CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
O Namoro Cristão

Namoro entre católico e protestante: dá certo?

Divergências religiosas pesam muito mais que uma rivalidade entre times de futebol, especialmente num relacionamento destinado a durar por toda a vida. Por isso, vale a pena ouvir os conselhos que a Igreja sempre deu a esse respeito!

15

Logo de início, é preciso deixar claro que a Igreja desaconselha enormemente este tipo de casamento, entre um católico e uma pessoa não-católica. Eis a primeira atitude da Igreja.

Se um de seus filhos, no entanto, insiste em prosseguir com um relacionamento assim, ela estabelece alguns requisitos mínimos para que o sacramento do Matrimônio seja válido nessas circunstâncias. Por exemplo, a parte católica deve comprometer-se, entre outras coisas, a manter viva a sua fé e a educar os filhos na fé católica.

Essas considerações são sobre o casamento. No que se refere especificamente ao namoro, podemos dizer o seguinte: se a pessoa tem outra fé, o melhor é que ela se converta e se torne católica. Essa orientação é importante porque dificilmente o casamento entre um católico e um protestante, por exemplo, irá prosperar; sempre haverá atritos quanto à fé e isso irá desgastar profundamente o relacionamento entre os dois.

Vejamos alguns cenários:

Primeiro cenário: se os cônjuges, um católico e outro protestante, são muito devotos, acontecerá uma verdadeira guerra dentro de casa, pois nenhum dos dois cederá. Haverá sim elementos em comum (ambos, por exemplo,...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos