CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

Participe do nosso aniversário!

  • O aniversário é nosso, mas o presente é seu. Confira as ofertas:
  • Inscreva-se com 40% de desconto no plano anual;
  • Oportunidade de assinatura vitalícia. Um único pagamento para estudar conosco para sempre.
Assine agora
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto do episódio
556

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João 
(Jo 15, 26–16, 4a)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.

E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. Eu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”.

Hoje, finalizando o capítulo 15 do Evangelho de São João, já voltamos nossos olhos de forma mais direta para a vinda do Espírito Santo, já que Pentecostes está às portas.

Na sequência, o capítulo 16 do Evangelho de São João nos fala da promessa de Jesus, pela qual Ele disse que nos mandaria um Defensor, um Paráclito. Geralmente, nós traduzimos Paráclito por “o Consolador” ou “o Advogado” sem saber o motivo de o Espírito Santo ser chamado assim. 

Entretanto, o Evangelho de hoje mostra claramente a razão de Ele ter esse título. Jesus está na Última Ceia com seus Apóstolos e já sabe que será acusado injustamente e condenado à morte. Porém, Ele também tem conhecimento de que muitos seguirão seus passos, chegando até a anunciar no capítulo 15: “Odiaram a mim, odiarão também a vós”. Logo, esta é a consequência: sendo amados e eleitos por Deus, o mundo nos perseguirá. 

Jesus, assim como foi enviado ao mundo para nos salvar, também nos envia para darmos a vida e sermos instrumento de salvação. Contudo, Ele não nos deixa sozinhos nesta missão; Ele nos dá o Espírito Santo: “Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que procede do Pai, Ele dará testemunho de mim”. Então, na verdade de Cristo que brilha dentro de nós e nos atos de fé e de caridade no qual vamos crescendo, lembremos do que Jesus disse: “Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus”. 

Somos chamados a estar juntos de Jesus por sermos membros de seu Corpo, ramos da mesma Videira. Desse modo, fazemos parte do amor eterno de Deus. No entanto, não temos forças para realizar isso sozinhos, e é por esse motivo que o Espírito Santo foi enviado a nós. 

Aqui está a beleza do Espírito Santo. Deus quer, respondendo a cada oração simples e humilde, enviar o Paráclito, que toca a nossa inteligência, iluminando-nos, tocando a nossa vontade e convidando-nos a amar. Dessa forma, cresceremos espiritualmente, e o Espírito da Verdade, agindo em nossos corações, irá nos conduzir à mesma glória de Jesus.

O que achou desse conteúdo?

5
56
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos