CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Introdução a Santo Tomás de Aquino

A Moral em Santo Tomás (II)

O homem é uma grande tarefa dada por Deus a ele mesmo. O que devemos fazer para alcançar a felicidade?

O grande Mestre de Vida, Santo Tomás de Aquino, nos ensina, longe de todo moralismo, a trilhar o caminho da verdadeira santidade. O Aquinate nada deixa de lado: graça e natureza, ascese e mística, virtude e pecado. O coração católico abraça o universal.

37

Dentre as críticas que se costumam fazer ao sistema moral elaborado por Santo Tomás, a talvez mais recorrente seja aquela que o acusa de excessivo "dogmatismo": o Doutor Angélico, dizem alguns, parece confundir às vezes o objeto da Teologia Moral com o da Dogmática; os limites entre os dois campos não ficam bem delineados e, portanto, a moral tomista adquire um aspecto por assim dizer "confuso" e "heterogêneo". Esta crítica parece ser confirmada, de mais a mais, ao olharmos para o plano mesmo da Suma Teológica. Afinal, por que razão Tomás teria colocado o estudo dos atos humanos entre dois grandes tratados dogmáticos: o tratado sobre Deus uno, Trino e criador, de um lado, e o tratado sobre o mistério da Encarnação, de outro? Não seria mais conveniente, como faz o Catecismo de Trento, abordar primeiro tudo quanto diz respeito ao dogma para só então considerar a moralidade de nossas ações?

É no entanto o próprio Aquinate quem responde a essa objeção [1]. Devido à unidade de seu objeto, a Teologia é uma ciência una: ela tem a Deus por objeto e as criaturas apenas na medida em que a Ele se referem como ao princípio e fim de todas as coisas. Por isto, deve-se dizer que a...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos