CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo gratuito
Fazer inscrição
Faça a sua inscrição
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Credo Apostólico

O Catecismo da Igreja Católica

No ano de 2012 foram comemoradas duas datas importantes: os vinte anos de publicação do Catecismo da Igreja Católica e os cinquenta anos do início do Concílio Vaticano II. O papa Bento XVI proclamou o Ano da Fé que se iniciou em outubro de 2012 e se encerrará na Festa de Cristo Rei em 2013. Este curso é uma resposta ao pedido feito por ele.

929

Desde que foi promulgado, o Concílio Vaticano II tem suscitado dois tipos de hermenêuticas: a de continuidade, na qual ele é lido em consonância com os concílios que o precederam, não propondo uma "nova" Igreja, mas reforçando o que sempre fora ensinado, trazendo apenas uma nova roupagem de modo a atingir o homem hodierno. E a de ruptura, cujo nome já diz, propõe uma Igreja "pós-conciliar", que rompe com o que sempre foi ensinado por ela.

O Papa Bento XVI propõe a hermenêutica da continuidade, que nada mais é do que interpretar o Concílio numa continuidade eclesial para dele auferir seus verdadeiros frutos. No ano 2011, o Papa Bento XVI publicou a constituição apostólica Porta fidei, lançando o Ano da Fé, na qual relembrou a hermenêutica da continuidade, dizendo:

"Sob alguns aspectos, o meu venerado Predecessor viu este Ano como uma «consequência e exigência pós-conciliar», bem ciente das graves dificuldades daquele tempo sobretudo no que se referia à profissão da verdadeira fé e da sua reta interpretação. Pareceu-me que fazer coincidir o início do Ano da Fé com o cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II poderia ser uma ocasião propícia para...
Conteúdo gratuito, inscreva-se e assista!
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos