CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
748

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João 
(Jo 14, 1-6)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim. Há muitos lugares na casa de meu Pai. Se não fosse assim, eu vos teria dito, porque vou preparar um lugar para vós. E depois que eu me for e vos tiver preparado o lugar, virei outra vez e vos levarei comigo. Assim, onde eu estiver, vós estareis também. Sabeis o caminho do lugar aonde vou”. Tomé lhe disse: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como poderíamos, então, conhecer o caminho?” Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.

Continuamos a leitura dos capítulos do Evangelho de São João que dizem respeito à Última Ceia. Nela, Jesus está fazendo uma espécie de despedida, pois logo irá para o Pai e preparará um lugar para nós no Céu. 

“Senhor, não sabemos para onde vais. Como poderíamos, então, conhecer o caminho?” (Jo 14, 5). A pergunta de Tomé dá ocasião para Jesus explicitar que Ele não somente nos precede e vai nos preparar um lugar no Céu para gozarmos da felicidade eterna do Pai, do Filho e do Espírito Santo, mas também que Ele será sempre o Caminho que nos leva a essa bem-aventurança. 

A história da humanidade terá um fim e Cristo irá entregar ao Pai toda a Criação. Então, chegará o momento em que nós, se levarmos uma vida correta e santa, iremos nos unir definitivamente a Deus. É isso que o Apocalipse chama de “núpcias do Cordeiro”, ou seja, o casamento entre Deus e a humanidade redimida, união esta que ocorre por meio da humanidade de Cristo.

Jesus é o vínculo que nos une ao Pai; o meio pelo qual nós nos encaixamos no projeto extraordinário de vivermos a felicidade de Deus. Além disso, enquanto o mundo existir, Ele será sempre o nosso Caminho. Santo Agostinho disse: “Aquele que te criou sem ti, não quer te salvar sem ti”, ou seja, precisamos fazer nossa parte e “colaborar” com a ação de Deus. 

Mas o que significa dizer que Jesus é o Caminho? Primeiro, quer dizer que Jesus é Aquele ao qual devemos estar unidos, e essa união ocorre através do Batismo, da fé e da frequência nos sacramentos, sobretudo a Eucaristia e a Confissão. Além disso, também significa dizer que Ele é o modelo que nós precisamos imitar e ao qual devemos nos configurar para que, dentro de nós, vá sendo gerado o Cristo. Sim, porque  é sendo membros do Corpo místico de Cristo e nos comportando como Ele que temos a chance de entrarmos na glória e na felicidade do Céu. 

Portanto, devemos procurar ser como Cristo, imitando-o em suas atitudes. Assim, Ele tocará nosso coração e nos transformará cada vez mais em um membro do seu Corpo místico, sendo nosso Caminho para a vida eterna.

O que achou desse conteúdo?

7
48
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos