CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
337

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 11, 14-23)

Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”.

No Evangelho de hoje, a luta entre Jesus e Satanás fica claríssima. É interessante observarmos o Evangelho para ver as estratégias de Satanás para nos fazer perder a fé.

Quando Jesus expulsa os demônios de um homem, as pessoas começam a crer e a ficar admiradas; e o demônio, desesperado, pensa em como fará para que as pessoas parem de crer em Deus. 

Uma das artimanhas do demônio é fazer com que as pessoas peçam um sinal, uma prova para crer. Porém, se pedimos uma prova, não é porque queremos crer, e sim ver. Desse jeito, nunca teremos fé. Com essas palavras, percebemos que a primeira coisa que o demônio faz nas pessoas é suscitar a dúvida.

Existem outras pessoas que, assim como os fariseus, não estão mais duvidando, pois já têm a certeza de que Jesus não é Deus e, justamente por isso, entram num estado de oposição aberta a Cristo. Os fariseus acusam Jesus de ter um poder que vem do diabo, mas, ao fazerem isso, eles mesmos estão se deixando mover pelo diabo.

Na história de Adão e Eva, o diabo diz que Deus está mentindo e que eles não morreriam se comessem do fruto proibido. Ou seja, o demônio está chamando Deus de mentiroso enquanto ele próprio é o “pai da mentira”. 

Portanto, temos três grupos: o de quem acredita; o de quem está em dúvida, querendo provas; e o de quem não crê e se opõe abertamente a Jesus, criando artifícios e argumentos mentirosos.

Portanto, se estivermos sendo tentados a não ter fé, exigindo de Deus provas para crer, devemos de imediato fugir. Existem dois tipos de tentação que não devemos enfrentar: as tentações sexuais e as tentações contra a fé. Quando vier um pensamento ruim, pensemos em outra coisa; não argumentemos com o diabo. Os padres espirituais nos ensinam a combater assim esse tipo de tentação. 

Por isso, peçamos a Deus a graça de sempre conservar nossa fé e de nunca sermos levados pelas tentações do demônio, para assim obtermos a salvação eterna.

O que achou desse conteúdo?

3
37
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos