CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Revolução e Marxismo Cultural

O Fascismo e o Marxismo Cultural

Karl Marx já havia identificado um problema cultural na alienação do proletariado, ao dizer que a religião é o ópio do povo. Isso foi analisado de forma sistemática por Antonio Gramsci, que vivenciou toda a crise teórica do comunismo após a I Guerra.

Esta crise do marxismo, por sua vez, gerou dois filhos: o fascismo e o marxismo cultural, cada um com uma proposta bastante clara para alcançar seus objetivos de dominação.

45

Como visto na aula anterior, Marx já havia identificado um problema cultural na alienação do proletariado, ao dizer que a religião é o ópio do povo. Isso foi analisado de forma mais sistemática por Antonio Gramsci, que vivenciou toda a crise teórica do comunismo após a I Guerra. Esta crise do marxismo gerou 2 filhos: o fascismo e o marxismo cultural, cada um deles com uma proposta bastante clara para alcançar seus objetivos de dominação.

O fascismo, que também é um filho bastardo do comunismo, foi o caminho encontrado por Mussolini e Hitler para implantar a revolução em suas nações. Ambos queriam a mesma coisa que Lênin e Stálin, ou seja: uma sociedade sem mercado livre, “justa”, com “igualdade” e um Estado forte, obtido através de uma ditadura totalitária. Achavam que a ideologia de classe não era um chamariz atraente o bastante para fomentar a revolução marxista. Hitler e Mussolini perceberam, na I Guerra, um sentimento patriótico que levou o povo a lutar, a defender os “interesses burgueses” e criaram o fascismo. Enquanto o marketing de Stálin falava do proletariado, do trabalhador, da lógica de classes, Hitler e Mussolini falavam dos sentimentos nacionais, de raça,...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos