CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Credo Apostólico

Os fiéis leigos

Após esclarecer sobre a existência de apenas duas categorias de fiéis (ordenados e não-ordenados), Padre Paulo Ricardo continua o estudo sobre a estrutura hierárquica da Igreja, no curso sobre o Catecismo da Igreja Católica.

11

Na aula anterior foi estudado o papel do clero na hierarquia da Igreja. A aula de hoje contemplará os leigos.

Antes, porém, é preciso esclarecer que existe somente duas categorias de fiéis: os ordenados e os não-ordenados. Apesar disso, existe um grupo: os religiosos. Eles vivem uma vida consagrada através dos conselhos evangélicos: pobreza, castidade e obediência, e podem pertencer a um dos dois grupos mencionados, pois existem religiosos que são clérigos e religiosos leigos.

Esse esclarecimento é necessário porque, de uma forma geral, a linguagem comum, não técnica, refere-se à três categorias (ordenado, religioso e leigo), contudo, essa linguagem não reflete a realidade, pois, na verdade, não existem três categorias, mas tão-somente duas, conforme visto acima. Apesar da linguagem comum não ser a mais adequada, tanto o Catecismo como o Concílio Vaticano II adotaram-na.

O Código de Direito Canônico, por sua vez, privilegia a linguagem técnica e diz no Cânon 207:

Cân. 207 — § l. Por instituição divina, entre os fiéis existem os ministros sagrados, que no direito se chamam também clérigos; os outros fiéis também se designam por leigos.§ 2. De...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos