CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Catequese para Adultos

O que é a comunhão dos santos?

Formamos em Cristo um só Corpo, como membros de um único organismo, na íntima comunhão de bens que existe na Igreja.

Nesta aula, Padre Paulo Ricardo explica, em continuidade com o que estudamos até agora a respeito da Igreja, o que é o dogma da comunhão dos santos, quais são os bens que nela se compartilham e quem são os diversos sujeitos que dela fazem parte.

24

À fé que professamos na Santa Igreja Católica está intimamente vinculado o dogma da comunhão dos santos, presente no Símbolo apostólico, reconhecido pela Tradição e fundamentado nas Escrituras, conforme o que diz S. Paulo: “Nós, embora sejamos muitos, formamos um só Corpo em Cristo, e cada um de nós é membro um do outro” (Rm 12, 5) [1]. De fato, visto que a Igreja é o Corpo místico de Nosso Senhor, todos os que a Ele estão unidos se beneficiam mutuamente, pois a saúde de um membro concorre para o bem dos outros e, por conseguinte, do organismo inteiro.

Podemos definir a comunhão dos santos como a “instituição divina pela qual todos os santos que estão no céu, todos os justos que estão no Purgatório e todos os filhos da Igreja que estão na terra formam uma única e grande família, cujo chefe é Jesus Cristo, e participam de todos os bens espirituais que lhes são comuns” [2]. Esta comunhão entre os diversos membros de Cristo se estende, portanto, aos membros da chamada Igreja triunfante (os santos do paraíso), da Igreja padecente (as almas do Purgatório) e da Igreja militante (os fiéis da terra).

É preciso ter em mente, contudo, que o membro principal e originário...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos