Reverendíssimo Padre Paulo Ricardo,

Há pouco mais de um ano, por ocasião da memória litúrgica de São Felipe Neri, o senhor nos presenteou com uma aula a respeito desse santo. Dentre os seus ensinamentos, um de que o senhor fez questão de recordar foi este: "preferir o paraíso". Esse foi o grande testamento espiritual deixado por São Felipe Neri à Igreja. E hoje, Padre, data de seu 21º ano de ordenação sacerdotal, vemos com clareza o quanto essa máxima do "profeta da alegria" está enraizada em sua vida espiritual e apostólica.

Desde o início do site, o senhor nos exorta: "Christo Nihil Praeponere", a nada dar mais valor do que a Cristo. Com o senhor, Padre Paulo Ricardo, aprendemos o preço da fidelidade e a não ter medo de perder "a vida, a fortuna e a própria honra" por ela. Aprendemos que diante da tentação, ou o homem sai mártir ou sai idólatra. Que precisamos nos esforçar para entrar pela porta estreita. Compreendemos o valor inestimável da Santa Missa e da recitação do Rosário. Entendemos que somos um corpo, cuja cabeça é o próprio Cristo, e que esse corpo é a continuação da encarnação do Verbo na história da humanidade. Descobrimos que a nada podemos temer a não ser o rompimento da amizade com Deus. Ele que, através do ícone apresentado no site, perscruta o íntimo de nosso coração todos os dias com aquele olhar severo que nos envergonha e com aquele olhar misericordioso que nos acalenta.

Somos obrigados ao senhor, Padre Paulo Ricardo. Somos gratos pelo seu ministério, pela sua humildade, perseverança, dedicação e fidelidade. Sabemos de suas lutas, sabemos de suas dificuldades e sabemos também de suas alegrias. E saiba, não somos alheios a nenhuma delas. Rimos quando o senhor ri, choramos quando o senhor chora, rezamos quando o senhor reza e nos santificamos quando o senhor se santifica. A santidade do rebanho depende da santidade do pastor. Por isso, como não lhe agradecer pelo piedoso pastoreio que exerce sobre nós, nestes tempos de adversidade? Somos gratos, Padre, pois com o senhor aprendemos o que significa amar a Cristo sobre todas as coisas. Aprendemos que apesar de toda angústia, perseguição, martírio e dificuldade, as portas do inferno não prevalecerão.

Obrigado, Padre Paulo Ricardo, por nos ensinar a "preferir o paraíso". Que o senhor possa viver o ministério sacerdotal ad multos annos.

São os mais sinceros votos de seus amigos, alunos e, sobretudo, filhos espirituais.

Deus lhe pague!

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos