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Por que tenho que contar os meus pecados a um padre?
Doutrina

Por que tenho que contar os
meus pecados a um padre?

Por que tenho que contar os meus pecados a um padre?

Muitas vezes, a recusa em buscar o sacramento da Confissão nasce de um escândalo tipicamente protestante: certas pessoas não se conformam com o fato de que Deus usa instrumentos humanos para redimir a humanidade.

Equipe Christo Nihil Praeponere21 de Setembro de 2015Tempo de leitura: 3 minutos
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Algumas das objeções que são feitas para não recorrer ao sacramento da Penitência consistem em dizer que "não é necessário contar nossos defeitos para outro pecador" ou que "basta confessar os próprios pecados diretamente para Deus".

Essa recusa em buscar a Confissão nasce de um escândalo tipicamente protestante. Certas pessoas não se conformam com o fato de que Deus usa instrumentos humanos para redimir a humanidade: usou Maria para trazer o Seu Filho ao mundo; usou os Apóstolos para transmitir Seus ensinamentos às nações; e, ainda hoje, usa as mãos dos bispos e sacerdotes – que são os sucessores dos Doze – para trazer a Sua presença e o Seu perdão aos fiéis. Impossível não recordar as passagens dos Evangelhos em que Jesus perdoava os pecados às pessoas, e os escribas, desconfiados, pensavam que Ele blasfemava. Formados na ciência das Escrituras, estes sabiam bem que só Deus podia perdoar os pecados. Ao mesmo tempo, porém, ignoravam não só a divindade de Jesus, como não aceitavam que Ele pudesse conceder o poder do perdão também aos seres humanos (cf. Mt 9, 8).

Foi justamente o que fez Nosso Senhor quando, depois da ressurreição, reunidos os Doze, disse-lhes: "Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, serão perdoados; a quem os retiverdes, lhes serão retidos" ( Jo 20, 23). Com isso, Ele confirmava o poder das chaves, dado aos Apóstolos (cf. Mt 28, 16-20), deixando bem claro que "a reconciliação com a Igreja é inseparável da reconciliação com Deus" [1].

É o que diz um belo sermão, que consta num recente Ofício das Leituras, de autoria do bem-aventurado Isaac, abade do mosteiro de Stela [2]. Na Liturgia das Horas, o texto do século XI leva um título sugestivo: Cristo não quer perdoar nada sem a Igreja. O raciocínio desse escritor eclesiástico é bem simples: "Pertence somente a Deus perdoar os pecados", ele escreve. "Mas, tendo desposado o onipotente a fraqueza, o excelso, a humildade, da escrava fez uma rainha; aquela que estava atrás, a seus pés, colocou-a a seu lado".

Tratando Cristo e a Igreja sob a perspectiva da união que existe entre eles – e que São Paulo denomina como um "grande mistério" ( Ef 5, 32) –, o abade Isaac aplica a este "matrimônio" as palavras de Cristo: "O que Deus uniu o homem não separe" (Mt 19, 6), e conclui:

"Portanto, sem Cristo nada pode a Igreja perdoar; nada quer Cristo perdoar sem a Igreja. A Igreja não pode perdoar a não ser ao penitente, isto é, àquele a quem Cristo tocou. Cristo não quer ter por perdoado aquele que despreza a Igreja. (...) Não queiras, pois, tirar do corpo a cabeça, de forma que em parte alguma haja o Cristo total: nem em parte alguma, o Cristo total sem a Igreja nem a Igreja toda sem Cristo em parte alguma. Pois Cristo completo e íntegro, entende-se cabeça e corpo, por isto diz: Ninguém subiu ao céu a não ser o Filho do homem que está no céu (Jo 3, 13). É este o único homem que perdoa os pecados."

Note-se a precisão das palavras: a Igreja não pode ( nihil potest) perdoar sem Cristo; Jesus, ao contrário, sendo Deus, até pode perdoar sem a Igreja, mas não quer (nihil vult) fazer isso. Ninguém põe em discussão que Deus tem potestade para salvar como quer; nenhum católico questiona o fato de que Ele pode perdoar os pecados como bem entende. Porém, quando mandou o Seu Filho ao mundo desposando a miserável carne humana, Ele a escolheu como instrumento de redenção; quando concedeu aos Seus discípulos o "ministério da reconciliação" (2 Cor 5, 18), quis que a remissão dos pecados fosse concedida aos homens pelas mãos frágeis e humanas dos padres da Igreja.

Assim como no tempo de Cristo, nenhum homem tem poder para perdoar os pecados. Quando os sacerdotes católicos repetem, em toda Confissão: "Eu te absolvo dos teus pecados, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo", eles agem " in persona ipsius Christi – na pessoa do próprio Cristo". Nas mãos sacerdotais que traçam sobre nós o sinal da cruz, estão as próprias mãos chagadas do Redentor, apagando os nossos pecados e ressuscitando as nossas almas.

Cristo está vivo e atuante na Sua Igreja. Não queiramos separar o que Ele uniu. Aproximemo-nos com confiança do sacramento da Confissão – atendendo ao pedido do Papa Francisco – e recebamos a alegria do perdão e a paz da consciência!

Referências

  1. Catecismo da Igreja Católica, § 1445.
  2. Cf. Sermo 11 (PL 194, 1728-1729).

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O corpo incorrupto de Santa Bernadete de Lourdes
Santos & Mártires

O corpo incorrupto de
Santa Bernadete de Lourdes

O corpo incorrupto de Santa Bernadete de Lourdes

Basta observar o corpo intacto de Bernadete Soubirous, em seu relicário, para ter diante de si todos os eventos extraordinários de Lourdes. Aí, de alguma forma, essa vidente de Nossa Senhora está viva. E suas mensagens ressoam com a mesma clareza daqueles dias...

Pe. Andre RavierTradução: Equipe Christo Nihil Praeponere16 de Abril de 2021Tempo de leitura: 16 minutos
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Em 1925, camadas muito finas de cera foram colocadas sobre o rosto e as mãos do corpo de Santa Bernadete, a fim de disfarçar-lhe os olhos e o nariz fundos, bem como o tom enegrecido do rosto e das mãos [1]. Mas durante a primeira exumação do corpo, em 1909, o rosto de Bernadete era de um “branco opaco”, não era ainda possível ver profundidade em seus olhos e ela tinha as mãos “perfeitamente intactas”. Só o nariz se encontrava já “dilatado e cheio de rugas”. Bernadete — ou Irmã Marie-Bernard, como era conhecida dentro de seu convento — morrera a 16 de abril de 1879, com 35 anos, na Enfermaria Santa Cruz do Convento de São Gildard, sem que seu corpo fosse embalsamado ou tratado de forma especial.

Nascida em uma família humilde que pouco a pouco caiu na extrema miséria, Bernadete sempre foi uma criança frágil. Desde a mais tenra idade sofria com problemas digestivos e, em 1855, depois de escapar de uma epidemia de cólera, passou a sofrer dolorosos ataques de asma. A má saúde quase lhe custou, de maneira definitiva, o ingresso na vida religiosa. Instada por monsenhor Forcade a aceitar Bernadete, a madre Louise Ferrand, superiora das Irmãs de Nevers, respondeu: “Monsenhor, ela será um pilar de nossa enfermaria.”

Santa Bernadete, em fotografia de 1861 ou 1862.

Por pelo menos três vezes ao longo de sua curta existência Bernadete recebeu os últimos sacramentos. Além da asma, ela foi gradualmente acometida por outras doenças, entre as quais uma tuberculose nos pulmões e um tumor tuberculoso no joelho direito. Na manhã de quarta-feira, dia 16 de abril de 1879, sua dor piorou muito. Pouco depois das 11h, sentindo-se quase asfixiada, Bernadete foi levada para uma poltrona, onde se sentou com os pés sobre um escabelo, em frente a uma lareira ardente. Ela morreu por volta das 15h15min. 

As autoridades civis permitiram que seu corpo ficasse exposto para veneração pública até o sábado, 19 de abril, quando ele foi finalmente “depositado em uma urna funerária de chumbo e de carvalho, selada na presença de testemunhas que assinaram um registro dos eventos”. Entre as testemunhas se encontrava “o juiz de paz Devraine e os agentes policiais Saget e Moyen”. 

As Irmãs de São Gildard, com o apoio do bispo de Nevers, solicitaram permissão às autoridades para sepultar o corpo de Bernadete em uma pequena capela dedicada a São José, no interior do convento em que viviam. A permissão foi concedida em 25 de abril de 1879 e, no dia 30 seguinte, a prefeitura local aprovou a escolha do lugar para o enterro. Imediatamente eles começaram a preparar o túmulo e, em 30 de maio de 1879, com uma cerimônia bastante simples, a urna de Bernadete foi finalmente transferida para a cripta da capela.

Primeira exumação, 22 de setembro de 1909. — No outono de 1909, estava completo o trabalho da comissão episcopal de investigar a reputação de Bernadete quanto à santidade, virtudes e milagres com vistas à canonização. O próximo passo era a primeira “identificação do corpo”, como era chamada, que envolvia tanto a identificação de acordo com a lei civil e canônica quanto a verificação do estado do cadáver.

O corpo foi exumado pela primeira vez numa quarta-feira, 22 de setembro de 1909. Os registros oficiais, que se mantêm nos arquivos de Saint Gildard, tornam possível acompanhar quase que passo a passo os procedimentos de identificação. 

O monsenhor Gauthey, bispo de Nevers, e o tribunal eclesiástico adentraram a capela principal do convento às 8h30min da manhã. Uma mesa foi posta na entrada do santuário, e sobre ela os santos Evangelhos. Uma por uma, as três testemunhas (o Abade Perreau, a madre superiora da Ordem, Marie-Josephine Forestier, e sua representante), os médicos (drs. Jourdan e David), os pedreiros Gavillon e Boue e os carpinteiros Cognet e Mary juraram dizer a verdade. 

O grupo se dirigiu então para o interior da capela. O prefeito e o vice-prefeito fizeram questão de cumprir eles mesmos as formalidades legais da ocasião. Assim que a pedra foi levantada do jazigo, o caixão ficou imediatamente visível. Ele foi carregado para uma sala devidamente preparada para isso e colocado sobre dois cavaletes cobertos por um tecido. A um lado se encontrava uma mesa coberta com um pano branco. O corpo — ou, se fosse o caso, os ossos — de Bernadete devia ser colocado sobre ela. 

A urna de madeira foi desparafusada e a de chumbo aberta, revelando o corpo de Bernadete em estado de perfeita conservação. Não havia sequer traço de mau cheiro. As irmãs que a haviam enterrado trinta anos antes notaram apenas que suas mãos haviam caído levemente para a esquerda. Mas as palavras do cirurgião e do médico, pronunciadas sob juramento, falam por si mesmas: 

O caixão foi aberto na presença do bispo de Nevers, do prefeito da cidade, de seu principal sucessor, de vários canonistas, bem como de nós mesmos. Não notamos nenhum mau cheiro. O corpo se encontrava vestido com o hábito da Ordem à qual pertencia Bernadete. O hábito estava úmido. Apenas o rosto, as mãos e os antebraços estavam descobertos.

A cabeça estava inclinada para a esquerda. O rosto era de um branco opaco. A pele estava grudada nos músculos e estes aderiram aos ossos. As órbitas oculares estavam cobertas pelas pálpebras. As sobrancelhas estavam retas na pele e grudadas às arcadas acima dos olhos. Os cílios da pálpebra direita estavam presos à pele. O nariz estava dilatado e enrugado. A boca se encontrava levemente aberta e era possível ver os dentes ainda no lugar. As mãos, cruzadas sobre o seu peito, estavam perfeitamente preservadas, bem como as unhas. As mãos ainda seguravam um rosário enferrujado. Chamavam atenção as veias nos antebraços.

Como as mãos, os pés estavam enrugados e as unhas dos pés ainda estavam intactas (uma delas foi arrancada quando o cadáver foi lavado). Quando os hábitos foram removidos e o véu foi levantado da cabeça, era possível ver o todo do corpo emurchecido, rígido e esticado em cada membro.

Verificou-se que o cabelo, que havia sido cortado curto, estava preso à cabeça e ainda ligado ao crânio; que as orelhas estavam em um estado de perfeita conservação; e que o lado esquerdo do corpo achava-se levemente mais alto que o direito do quadril para cima.

O estômago cedeu e estava esticado, como o resto do corpo. Ele parecia um papelão quando atingido.

O joelho esquerdo não era tão grande quanto o esquerdo. Sobressaíam-se as costelas, bem como os músculos nos membros.

Achava-se tão rígido o corpo, a ponto de ser possível virá-lo e revirá-lo para ser lavado.

As partes inferiores do corpo haviam se tornado levemente enegrecidas. Isso parece ter sido resultado do carbono, do qual grandes quantidades foram encontradas no caixão.

Como prova de tudo isso, redigimos devidamente a presente declaração, na qual tudo está registrado com veracidade.

Nevers, 22 de setembro de 1909.

Drs. Ch. David, A. Jourdan.

As religiosas procederam à lavagem do corpo e depositaram-no em um novo caixão forrado com zinco e acolchoado com seda branca. Nas poucas horas em que ficou exposto ao ar, o corpo havia começado a enegrecer. O duplo caixão foi fechado, soldado, parafusado e lacrado com sete selos. 

Os trabalhadores mais uma vez colocaram o corpo de Bernadete na sepultura. Eram 17h30min quando todo o processo havia terminado. 

O fato de o corpo de Bernadete ter-se encontrado em estado de perfeita conservação não necessariamente é milagroso. Sabe-se que cadáveres se decompõem menos em certos tipos de solo e gradualmente se mumificam. Deve-se notar, no entanto, que no caso de Bernadete esse estado de mumificação é bastante surpreendente. Suas enfermidades e o estado de seu corpo quando morreu, a umidade na sepultura da capela de São José (seu hábito estava úmido, o rosário oxidado e o crucifixo esverdeado), tudo aparentemente devia conduzir à desintegração de sua carne. Deveríamos alegrar-nos, portanto, de que Bernadete se tenha beneficiado de um fenômeno biológico tão raro. Mas não se trata de um “milagre” no sentido estrito da palavra.

Segunda exumação, 3 de abril de 1919. — Em 13 de agosto de 1913, o Papa Pio X, em consequência de uma decisão da Congregação dos Ritos, autorizou a introdução da causa de beatificação e canonização de Bernadete Soubirous e assinou o decreto de venerabilidade. A guerra estourou e tornou-se impossível retomar o caso novamente de maneira imediata, o que só se deu em 1918, quando já era bispo de Nevers o monsenhor Chatelus. Isso tornou necessária outra identificação do corpo da agora Venerável Bernadete. Pediu-se aos drs. Talon e Comte que procedessem ao exame, que se deu em 3 de abril de 1919, na presença do bispo de Nevers, do comissário de polícia, dos representantes municipais e dos membros do tribunal eclesiástico. 

Tudo se encontrava do mesmo modo quando da primeira exumação. Fizeram-se os devidos juramentos, abriu-se a sepultura, o corpo foi transferido para um novo caixão e enterrado novamente, tudo em atenção à lei canônica e à lei civil. Depois de examinarem o corpo, os médicos se retiraram sozinhos para salas separadas a fim de escreverem seus registros pessoais, sem que pudessem consultar os relatórios um do outro. 

Os dois relatórios coincidiam perfeitamente entre si e também com o relatório de 1909 dos doutores Jourdan e David. Só havia um novo elemento relativo ao estado do corpo: a presença de “manchas de mofo e de uma camada de sal, que parecia ser de cálcio”, e que provavelmente fora resultado da primeira lavagem do corpo, quando da primeira exumação. Citamos a seguir apenas as primeiras linhas do relatório do dr. Comte: 

Quando o caixão foi aberto, o corpo aparentava estar absolutamente intacto e desprovido de mau odor. (Dr. Talon foi mais específico: “Não havia cheiro algum de putrefação e nenhum dos presentes experimentou qualquer desconforto.”) O corpo está praticamente mumificado, coberto com manchas de mofo e notáveis camadas salinas, que parecem ser de cálcio. O esqueleto está completo e seria possível transportá-lo para uma mesa sem qualquer dificuldade. A pele desapareceu em alguns lugares, mas ainda está presente na maior parte do corpo. Algumas das veias ainda estão visíveis.

Às 17h daquele dia o corpo foi enterrado de novo na capela de São José, na presença do bispo, da madre Forestier e do comissário de polícia. 

Terceira exumação, 18 de abril de 1925. — Em 18 de novembro de 1923, o Papa reconheceu a autenticidade das virtudes de Bernadete e estava aberto o caminho para sua beatificação.

Uma terceira e última identificação do corpo era requerida para a sua declaração como beata. As relíquias, que teriam como destino Roma, Lourdes e casas da Ordem, seriam retiradas durante essa exumação.

Os drs. Talon e Comte foram novamente requisitados para examinar o corpo, e seria o dr. Comte, cirurgião, a remover-lhe as relíquias.

A cerimônia se deu em 18 de abril de 1925, quarenta e seis anos e dois dias após a morte de Bernadete. Realizou-se privadamente, como a lei canônica exige que aconteça quando a beatificação ainda não foi declarada. Estavam presentes as religiosas da comunidade, o bispo, os vigários gerais, o tribunal eclesiástico, duas testemunhas “instrumentais”, os dois médicos, o comissário de polícia Mabille e, representando as autoridades municipais, Leon Bruneton.

Às 8h30min, na capela do convento, os dois médicos, cujo trabalho era examinar o corpo para a identificação oficial, e os pedreiros e carpinteiros que deveriam abrir o jazigo e tirar o caixão fizeram os juramentos de rotina sobre os Evangelhos.

“Eu juro e prometo fielmente desempenhar o encargo que me foi designado”, declararam os médicos, “e dizer a verdade nas respostas que der às questões que me forem colocadas e nas declarações escritas sobre o exame do corpo da Venerável Serva de Deus, Irmã Marie-Bernard Soubirous, e na retirada de suas relíquias. Isto prometo e faço voto de cumprir. Ajudem-me Deus e os santos Evangelhos.” Cada um dos operários também fez um juramento: “Com minha mão sobre os Evangelhos de Deus eu juro e prometo fielmente desempenhar o encargo que me foi designado. Ajudem-me Deus e os santos Evangelhos.”

O grupo, então, buscou o caixão de Bernadete na capela de São José em procissão e conduziu-o à capela de Santa Helena.

A seguir algumas passagens do relatório do dr. Comte: 

A pedido do bispo de Nevers, separei e removi a seção posterior da quinta e sexta costelas direitas como relíquias; notei que havia uma massa resistente e dura no tórax, que era o fígado coberto pelo diafragma. Também retirei um pedaço do diafragma e do fígado embaixo dele como relíquias, e posso afirmar que esse órgão estava em um estado notável de preservação. Também removi os dois ossos da patela aos quais a pele estava ligada e os quais estavam cobertos com mais matéria de cálcio aderente.

Por fim, removi os fragmentos musculares direitos e esquerdos da parte externa das coxas. Também esses músculos se encontravam em ótimo estado de preservação e não pareciam estar minimamente putrefeitos

A partir dessa verificação concluí que o corpo da Venerável Bernadete está intacto; o esqueleto, completo; os músculos, apesar de atrofiados, estão bem preservados; só a pele, que murchou, parece ter sofrido os efeitos da umidade no caixão. Ela assumiu uma cor cinzenta e está coberta com manchas de mofo e um número considerável de cristais e sais de cálcio; mas o corpo não parece ter-se putrefeito, nem se verificou qualquer decomposição do cadáver, ainda que isso fosse o normal a se esperar depois de um período tão longo dentro de uma vala escavada na terra.

Três anos depois, em 1928, o dr. Comte publicou um “relatório sobre a exumação da Beata Bernadete” na segunda edição do Bulletin de l’Association medical de Notre-Dame de Lourdes, onde escreveu: 

Eu gostaria de ter aberto o lado esquerdo do tórax para retirar as costelas como relíquias e, então, remover o coração, cuja preservação estou certo de que aconteceu. No entanto, o tronco estava levemente apoiado sobre o braço esquerdo, e teria sido bastante difícil tentar chegar ao coração sem causar muitos danos perceptíveis ao corpo. Como a madre superiora exprimiu o desejo de que o coração da santa fosse mantido com o restante do corpo, e o bispo não insistiu, desisti da ideia de abrir o lado esquerdo do tórax e contentei-me em remover as duas costelas direitas, que estavam mais acessíveis.

O cirurgião ficou particularmente impressionado com o estado de preservação do fígado:

O que me impressionou durante a verificação, é claro, foi o estado de perfeita preservação do esqueleto, dos tecidos fibrosos dos músculos (ainda firmes e flexíveis), dos ligamentos e da pele e, sobretudo, a condição totalmente inesperada do fígado depois de 46 anos. O normal seria que esse órgão, basicamente macio e com tendência a se desintegrar, tivesse se decomposto bem rapidamente ou se enrijecesse e assumisse uma consistência calcária. Apesar disso, quando cortado, ele se encontrava macio e com a consistência praticamente normal. Ressaltei isso a todos que estavam presentes, observando que aquele não parecia ser um fenômeno natural

Concluída a fase cirúrgica, o dr. Comte envolveu o corpo com ataduras, deixando livres apenas o rosto e as mãos. O corpo de Bernadete foi então colocado de volta no esquife, mas descoberto. A essa altura, uma impressão precisa da face foi moldada, a fim de que a empresa Pierre Imans, de Paris, confeccionasse uma máscara de cera clara para ela, tomando como base as impressões e algumas fotos genuínas. O temor era de que, por mais que o corpo se encontrasse mumificado, a coloração enegrecida do rosto e os olhos e o nariz encovados causassem ao público uma impressão desagradável.

Também se fizeram impressões das mãos, pelos mesmos motivos, tomando-se cuidado para não alterar de modo algum a posição delas no caixão.

O corpo foi deixado na capela de Santa Helena, mas as portas de acesso a ela foram fechadas e seladas, a fim de que ninguém entrasse. As religiosas que quisessem rezar perto do corpo de Bernadete só podiam vê-la através de uma divisória de vidro. 

Em 14 de junho de 1925, o Papa Pio XI oficialmente beatificou Bernadete. Mas, como não estivesse pronta a urna para o corpo — a qual estava sendo feita no ateliê da empresa de Armand Caillat Cateland, em Lion —, até o dia 18 de julho não foi possível colocar Bernadete em seu relicário. A cerimônia, ao chegar a data, foi bem simples. Uma vez que as autoridades eclesiásticas se certificaram de que tudo na capela de Santa Helena fora deixado como no dia 18 de abril, as religiosas vestiram o corpo de Bernadete com um novo hábito. O escultor tomou as máscaras de cera, feitas com base nas impressões, e colocou-as sobre o rosto e as mãos. Então o corpo foi trasladado numa maca branca até a sala das noviças. Cantou-se por fim o Ofício das Virgens, e o corpo foi depositado em seu relicário.

Na noite de 3 de agosto, a urna foi cerimonialmente transferida da sala das noviças até a capela do convento de São Gildard. Nos três dias subsequentes, 4, 5 e 6, rezaram-se Missas solenes em honra de Bernadete.

Foi em agosto de 1925 que se iniciaram as longas peregrinações dos amigos de Santa Bernadete. Entre eles sempre houve muitos turistas, movidos por pura curiosidade, e até céticos se unindo à multidão que reza.

O corpo de Santa Bernadete, repousando em seu relicário.

“Mas é esse realmente o corpo de Bernadete?”, eles perguntam. “Se é realmente o corpo dela, então ele não foi embalsamado?”

Respostas suficientes a essas questões encontram-se nos relatórios médicos das três exumações, todas elas realizadas sob o rigor do direito canônico e na presença de autoridades civis e eclesiásticas. Sim, é o corpo de Bernadete — intacto — que se encontra no relicário. “É como se estivesse mumificado”, para citar os médicos. Apenas algumas relíquias foram retiradas. Excelentes máscaras de cera foram colocadas sobre a face e as mãos, moldadas a partir de impressões tiradas diretamente do corpo e respaldadas por documentos fotográficos autênticos. Quem quer que viesse a contestar o estado desse corpo, por mais surpreendente que ele possa parecer, estaria questionando a sinceridade de pessoas cujo testemunho é normalmente considerado de autoridade: médicos, policiais, testemunhas juramentadas e membros do tribunal da Igreja.

Sim, esse é o corpo de Bernadete, na mesma atitude de meditação e oração em que ela viveu. É esse o rosto que se levantou dezoito vezes para avistar a “Senhora de Massabielle”; são essas as mãos que manusearam o rosário antes e durante as aparições; são esses os dedos que, ao arranhar a terra, fizeram aparecer uma milagrosa primavera; são esses os ouvidos que escutaram a mensagem e os lábios que repetiram o nome da Senhora ao padre Peyramale: “Eu sou a Imaculada Conceição”. É esse, também, o coração que carregou tão grande amor a Jesus Cristo, à Virgem Maria e aos pecadores. Basta observar esse corpo no relicário para ter diante de si todos os eventos extraordinários de Lourdes: algo da graça de Massabielle toca a alma de quem quer que o visite.

No metal ao redor do relicário encontram-se gravadas estas palavras: “A Virgem”.

Mas era necessário? Uma voz silenciosa alcança o mais profundo do nosso ser através deste corpo frágil, que parece estar absorto em Deus. Aqui Bernadete está presente. Aqui ela está rezando. Aqui está dando o seu testemunho. Ousamos dizer até: aqui, de alguma forma, Bernadete está viva. E as suas mensagens ressoam com a mesma clareza do primeiro dia: aqui Bernadete está cumprindo, dia após dia, diante de cada peregrino que a visita, a missão que a “Imaculada Conceição” lhe deu em nome de Deus. Bernadete nos lembra que Ele é Amor e não se cansa jamais de chamar-nos, a fim de que saiamos das trevas de nosso pecado para a sua Luz maravilhosa.

Notas

  1. Este texto foi baseado nos documentos presentes nos arquivos do convento de Saint Gildard, da diocese e da cidade francesa de Nevers (N.A.).

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Súplica ardente aos Santos Anjos
Oração

Súplica ardente aos Santos Anjos

Súplica ardente aos Santos Anjos

Os Santos Anjos nos foram dados por Deus como guias e protetores especiais, mas muitas vezes nos esquecemos de rezar a eles. Para este fim, pode ser de grande utilidade esta “Súplica ardente”, recomendada para situações extraordinariamente difíceis.

Equipe Christo Nihil Praeponere13 de Abril de 2021Tempo de leitura: 5 minutos
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A oração a seguir, muito propagada pela Obra dos Santos Anjos, recebeu aprovação eclesiástica do Vicariato de Roma em 6 de fevereiro de 1997, e é um auxílio poderoso em situações extraordinariamente difíceis — como são as que vivemos.

Consiste essencialmente em súplicas aos Santos Anjos, e de modo especial aos Arcanjos cujos nomes, revelados nas Sagradas Escrituras, conhecemos: São Miguel, São Gabriel e São Rafael. Que os fiéis se dirijam em prece a esses espíritos bem-aventurados, é coisa que não deve impressionar ninguém, especialmente se estamos acostumados a recitar a célebre oração do Santo Anjo. Tampouco nos deve surpreender que eles tenham recebido de Deus o encargo de nos proteger, quando a própria Escritura dá testemunho disto: “O Senhor deu uma ordem a seus anjos, para em todos os caminhos te guardarem” (Sl 90, 11) — sem falar dos incontáveis testemunhos da Tradição a esse respeito. 

Disponibilizamos abaixo, enfim, o texto dessa oração, que pode ser rezada individualmente e em dois coros. Ela também pode ser recitada a partir deste arquivo em formato .pdf.


Deus uno e trino, onipotente e eterno! Antes de suplicarmos aos vossos servos, os Santos Anjos, prostramo-nos diante de vós e vos adoramos, Pai, Filho e Espírito Santo! Bendito e louvado sejais por toda a eternidade! E que todos os anjos e homens, por vós criados, vos adorem, vos amem e vos sirvam, ó Deus santo, Deus forte, Deus imortal!
E vós, Maria, Rainha de todos os anjos, aceitai benigna as súplicas dirigidas aos vossos servos e apresentai-as junto do trono do Altíssimo — vós que sois a onipotência suplicante e medianeira das graças — a fim de obtermos graça, salvação e auxílio. Amém. 

Poderosos Santos Anjos, que por Deus nos fostes concedidos para nossa proteção e auxílio, em nome da Santíssima Trindade nós vos suplicamos:
Vinde depressa, socorrei-nos! 

Nós vos suplicamos em nome do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo:
Vinde depressa, socorrei-nos! 

Nós vos suplicamos pelo poderosíssimo nome de Jesus:
Vinde depressa, socorrei-nos! 

Nós vos suplicamos por todas as chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo:
Vinde depressa, socorrei-nos! 

Nós vos suplicamos por todos os martírios de Nosso Senhor Jesus Cristo:
Vinde depressa, socorrei-nos! 

Nós vos suplicamos pela Palavra santa de Deus:
Vinde depressa, socorrei-nos! 

Nós vos suplicamos pelo Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo:
Vinde depressa, socorrei-nos! 

Nós vos suplicamos em nome do amor que Deus tem por nós, pobres:
Vinde depressa, socorrei-nos! 

Nós vos suplicamos em nome da fidelidade de Deus por nós, pobres:
Vinde depressa, socorrei-nos! 

Nós vos suplicamos em nome da misericórdia de Deus por nós, pobres:
Vinde depressa, socorrei-nos! 

Nós vos suplicamos em nome de Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe:
Vinde depressa, socorrei-nos! 

Nós vos suplicamos em nome de Maria, Rainha do Céu e da terra:
Vinde depressa, socorrei-nos! 

Nós vos suplicamos em nome de Maria, vossa Rainha e Senhora:
Vinde depressa, socorrei-nos! 

Nós vos suplicamos pela vossa própria bem-aventurança:
Vinde depressa, socorrei-nos! 

Nós vos suplicamos pela vossa própria fidelidade:
Vinde depressa, socorrei-nos! 

Nós vos suplicamos pela vossa luta na defesa do Reino de Deus:
Vinde depressa, socorrei-nos! 

Nós vos suplicamos:
Protegei-nos com o vosso escudo! 

Nós vos suplicamos:
Defendei-nos com a vossa espada! 

Nós vos suplicamos:
Iluminai-nos com a vossa luz! 

Nós vos suplicamos:
Salvai-nos sob o manto protetor de Maria! 

Nós vos suplicamos:
Guardai-nos no Coração de Maria! 

Nós vos suplicamos:
Confiai-nos às mãos de Maria! 

Nós vos suplicamos:
Mostrai-nos o caminho que conduz à Porta da Vida: o Coração aberto de Nosso Senhor! 

Nós vos suplicamos:
Guiai-nos com segurança à Casa do Pai celestial! 

Todos vós, nove coros dos espíritos bem-aventurados:
Vinde depressa, socorrei-nos! 

Vós, nossos companheiros especiais, a nós dados por Deus:
Vinde depressa, socorrei-nos! 

Insistentemente vos suplicamos:
Vinde depressa, socorrei-nos! 

O Sangue Preciosíssimo de Nosso Senhor e Rei foi derramado por nós, pobres.
Insistentemente vos suplicamos: vinde depressa, socorrei-nos! 

O Coração de Nosso Senhor e Rei bate por amor de nós, pobres.
Insistentemente vos  suplicamos: vinde depressa, socorrei-nos! 

O Coração Imaculado de Maria, Virgem puríssima e vossa Rainha, bate por amor de nós pobres.
Insistentemente vos suplicamos: vinde depressa, socorrei-nos! 

São Miguel Arcanjo, vós, príncipe dos exércitos celestes, vencedor do dragão infernal, recebestes de Deus força e poder para aniquilar, pela humildade, a soberba dos poderes das trevas.
Nós vos suplicamos que nos ajudeis a ter uma verdadeira humildade de coração, uma fidelidade inabalável no cumprimento contínuo da vontade de Deus e a fortaleza no sofrimento e na penúria. Socorrei-nos para subsistirmos perante o tribunal de Deus! 

São Gabriel Arcanjo, vós, Anjo da Encarnação, mensageiro fiel de Deus, abri os nossos ouvidos também às suaves exortações e chamadas do Coração amoroso de Nosso Senhor.
Nós vos suplicamos que fiqueis sempre diante do nosso olhar para compreendermos bem a palavra de Deus, a seguirmos e lhe obedecermos e, assim, realizarmos aquilo que Deus quer de nós. Ajudai-nos a estar sempre disponíveis e vigilantes, de modo a que o Senhor, quando vier, não nos encontre dormindo! 

São Rafael Arcanjo, vós, flecha de amor e remédio do amor de Deus,
nós vos suplicamos, feri o nosso coração com o amor ardente de Deus e nunca deixeis que esta ferida sare, para que, também no dia a dia, permaneçamos sempre no caminho do amor e tudo vençamos através do amor!

Socorrei-nos, vós, nossos irmãos grandes e santos, que conosco servis diante de Deus!
Defendei-nos de nós próprios, da nossa covardia e tibieza, do nosso egoísmo e avareza, da nossa inveja e desconfiança, da nossa avidez de fartura, bem-estar e estima pública. 

Desatai em nós as algemas do pecado e do apego às coisas terrenas. Tirai dos nossos olhos as vendas que nós mesmos nos pusemos para não precisarmos ver a miséria ao nosso redor e permanecermos, assim, sossegados numa contemplação e compaixão de nós mesmos.
Cravai no nosso coração o aguilhão da santa inquietude por Deus, para que não cessemos de procurá-lo com ânsia, contrição e amor.

Contemplai o Sangue de Nosso Senhor, derramado por nossa causa!
Contemplai as lágrimas da vossa Rainha, choradas por nossa causa! 

Contemplai em nós a imagem de Deus, que Ele por amor imprimiu na nossa alma e agora está desfigurada por nossos pecados!
Auxiliai-nos a conhecer Deus, adorá-lo, amá-lo e servi-lo! 

Auxiliai-nos na luta contra os poderes das trevas que disfarçadamente nos envolvem e afligem.
Auxiliai-nos para que nenhum de nós se perca e, um dia, nos reunamos todos, jubilosos, na eterna bem-aventurança. Amém. 

Como complemento a essas súplicas, pode-se invocar durante o dia, muitas vezes, os Santos Anjos: 

São Miguel, assisti-nos com os vossos Anjos, ajudai-nos e rogai por nós! 
São Gabriel, assisti-nos com os vossos Anjos, ajudai-nos e rogai por nós! 
São Rafael, assisti-nos com os vossos Anjos, ajudai-nos e rogai por nós!

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Santo Hermenegildo, um mártir entre os convertidos
Santos & Mártires

Santo Hermenegildo,
um mártir entre os convertidos

Santo Hermenegildo, um mártir entre os convertidos

Hermenegildo era filho do rei visigodo da Espanha, mas, pelo apostolado de sua esposa e de um santo bispo, passou a estimar “mais a graça de Deus que a de seu pai”. Por isso ele morreu, perdendo literalmente a cabeça. Mas seu martírio não ficaria sem fruto…

Plinio Maria Solimeo13 de Abril de 2021Tempo de leitura: 6 minutos
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A vida de Santo Hermenegildo (564-585) foi narrada por quatro de seus contemporâneos: João de Biclaro, historiador espanhol; Santo Isidoro de Sevilha, na sua História dos Godos e dos Suevos; São Gregório de Tours, na sua História dos Francos; e o Papa São Gregório Magno, que a conheceu através de peregrinos espanhóis em viagem a Roma e a transcreve nos seus Diálogos.

Os visigodos arianos na Espanha. — A dominação dos visigodos na Espanha durou quase dois séculos. E, sendo eles hereges arianos, reinava a perseguição religiosa contra os católicos. A fé ortodoxa foi então perseguida como nunca antes, nem mesmo na época dos imperadores romanos. “Foi grande milagre, sem dúvida, que o ódio sectário dos conquistadores não lograsse vencer a constância dos católicos, e que a Espanha toda não se visse arrastada a uma apostasia geral. A heresia não logrou senão aumentar o número de mártires” [1].

Do primeiro casamento de Leovigildo, rei dos visigodos da Espanha (569-586), com uma princesa da qual não se guardou o nome, nasceram dois filhos: Hermenegildo e Recaredo. Estes foram educados na doutrina ariana do pai, que se casou em segundas núpcias com Goswinda, viúva do rei Atanagildo da Austrásia, furibundamente ariana.

Em 579 Hermenegildo casou-se com Ingonda, filha de Segisberto da Austrásia e de sua esposa Brunequilda, filha do primeiro casamento de Goswinda. Neta, portanto, de Goswinda, com o casamento Ingonda tornou-se também sua nora.

Como a exemplo de seus pais Ingonda era decididamente católica, Goswinda tomou como ponto de honra pervertê-la para o arianismo. Inicialmente com boas palavras e através de persuasão. Mas como não surtiu efeito, começou a utilizar a força. Assim, um dia quis que ela recebesse o batismo ariano. Ingonda respondeu-lhe: “Basta-me ter sido batizada uma vez e regenerada em nome da Trindade Santíssima, na qual adoro as três Pessoas iguais em um todo. Essa é a crença de minha alma, e jamais dela me apartarei”. Goswinda agarrou-a então pelos cabelos, maltratou-a como pôde, e, com a ajuda de algumas aias, arrastou-a até um tanque, onde lhe ministrou à força um batismo sacrílego. Tratou-se de um arremedo de batismo duplamente inválido: realizado à força e sem invocar a Santíssima Trindade, na qual os arianos não acreditavam por negarem a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Hermenegildo abjura da heresia. — Muito penalizado com essa atitude da esposa, o rei Leovigildo enviou o jovem casal para a Bética (correspondente mais ou menos à Andaluzia atual), nomeando Hermenegildo governador. Outros dizem que ele foi para aquela região com o título de rei.

Irritado de um lado com o selvagem tratamento dispensado pela madrasta à sua esposa, e beneficamente influenciado de outro lado pelos habitantes hispano-romanos da Bética — maciçamente católicos e com tensas relações com os visigodos arianos —, Hermenegildo, em decorrência de tal ambiente somado ao apostolado da esposa e de São Leandro, arcebispo de Sevilha, abjurou da heresia ariana, tornando-se sincero católico.

São Leandro, arcebispo de Sevilha, numa pintura de Murillo.

Declaração de guerra do pai ao filho. — Ao saber da conversão do filho, Leovigildo o intimou a comparecer em Toledo na sua presença. Em seguida (580) convocou um concílio de bispos arianos nessa cidade, no qual, para atrair os católicos, foi decretado que dali em diante não seria mais necessário rebatizar-se para passar para o arianismo. Também, a pedido do rei e com o mesmo fim, redigiu-se uma nova profissão de fé. O próprio rei deu um exemplo de tolerância religiosa ao ir junto com os católicos venerar as relíquias dos mártires. Mas estes não se deixaram enganar. Tanto mais que no referido concílio herético o rei visigodo declarou seu intento de unificar a península sob o arianismo. A conversão do filho vinha atrapalhar seus planos [2].

Sabendo da pressão que sofreria em Toledo para renegar a verdadeira fé, Hermenegildo negou-se a comparecer diante do pai. Este viu nessa atitude uma declaração de guerra e preparou seus exércitos para ir-lhe ao encalço.

Por sua vez, para enfrentar o poderoso exército real, Hermenegildo aliou-se com os bizantinos, que dominavam a região sul-oriental da Espanha, e também chamou em sua ajuda Mirão, rei dos suevos da Galícia.

Após comprar a neutralidade de Bizâncio, Leovigildo arrebatou num ímpeto Mérida. Comprou depois Mirão e, livre desses escolhos, preparou-se para o assalto final a Sevilha. Esta lhe resistiu por dois anos (583-584), findos os quais, por falta de víveres e munição, caiu sob o poder real.

Após enviar a esposa e o filho a Constantinopla, para sob a proteção do imperador bizantino ali estarem imunes dos azares da guerra, Hermenegildo fugiu para Córdoba, refugiando-se numa igreja.

Local considerado sagrado já naquela remota época, Leovigildo não quis violar o direito de asilo na igreja. Mandou então seu filho Recaredo falar com o irmão, e este o convenceu a entregar-se ao pai, prometendo-lhe o perdão.

Efetivamente o rei apareceu, abraçou o filho e o levou para Toledo. Mas, pouco depois, mandou-o preso inicialmente para Valência e depois para Tarragona.

No Sábado Santo de 586 o prisioneiro pediu para confessar-se e receber a Sagrada Comunhão de um bispo católico. Mas quem apareceu foi um bispo ariano, que veio dar-lhe a Comunhão e oferecer-lhe a graça paterna, caso abjurasse do catolicismo.

Na prisão, recebe a graça do martírio. — Eis como o Papa São Gregório Magno narra o sucedido: 

Sobreveio a festividade da Páscoa, e naquela noite o pérfido rei Leovigildo enviou um bispo ariano ao cárcere para que seu filho recebesse a comunhão do sacratíssimo corpo de Cristo da mão sacrílega daquele herege, prometendo-lhe, se a aceitasse, de admiti-lo em sua graça. O santo moço, se bem que estivesse atado e afligido no corpo, estava livre e desperto na alma. E, estimando mais a graça de Deus do que a de seu pai, afastou de si o bispo ariano repreendendo-o e dizendo-lhe as palavras que merecia ouvir [3].

Pouco tempo depois o rei mandou um homem chamado Sisberto à prisão, o qual decepou com um machado a cabeça de Hermenegildo.

São Gregório diz que, no silêncio da mesma noite do martírio, ouviu-se sobre o corpo do mártir uma música celestial, e espargiram-se muitas luzes.

“A Apoteose de S. Hermenegildo”, por Francisco Herrera, o Velho.

Um impressionante milagre de São Hermenegildo consistiu na meia-conversão de seu pai. Meia conversão, pois não foi completa com a abjuração pública do arianismo. Com muita dor e arrependimento pelo que havia feito — “mas não de maneira que lhe aproveitasse para alcançar a salvação eterna”, diz o Sumo Pontífice — reconheceu que a fé católica era verdadeira, “mas não se atreveu a declará-lo para não perder o reino”. Entretanto, recomendou a São Leandro seu filho Recaredo, que devia suceder-lhe no trono. Pouco depois morreu. “Essa mudança maravilhosa — narra São Gregório — não teria de modo nenhum se realizado se Hermenegildo não tivesse derramado seu sangue pela verdade” [4].

A pós-história de Santo Hermenegildo. — Seguindo os conselhos de São Leandro, Recaredo governou com prudência seus Estados. Pouco depois de elevado ao trono, abjurou da heresia ariana e se converteu ao catolicismo, sendo acompanhado por todos os visigodos.

No século XVI, o Papa Sixto V concedeu o ofício de Santo Hermenegildo a toda a Espanha. O mesmo foi estendido no século seguinte por Urbano VIII à Igreja universal. Sua festa comemora-se no dia 13 de abril [5].

Alguns historiadores quiseram privar Santo Hermenegildo do título de mártir. Entre eles o próprio São Gregório de Tours, seu contemporâneo, o qual afirmou que o santo não deveria ter-se levantado contra o pai. Ele teria errado “por haver ignorado que, a quem ousa levantar-se contra seu pai, mesmo que este seja herege, espera-o o juízo divino” [6]. Outros acrescentam que sua morte se deveu a uma sublevação política, ainda que as providências tomadas por Leovigildo tenham sido inspiradas pelo ódio à fé católica.

Entretanto, conforme relatam os mesmos historiadores, a condição imposta em quase todas as tentativas de reconciliação feitas pelo rei foi da abjuração de Hermenegildo à fé católica, ao que ele sempre se opôs com tenacidade. E foi por esse motivo que o rei ditou sua sentença de morte. Isso fica muito claro no relato de São Gregório Magno, que narra ainda os milagres ocorridos logo depois do martírio do santo, como prova de que o mesmo foi bem aceito pelo Eterno Padre.

Notas

  1. Edelvives, Editorial Luis Vives, S.A., Zaragoza, 1947, tomo II, p. 443.
  2. Cf. Fr. Justo Pérez de Urbel, O.S.B., San Hermenegildo, Año Cristiano, Ediciones Fax, Madrid, 1945, tomo II, p. 121.
  3. Diálogos, apud Pe. Pedro de Ribadeneira, Flos Sanctorum, in Dr. Eduardo Vilarrasa, La Leyenda de Oro, L. González y Compañía, Editores, Barcelona, 1896, tomo II, p. 62. (Nota da Equipe CNP: Este relato também se encontra na terceira leitura das Matinas do dia 13 de abril, no antigo Ofício Divino.)
  4. Id., ib.
  5. O texto original diz que a festa de S. Hermenegildo se celebra no dia 4 de abril, mas a data correta é 13 de abril, data de sua morte. De todo modo, seu nome não consta atualmente no calendário litúrgico geral, de onde foi tirado devido à importância relativa de sua festa para a Igreja universal — “quia non agitur de Sancto ‘momentum universale revera prae se ferente’” (Calendarium Romanum. Typis Polyglottis Vaticanis, 1969, p. 120) (Nota da Equipe CNP).
  6. R. Jiménez Pedrajas, San Hermenegildo, Gran Enciclopedia Rialp, Ediciones Rialp, S.A., Madrid, 1972, p. 708.

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Padre Leonel Franca, o outro apóstolo do Brasil
Igreja Católica

Padre Leonel Franca,
o outro apóstolo do Brasil

Padre Leonel Franca, o outro apóstolo do Brasil

Pe. Leonel Franca foi uma destas personalidades raríssimas, capazes de influenciar o rumo da história. Mas nenhuma alma dessa envergadura surge do nada. Conheça um pouco da história deste sacerdote, que ombreia com São José de Anchieta o título de “apóstolo do Brasil”.

Equipe Christo Nihil Praeponere12 de Abril de 2021Tempo de leitura: 12 minutos
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Em 1920, o pastor e gramático Eduardo Carlos Pereira lançou um livro para lá de auspicioso: O problema religioso da América Latina. A ideia principal da obra, apresentada com toda a pompa de um “estudo dogmático-histórico”, era provar, sem meias palavras, que a culpada de todos os males da civilização latino-americana não era outra senão a Igreja Católica. Tamanha ousadia não passaria sem ser notada entre a opinião pública, dada a influência do catolicismo no Brasil, ainda mais naqueles tempos. Mas não coube a nenhum grande teólogo da época a missão de refutar brilhantemente o polêmico livro. Veio da pena de um ilustre desconhecido, um adoentado seminarista da Companhia de Jesus, a esmagadora resposta que causaria terror nas fileiras do protestantismo. O nome dele era Leonel Edgar da Silveira Franca.

Quando o livro A Igreja, a Reforma e a Civilização chegou às mãos dos leitores brasileiros, com o imprimatur do então arcebispo coadjutor do Rio de Janeiro, D. Sebastião Leme, os protestantes foram tomados de assalto por uma obra digna dos mais elevados polemistas. De fato, chegou-se a difundir a maledicência de que a Igreja havia recorrido a um de seus maiores teólogos para vasculhar às pressas os arquivos do Vaticano e encontrar material contrário ao sr. Pereira. A verdade, no entanto, era bem outra. Leonel Franca já se encontrava em Roma para concluir seus estudos quando deparou com as traquinagens do pastor. E diante daquele “libelo de sectário apaixonado”, o então seminarista viu a oportunidade de colocar a inteligência a serviço da Igreja e do bem das almas [1]. Iniciava-se ali a jornada pública daquele que — no parecer de ninguém menos que D. Aquino Corrêa — iria ombrear com S. José de Anchieta o título de “apóstolo do Brasil” [2].

O Pe. Leonel Franca.

Padre Leonel Franca foi uma daquelas personalidades raríssimas, capazes de influenciar o rumo da história. Mas nenhuma alma dessa envergadura surge do nada, é preciso frisar. Nascido no dia 7 de janeiro de 1893, em São Gabriel (RS), Leonel foi formado, desde a mais tenra idade, num berço católico e educado em bons colégios, onde aprendeu lições de alemão, francês e inglês. Nesse ínterim, seu avô materno, Joaquim de Macedo Costa, teria vislumbrado uma rosa saindo do coração do neto e exalando um perfume dulcíssimo, como de um santo. Aliás, a veia combatente do futuro sacerdote vinha exatamente deste lado da família: o tio, D. Antônio de Macedo Costa, era bispo do Pará e, ao lado de D. Vital, bispo de Olinda, travara luta voraz contra a Maçonaria. Decerto, é possível imaginar como Leonel Franca fôra cuidadosamente instruído na religião sagrada.

Após a morte da mãe, ele e o irmão Leovigildo foram internados no Colégio Anchieta de Nova Friburgo (RJ). Nesse ambiente, pôde demonstrar suas primeiras inclinações à vida intelectual e ao sacerdócio, recebendo, ao cabo do ano letivo de 1906, oito medalhas condecorativas pelo bom desempenho e aplicação nos estudos. O próprio arcebispo do Rio de Janeiro, o Cardeal Joaquim Arcoverde, foi quem lhe conferiu os títulos. 

Franca sentiu-se atraído pelo carisma da Companhia de Jesus já em meados de 1907, dirigindo um pedido formal ao superior da missão brasileira, Pe. Justino Lombardi, a fim de ingressar na família jesuíta. A princípio hesitantes, por conta da saúde frágil do candidato, os superiores só lhe aceitaram o ingresso após uma intervenção do Pe. Yabar, então diretor espiritual de Leonel. Uma vez admitido, ele não retrocederia nem mais um passo: “[Jesus] chamou-me de novo e, mau grado meu, me trouxe à Companhia! Oh! Amor incompreensível! Mais que nenhum outro sou obrigado a corresponder à minha vocação. O amor, a gratidão, o interesse o exigem” [3].

Leonel Franca entrou para a Companhia de Jesus com 15 anos de idade, no dia 12 de novembro de 1908. Noviço, cuidou em forjar-se na prática da oração e das virtudes, sobretudo para viver os votos de obediência, pobreza e celibato. Esse tempo de preparação ocorreu na casa dos jesuítas em São Paulo, para onde se mudou junto com o Pe. Fialho de Vargas. Já nesse período, sentiu no coração o desejo de um grande apostolado, como se pode ler em seu caderno espiritual: “Sinto inclinação para os estudos e para dar missões, principalmente aos índios…” [4]. Longe de uma pretensão vaidosa, ele manifestava sinceramente um chamado ao “estado de perfeição apostólica para o qual foram chamados... os maiores santos da Igreja” [5]. Por isso temia muitas vezes não ser capaz de corresponder àquela tarefa.

Dada a tenacidade com que Leonel aproveitou a formação, não é nada espantoso o propósito ao qual ele se aplicou após o chamado “Retiro Grande” dos jesuítas. Ele escreveu o seu próprio “Regulamento” em nada menos que 54 páginas de um caderno, imbuído da máxima: Maledictus qui facit opus Dei negligenter, isto é, “Maldito o que faz com negligência a obra de Deus. Desde então, a humildade, a oração e a mortificação se tornaram como as três colunas de sua vida interior, mantendo-as especialmente pela devoção ao S. Coração de Jesus. De fato, Leonel vivia essa devoção como “o lugar do seu repouso” e via como seu dever torná-la mais e mais conhecida. Era sobretudo na Eucaristia que se sentia mais próximo do Coração de Cristo, tendo em vista este seu santo propósito: “ordenar todo o dia, todas as minhas ações em relação à Santa comunhão, tornando-a o centro de minha vida espiritual” [6]. Ademais, tinha também uma piedade bastante voltada para a Via Sacra, a Virgem Santíssima e São José.

Essa vida ascética ajudou Leonel Franca a chegar à ordenação ciente de que seu dever primeiríssimo não era tanto o estudo quanto sua santificação. “No trato íntimo e contínuo com Deus, na meditação da vida e exemplos de Jesus Cristo é que devo haurir todos os dias a luz para a inteligência e sobretudo a força para a vontade, insistia [7]. Em 1923, depois do estrondoso lançamento de A Igreja, a Reforma e a Civilização, ele ainda teria a emoção de uma crise cardíaca que quase o levou à morte. A comorbidade deixou-lhe sequelas para o resto da vida, impedindo-o de realizar certos projetos, como o de assumir uma das cátedras da Universidade Gregoriana. “O essencial na vida é fazer a vontade de Deus, e o programa que Ele traça a cada um de nós nem sempre coincide com o que fantasiamos nos entusiasmos de uma juventude ardente”, escreveu Leonel a respeito [8]. 

Seja como for, no dia 26 de julho do mesmo ano, festa de Sant’Ana no antigo calendário litúrgico, Leonel Franca foi ordenado sacerdote pelo Cardeal Basílio Pompili. O irmão, Pe. Leovigildo, acompanhou de perto como Leonel viveu “aqueles dias envolvido numa atmosfera toda sobrenatural; muito amável e alegre com todos, mas sentia-se que não estava neste mundo”. “Durante toda a sua vida de sacerdote”, anotou depois o Pe. Leovigildo, “meu irmão conservou sempre este fervor edificante na celebração da Santa Missa” [9]. Pe. Leonel Franca concluiu seus estudos em Roma, sendo aprovado no exame ad gradum com sumo louvor. Estava formado o sacerdote que iria conduzir os brasileiros, sobretudo os jovens, para o Caminho, a Verdade e a Vida:

Quando penso no movimento espiritual que traz a juventude ao seio da Igreja, quando penso no campo imenso que no Brasil está esperando por quem o cultive, quando penso ainda que até agora, nós no Brasil não temos feito nada, nada para salvar a juventude universitária, vêm-me as lágrimas aos olhos. Enfim, Nosso Senhor sabe o que faz [10].

De volta ao Brasil, ele imediatamente se viu obrigado a combater pela Igreja frente à investida do modernista José Oiticica [11]. A resposta afiada do Pe. Leonel contra as tendências anticlericais daquele senhor mereceu de Jackson de Figueiredo, diretor do Centro Dom Vital, um elogio profético: “A Companhia, decerto, compreenderá o que o sr. pode fazer de bem ao Brasil contemporâneo, pois não há católico de senso que não saiba que ao sr. cabe dirigir, neste momento, a atividade intelectual das novas gerações…” [12]. Sem dúvida, o Pe. Leonel, em breve, tornar-se-ia o líder dos intelectuais católicos no Brasil.

Monumento em honra a D. Sebastião Leme, bispo do Pe. Leonel Franca.

O trabalho intelectual do Pe. Leonel Franca não serviu apenas à causa da Igreja, mas também à sociedade civil. Durante os 20 anos em que esteve no Colégio Santo Inácio, ele empreendeu iniciativas tremendas. Por nomeação do Cardeal Sebastião Leme, o Pe. Franca dirigiu a Ação Universitária Católica, cuja finalidade era ajudar os estudantes a trabalharem pelo bem da sociedade segundo os princípios da fé católica. A partir disso, em 1930, ele organizou um grupo para pessoas dos cursos de Medicina, Direito, Engenharia etc., para instruí-los na doutrina sagrada. Grupos semelhantes foram surgindo em outras cidades, como São Paulo, onde a agremiação estudantil mais importante, o Centro XI de Agosto, passou a ser dirigida por católicos na sua maioria.

Do mesmo modo, D. Sebastião Leme confiou-lhe o cargo de assessor do Centro Dom Vital, pelo qual já se interessava desde 1923, quando esse importante instituto foi fundado por Jackson de Figueiredo. O Pe. Leonel Franca acompanhou o grupo frutuosamente até 1936. Das conferências que proferiu entre os anos de 1929 e 1930 a respeito dos obstáculos à fé, surgiu o livro A psicologia da fé, outro fenômeno editorial na época. A obra ganhou repercussão nacional e internacional, com vários artigos elogiosos.

