o que o mundo tinha a oferecer? Conheça a bela história de conversão e penitência trilhada pela artista francesa Ève Lavallière, no início do século XX.
Ex-protestante: “Foi a Bíblia que me converteu à fé católica”
“A Escritura alimentava minha vida cristã, ajudava-me a crescer espiritualmente e a aproximar-me cada vez mais de Cristo. E, no final das contas, foi a própria Escritura que acabou me convencendo da verdade do catolicismo.”
Como um monge começou a reconstruir o Ocidente
Ele restaurou a vida religiosa, reformou a liturgia na França, renovou o canto gregoriano, compilou a obra dos Santos Padres e ainda ajudou a desenvolver a doutrina de dois dogmas da Igreja. Conheça, em breves linhas, a vida de Dom Prósper Guéranger.
“Na saúde e na doença”, desde o princípio
Eles estavam de casamento marcado. Mas a pandemia do coronavírus veio e revirou tudo. Conheça a história destes jovens casais católicos, que começaram a viver “na alegria e na tristeza, na saúde e na doença”, desde o primeiro dia de suas núpcias.