Nossa Missão

Última atualização 14 de agosto de 2021

O site do Padre Paulo Ricardo nasceu em 2006 como resposta a um apelo do Papa Bento XVI para que os sacerdotes se engajassem em um verdadeiro apostolado de evangelização na internet.

Na fachada principal de nosso site constava a seguinte frase de Nosso Senhor: “Eis que vos envio como ovelhas no meio de lobos” (Mt 10, 16). Nosso conteúdo consistia em um podcast, atualizado sem muita regularidade, um único curso — a versão antiga da Terapia das doenças espirituais —, alguns artigos esparsos e uma seção especial chamada “Amigos de Ratzinger”, destinada a difundir o pensamento teológico (até então largamente desconhecido) de Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI.

Com o tempo, nosso site foi se aperfeiçoando, nossa equipe crescendo e o número de nossos visitantes aumentando de modo significativo. Ao longo desse processo, foi acrescentada ao frontispício de nosso site a epígrafe Christo nihil praeponere, expressão latina, extraída da Regra de São Bento, que significa literalmente: “Nada antepor a Cristo”, ou: “A nada dar mais valor que a Cristo”.

Desde o princípio, nossa missão declarada é “contribuir para a reforma da Igreja”, cuja crise não tínhamos (e não temos) pretensão alguma de ocultar. Afinal, a crise faz parte do dia a dia da Igreja desde que Nosso Senhor advertiu o apóstolo Pedro: “Simão, Simão, eis que Satanás pediu insistentemente para vos peneirar como trigo; eu, porém, orei por ti, a fim de que tua fé não desfaleça. Quando, porém, te converteres, confirma teus irmãos” (Lc 22, 31-32).

Como formador, Padre Paulo Ricardo sempre esteve convencido de que o clero tem, como Simão Pedro, uma missão importante no “confirmar os irmãos”. Mas o próprio Jesus advertia que isso só seria possível se os seus discípulos passassem, primeiro, por um processo de conversão — processo que, infelizmente, muitas instituições eclesiais não têm conseguido levar a cabo, hoje, de maneira eficaz.

É justamente para instigar essa conversão, primeiro nos sacerdotes católicos, mas também em todos os que seguem Nosso Senhor, que existe o site do Padre Paulo Ricardo. Ao transmitir com fidelidade a doutrina de dois mil anos da Igreja, queremos levar os que nos visitam ao conhecimento da verdade de Cristo e ensinar os que já estão conosco a ter uma vida de oração, propiciando a formação de uma cultura verdadeiramente católica.

Sabemos que esses passos são apenas os primeiros, pois, como diz São Josemaría Escrivá, “estas crises mundiais” que experimentamos “são crises de santos”. Nossa meta final, portanto, é grandiosa: é nada menos do que a santidade, a perfeição de vida, a conformação de todo o nosso ser à divina pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Não percamos isso de vista, sob o risco de que nós mesmos venhamos a nos perder no meio do caminho.