CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
O que é o Matrimônio?

Unidade e indissolubilidade do Matrimônio

Ao se unirem em santo matrimônio, homem e mulher passam a formar uma só carne, tornam-se membros de um só corpo. É por isso que o casamento, segundo o projeto de Deus, é uno e indissolúvel. Um corpo com várias cabeças e pés seria um monstro, e sem os braços ou as pernas estaria incompleto.

Unidade e indissolubilidade são, portanto, duas propriedades essenciais de todo matrimônio, que, se assumidas com generosidade, permitem ao casal vencer o egoísmo e crescer no amor fiel, exclusivo e abnegado.

Nesta aula, você vai entender por que a moral cristã rejeita o divórcio e convida os casados a viverem a fidelidade que Cristo tem à sua Igreja.

23

No capítulo 19 do Evangelho segundo S. Mateus, um grupo de fariseus pergunta a Nosso Senhor se é lícito dispensar a mulher com uma carta de divórcio. A resposta de Cristo é mais do que reveladora. O divórcio, embora tenha sido permitido no Antigo Testamento devido à “dureza de coração” do povo escolhido, não faz parte do desígnio originário de Deus para a família humana. “No princípio”, ou seja, antes da queda de nossos primeiros pais e da consequente introdução do pecado no mundo, a união entre homem e mulher devia ser única e indissolúvel, isto é, de um com uma para sempre.

Jesus aproveita a ocasião desta resposta para elevar o casamento à dignidade de sacramento da Nova Aliança e, dessa forma, resgatar na sua integridade o que sempre foi o projeto divino para o matrimônio. A família cristã, portanto, é sinal visível daquela unidade e indissolubilidade que Deus quer ver realizadas em toda união matrimonial. Vejamos um pouco mais de perto em que consistem essas duas propriedades do casamento cristão.

A unidade se opõe à chamada poligamia, em todas as suas formas, seja como poliginia, seja como poliandria, seja enfim como “união livre” e indiscriminada entre...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos