CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Sacramentos

O rito do sacramento da Ordem

Qual a forma e a matéria do sacramento da Ordem? Quem pode conferi-lo? A Igreja já ordenou homens casados? De onde vem a disciplina acerca do celibato? E as mulheres poderão, um dia, ser ordenadas? Saiba as respostas nesta aula.

31

Conforme visto nas aulas anteriores, cada sacramento possui matéria e forma específicas. O Catecismo da Igreja Católica, para o sacramento da Ordem, ensina que:

O rito essencial do sacramento Ordem consta, para os três graus, da imposição das mãos pelo Bispo sobre a cabeça do ordenando e da oração consagratória específica, que pede a Deus a efusão do Espírito Santo e de seus dons apropriados ao ministério para o qual o candidato é ordenado. (1573)

Logo, a matéria é a imposição das mãos do Bispo sobre a cabeça do ordenando e a forma é a oração consagratória que foi fixada pelo Papa Pio XII e continua em vigor até os dias atuais, em que pese a reforma do rito promovido pelo Concílio Vaticano II.

Como sucessor dos Apóstolos, é o Bispo quem pode conferir o sacramento da Ordem. O Catecismo é bastante claro nesse sentido:

Como o sacramento da Ordem é o sacramento do ministério apostólico, cabe aos Bispos, como sucessores dos apóstolos, transmitir o "dom espiritual", "a semente apostólica". Os Bispos validamente ordenados, isto é, que estão na linha da sucessão apostólica, conferem validamente os três graus do sacramento da ordem. (1576)

Para...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos