Ontem, 20 horas em Roma, os portões da residência papal de Castel Gandolfo se fecham, a Guarda Suíça se retira. Chega ao fim o papado de Bento XVI, o papa teólogo. Ao toque dos sinos, a multidão de fiéis aglomerada na frente dos aposentos do Santo Padre dá seu último adeus aquele que esteve à frente da Barca de Pedro por quase uma década. É um momento histórico que, mesmo registrado pelas centenas de câmeras dos jornalistas, não pode ser esmiuçado, contado, explicado, apenas meditado. É o adeus de um pai.

Bento XVI deixou o Vaticano por volta das 17h07min (horário local). Acompanhado por seu secretário, Dom Georg Gäenwein, o agora Papa Emérito se dirigiu para Castel Gandolfo, onde ficará até o término das reformas de sua nova residência, o antigo convento Mater Ecclesiae. A partida do Papa foi marcada por momentos de profunda comoção e lágrimas. No caminho para o heliporto, outro momento de profunda emoção: o chofer que o serviu durante anos não conseguiu segurar as lágrimas. Também na Praça de São Pedro se podia ver muitas pessoas emocionadas, algumas chorando.

Durante o trajeto, Bento XVI sobrevoou a Basílica de São Pedro, enquanto centenas de católicos assistiam a sua despedida pelos telões espalhados na praça. Uma multidão de fiéis também o aguardava na frente da residência papal em Castel Gandolfo para sua última aparição pública como romano pontífice. Na mensagem dirigida aos peregrinos, já na sacada de sua atual residência, Bento XVI disse que, em poucas horas, não seria mais o papa, "mas um simples peregrino encerrando seu caminho nesta terra".

O Papa agradeceu aos fiéis pela presença e lhes deu uma mensagem de confiança e de fé. "Sinto-me muito apoiado pela vossa simpatia. Vamos para a frente juntos com o Senhor para o bem da Igreja e do mundo", insistiu. O Santo Padre reforçou que não vai abandonar o serviço a Cristo, mas que pretende continuar trabalhando para Deus com todo o seu coração. "Gostaria ainda, de trabalhar, com o meu coração, com o meu amor, com a minha oração, com a minha reflexão, com todas as minhas forças interiores, para o bem comum e o bem da Igreja, da humanidade", declarou.

Hoje, 01/03, o Cardeal Decano Ângelo Sodano convocou formalmente os Cardeais eleitores para início das Congregações Gerais, nas quais se decidirá a data de abertura Conclave. Enquanto não se elege um novo papa, os assuntos da Igreja ficam sob a responsabilidade do Cardeal Tarcísio Bertone, o Camerlengo. Devido às alterações no Motu Proprio Normas Nonnullas feitas por Bento XVI, o início da eleição do novo pontífice deve ser mais cedo que o habitual.

O Papa Bento termina seu pontificado e apesar das inúmeras dificuldades, classificadas por ele como "águas turbulentas", soube imprimir sua marca na Igreja, deixando nela um legado de fé, amor e sobretudo humildade. O Papa Emérito ensinou aos católicos uma verdade há muito esquecida, devido ao processo de relativismo no qual muitos estão inseridos: "ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo" (Deus caritas est). Bento XVI ajudou a humanidade a encontrar uma pessoa: Cristo!

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos