Artigos
Não, protestantes: a Igreja de Cristo não é invisível!
Assim como os reinos terrestres são mostrados como que com o dedo, assim nós mostramos a Igreja, não só materialmente, na medida em que são vistos os seus membros, mas precisamente enquanto assembleia e verdadeira sociedade de fiéis.
Infelizes de nós, se preferimos as aparências à fé!
A diferença entre os homens religiosos e os outros é que estes confiam neste mundo; aqueles, no mundo invisível. Ambos têm fé, mas um tem fé na aparência das coisas, e o outro, na palavra de Deus.
Devo me confessar mesmo sem pecados mortais?
O que é “confissão devocional”? Que pecados devo apresentar na confissão quando já abandonei a vida de pecados mortais? E com que regularidade seria conveniente me confessar agora que vivo habitualmente na graça de Deus?
Como você contaria a história de Jesus?
A Igreja sempre cuidou para que toda representação de Nosso Senhor expressasse piedosamente quem Ele é: nem um mito como Hércules, nem um filósofo como Sócrates, mas “Deus mesmo que veio compartilhar a existência de cada um de nós”.
Os cristãos dão esmola, sim!
Nós usamos de misericórdia para com os pobres sob a forma de esmola porque Deus usou de misericórdia para conosco na Pessoa de seu Filho. Quando damos esmola, estamos participando da prodigalidade de Deus.
Sou casado só no civil. Posso comungar?
De nada adianta “estar juntos” aos olhos dos homens, “casar-se” num cartório, e não unir-se diante de Deus. Sem a bênção dele, e da Igreja que Ele mesmo fundou, não podemos ser felizes nesta vida nem na outra. Nós precisamos, sim, do sacramento do Matrimônio!
Por que insistir na fé? Não basta a caridade?
O erro dos espíritas não consiste na pregação da caridade (nisso, pelo contrário, eles são dignos de aplauso e louvor); seu erro está em dizer que basta a caridade somente. Jesus Cristo nunca ensinou isso.
Por que os católicos veneram o Coração de Jesus?
Entenda em que consiste a devoção ao Coração de Jesus e por que motivo ela é um meio tão eficaz de nos conduzir a um amor mais perfeito a Deus e aos nossos irmãos.
O trabalho feito com amor
Não há pessoa mais feliz que aquela que trabalha com amor, empregando todas as suas faculdades no esforço cotidiano. E não há trabalho mais agradável e feito com amor que aquele de cujos frutos podemos usufruir. Os “retrógrados” Papas pré-conciliares bem o sabiam.
Onde está Judas?
Numa antiga oração para a Quinta-feira Santa, a Igreja reza claramente: o traidor de Cristo “recebeu a pena do seu crime”. Por que, então, tantos agora dizem “não saber” o destino final de Judas? Por que tamanha resistência em admitir o que está nas próprias Escrituras?
Pio XI, São José e Joseph Stálin
Em 1937, Pio XI escreveu duas encíclicas condenando dois dos regimes mais brutais da história: a Alemanha nazista e a União Soviética. Relembre os ensinamentos dele e de outros Papas do nosso tempo sobre a relação do homem com a Criação, o trabalho e o Estado.
Por que todo católico deve dar esmolas?
Mesmo negligenciada, a esmola é um elemento essencial de nossa vida “no Espírito”. Assim como a oração e o jejum, ela faz parte de nosso abandono do pecado e conversão a Deus. Quando Jesus apresenta as obras quaresmais, a esmola vem primeiro, não por último.
O batismo dos bebês não nascidos ou abortados
A pessoa humana começa a ser sujeito do batismo desde o instante de sua concepção no seio materno. Isso levanta gravíssimos problemas. Por exemplo: Pode-se batizar alguém ainda no ventre de sua mãe? O que fazer com as crianças abortadas?
O Cardeal Pell fala sobre o Céu e o Inferno
“Como tantos outros, eu acreditava que (quase) todas as pessoas seriam salvas. Mas fui obrigado a repensar minha posição. Retornei aos ensinamentos de Jesus no Novo Testamento e descobri que eles não apresentavam garantias suficientes para meu otimismo.”
As luminosas orações para a festa da Conceição
Por mais santos que tenham sido outros seres humanos, ainda assim eles contraíram a mancha do pecado original e foram libertos dele. Dos pobres mortais, só Maria foi preservada do pecado. Ela é única, e na festa da Imaculada nós damos graças a Deus por isso.
Católicos, não haverá arrebatamento!
Como na época de Noé, Jesus diz que no último dia as pessoas serão separadas: de cada duas, uma será levada e outra será deixada para trás. Mas a chave para compreender essa profecia é que, no dilúvio, os perversos é que foram levados da terra, não os justos!
Não, senhor… o Inferno não está vazio!
Nenhum católico fiel à ortodoxia pode dizer que o Inferno está vazio. Estão lá pelo menos os anjos caídos, e não há absolutamente nenhuma esperança de que eles se arrependam. Só isso já nos diz o bastante sobre a possibilidade de também nós, homens, nos condenarmos…
O mínimo que você precisa saber sobre as indulgências
É inegável: as indulgências não têm uma boa reputação. Muitas pessoas, inclusive católicas, consideram-nas um erro medieval. Mas, se foram usadas indevidamente por um tempo, nem por isso elas são ferramentas más em si mesmas. Entenda o assunto.