O campo de atuação do Pe. Leonel Franca se estendeu também sobre a área do Direito. Outra vez por indicação de D. Sebastião Leme, Leonel passou a auxiliar a Sociedade Jurídica Santo Ivo, cuja missão era reunir magistrados, professores de Direito e advogados católicos para defender o país de leis iníquas e preservar o bem da família e da Igreja. Com esse espírito, o Pe. Leonel Franca conseguiu reintroduzir o ensino religioso nas escolas e debelar o grande erro da época, que ameaçava a família: o divórcio. Durante a reforma do Código Civil, Leonel Franca realizou incansáveis conferências, fustigando com argúcia os argumentos divorcistas. Essas conferências foram depois organizadas em livro com o título de O Divórcio, e ninguém mais ousou tocar no assunto naqueles anos, dada a força da pregação do Pe. Leonel

Com palavras bem acertadas, o prof. Alcebíades Delamare escreveu sobre o sábio sacerdote: “Feliz é o povo que pode inscrever nos índices dos seus mais altos valores mentais, na coluna dos seus mais puros quantitativos morais, um homem da estirpe intelectual e das virtudes angélicas de um Padre Leonel Franca” [13].

Dada a credencial desse digno sacerdote, qualquer um pode calcular o tamanho da encrenca que seria desafiá-lo para um debate. Os oponentes não sairiam sem o devido vexame, ainda que, em sua arte retórica, o Pe. Leonel sempre mantivesse o caráter pacífico, segundo o lema de S. Agostinho: Diligite homines, interficite errores, “Amai os homens, destruí os erros”. Assim se viram corrigidos os vários pastores protestantes que, depois do estupor provocado por A Igreja, a Reforma e a Civilização, quiseram reavivar a polêmica. Para socorrer Eduardo Carlos Pereira, o pastor Ernesto Luís de Oliveira publicou Roma, a Igreja e o Anticristo. Dizia-se que aquele seria o golpe fatal na Igreja Católica, mas, como escreveu Pe. Leonel, “a realidade mentiu às esperanças”, porque “o livro do sr. Ernesto não adianta um ponto à controvérsia; repisa apenas, em mau português, velhos lugares comuns mil vezes refutados” [14]. Pe. Leonel, em resposta, publicou o contundente Catolicismo e Protestantismo.

Não satisfeito, o pastor Othoniel Motta decidiu colocar um ponto final no debate, pois, como ele mesmo reconhecia, o primeiro livro do Pe. Franca havia “tonteado o mundo protestante” [15]. Acontece que, mais uma vez, o campeão dos jesuítas venceu a disputa, trazendo para as fileiras da Igreja muitos reformadores, inclusive um dos mais notáveis alunos do prof. Othoniel Motta, o dr. José Lopes Ribeiro, que declarou:

[...] o amor à verdade nos leva a confessar que, nem a obra do Dr. Lysanias de Cerqueira Leite, nem a do conhecido professor e escritor [Othoniel Mott], nenhuma delas, sob qualquer aspecto, pode comparar-se, em lógica, na exposição de textos bíblicos ou na interpretação dos fatos históricos, a mais esse monumento que o grande e humilde filho de Santo Inácio levanta, ad majorem Dei gloriam, à causa de Nosso Senhor na terra de Santa Cruz [16].

Esses debates, por sua vez, reforçaram em Pe. Leonel a necessidade de trabalhar ainda mais pelo bem intelectual do país. Ele queria, no fim das contas, edificar uma universidade católica que pudesse oferecer aos jovens estudantes o patrimônio intelectual da humanidade, bem como uma orientação segura em meio à complexidade do mundo moderno. O seu apostolado pedagógico atraiu tanto o respeito da sociedade, que o padre acabou trabalhando durante 17 anos no Conselho Nacional de Educação, tendo sido nomeado, em 1931, pelo presidente Getúlio Vargas. Como princípio orientador, o Pe. Leonel tinha a Ratio Studiorum dos jesuítas, que traduziu e comentou. Anos mais tarde, ele lançaria um de seus mais importantes livros: A crise do mundo moderno.

O seu sonho enfim se tornou realidade, em outubro de 1940, com a inauguração da primeira universidade católica do Brasil, no Rio de Janeiro, e sua nomeação como primeiro reitor da instituição, em dezembro do mesmo ano. Mais tarde, em 1946, o governo brasileiro reconheceu a nova instituição dentro da legislação nacional e, em 20 de janeiro de 1947, a Santa Sé concedeu-lhe o título de Pontifícia Universidade Católica, pelo decreto Laeta Coelo Arridens.

Esses últimos esforços, porém, foram bastante severos para a saúde já frágil do sacerdote, de modo que, em 1948, ele começou a apresentar sinais de grave esgotamento. Finalmente, no dia 3 de setembro do mesmo ano, o campeão dos jesuítas entrou na eternidade. A notícia de seu falecimento foi motivo de tristeza em todo o Brasil, suscitando as mais belas homenagens e o reconhecimento por parte de muitas personalidades da época. Na Missa de sétimo dia, a Companhia de Jesus mandou estampar o seguinte lema de recordação: “Amou a Igreja realizando a verdade na caridade”.

Tal foi a vida de quem tudo fez para conservar no coração dos brasileiros o estandarte da Cruz de Cristo. Apesar de sua morte, Pe. Leonel Franca deixou-nos “um monumento a atestar continuamente sua presença no meio de nossa geração, que ele instruiu com sua cultura e edificou com os exemplos de sua vida”, afirmou o Cardeal Jaime Câmara, então arcebispo do Rio de Janeiro, desejoso de que o legado daquele exímio sacerdote fosse preservado e desse frutos abundantes [17]. 

Nestes dias sombrios, em que a Igreja parece caminhar errante, como se houvesse esquecido o Caminho, a redescoberta do patrimônio intelectual e espiritual do Pe. Leonel Franca é tarefa mais do que desejada. É mesmo uma pena que esse eminente pastor de almas seja hoje tão pouco conhecido, sobretudo dentro da Igreja Católica, em cujas fileiras há quem o considere figura ultrapassada e de pouca monta. Mas voltar a esses mestres do passado não representa um retrocesso — não se trata de ressuscitar um “cavaleiro do apocalipse”, como talvez alguns o chamariam hoje —; trata-se, sim, de voltar às veredas de outrora, à boa via da salvação, da reta doutrina da qual jamais deveríamos ter saído, e andar por ela, como nos manda o Senhor (cf. Jr 6, 16). Afinal, Deus suscita profetas do meio do povo para, num mundo vacilante, nos trazer de volta à firmeza de sua Palavra.

Notas

  1. Pe. Leonel Franca, A Igreja, a Reforma e a Civilização. Campinas: Calvariae, 2020, p. 9.
  2. Luiz G. S. D’Elboux, O padre Leonel Franca. Rio de Janeiro: Agir, 1952, pp. 9-10.
  3. Id., p. 30.
  4. Id., p. 37.
  5. Id., ibid.
  6. Id., p. 43.
  7. Id., pp. 80-81.
  8. Id., p. 135.
  9. Id., p. 134.
  10. Id., p. 123.
  11. Militante anarquista e membro da Fraternidade Rosa Cruz, José Oiticica dirigiu um ataque infeliz à Igreja e ao Papado pelas páginas do Correio da Manhã, em 13 de fevereiro de 1926. A resposta do Pe. Leonel Franca veio dias depois, em O Jornal, despertando o vivo interesse dos leitores cariocas. Mas tão-logo percebeu a vulgaridade do opositor, Pe. Franca guardou silêncio, deixando-o falar sozinho ao longo de mais de um mês. Depois de 15 artigos, quando José Oiticica cessou a ofensiva, então o Pe. Leonel mandou publicar Relíquias de uma polêmica, colocando um ponto final na questão. “Deus o inspirou, com a publicação do seu trabalho. Porque se o novo Sancho do leninismo não se confundir com os seus avisos, nós, católicos, sem letras, acharemos muito que aprender e aproveitar no repleto celeiro do seu livro”, disse um dos admiradores do Pe. Franca dentre as centenas que escreveram ao jornal, parabenizando-o pela coragem e sabedoria.
  12. Id., p. 157.
  13. Id., p. 190.
  14. Pe. Leonel Franca, O Protestantismo no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. ABC, 1938, p. 12.
  15. Luiz G. S. D’Elboux, op.cit., p. 223.
  16. Id., p. 227.
  17. A Editora Realeza preparou uma reedição limitada das “Obras Completas” do Padre Leonel Franca, já à venda.

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