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História da Missa

Duas partes imutáveis da Missa

No edifício da liturgia católica há uma estrutura divino-apostólica, que a Igreja não tem o poder de modificar. Trata-se da divisão da Missa em duas partes: a “dos catecúmenos” e a “dos fiéis” ; ou, como se convencionou chamar mais recentemente, a liturgia da palavra e a liturgia eucarística.

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Como vimos na aula passada, neste segundo módulo do curso A Batalha dos Missais vamos estudar o desenvolvimento orgânico da liturgia católica. Ou seja, veremos como a semente, plantada por Cristo, regada e cultivada pelos Apóstolos, foi se desenvolvendo lentamente ao longo dos séculos e se manteve a mesma até as vésperas do Concílio Vaticano II — após o qual, embora a substância daquela semente se preservasse, é possível notar alguns aspectos de ruptura. 

A estrutura da Missa traçada no Novo Testamento

Devemos então partir do Novo Testamento, pois ali já conseguimos notar uma estrutura divino-apostólica da Missa, estrutura que, dada a sua origem, não pode ser alterada.

Há algo, portanto, que está na estrutura fundamental da liturgia e que a Igreja não pode modificar, pois é herança do tempo dos Apóstolos. Essa estrutura é a divisão da Missa em duas partes: a Missa dos catecúmenos e a Missa dos fiéis; ou, como se convencionou chamar mais recentemente: a liturgia da palavra e a liturgia eucarística.

A prova de que essa é a estrutura fundamental da Missa, recebida diretamente dos Apóstolos, está no fato de que podemos observá-las em todos os...

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