CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

Participe do nosso aniversário!

  • O aniversário é nosso, mas o presente é seu. Confira as ofertas:
  • Inscreva-se com 40% de desconto no plano anual;
  • Oportunidade de assinatura vitalícia. Um único pagamento para estudar conosco para sempre.
Assine agora
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
O Senhor dos Anéis

As Duas Torres

As Duas Torres, segundo volume da trilogia O Senhor dos Anéis, estão recheadas de aplicabilidades ao mundo e à situação em que atualmente vivemos.

Desde a morte heróica de Boromir até as relações entre os reinos de Rohan e Gondor, não há um só página deste livro que não tenha algo a nos ensinar.

26

Como nas aulas passadas, listamos abaixo alguns dos principais pontos levantados pelo Pe. Paulo Ricardo na leitura aqui proposta do segundo volume de As Duas Torres, segundo volume da trilogia O Senhor dos Anéis.

A narrativa da morte do guerreiro Boromir guarda interessantes paralelos com o sacramento da Confissão. Pouco antes de expirar, ele confessa ao rei Aragorn seu maior pecado, do qual só Frodo, já longe do outro lado do rio, sabia: ter tentado roubar-lhe o Um Anel. Aqui se vê que, na hora da morte, o que mais importa é pedir perdão, colocando-se diante da própria miséria a fim de encontrar a misericórdia de Deus. Deste ponto de vista, a resposta de Aragorn — “Poucos conseguiram tal vitória” — refere-se não tanto aos inimigos caídos ou à proteção dos dois pequenos hobbits, mas ao orgulho e à vaidade mortos no coração de Boromir, pois vencer-se a si mesmo vale muito mais do que derrubar exércitos inteiros. No mundo da Terra Média, inspirado no mundo medieval e, portanto, cristão, o bem e o mal estão claramente definidos. O drama moral consiste em saber onde encontrar forças para realizar o bem que se deve fazer. Trata-se, nesse sentido, do problema da graça, sem a...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos